Há certos feriados e festas populares que nos fazem lembrar de momentos específicos da nossa juventude. Para mim, o dia de São João é um deles. Esta data me faz lembrar tanto das festas que um vizinho organizava na rua da sua casa (e este vizinho era o Seu João), no Brasil, quanto das comemorações pelas ruas da cidade do Porto, em Portugal.
Como já comentamos aqui e aqui no blog sobre as comemorações do São João e das festas juninas do Brasil, queria falar hoje sobre como esta festa é comemorada em Portugal.
Oficialmente, o São João é uma festividade católica, em que se celebra o nascimento de São João Batista, mas a festa do S. João do Porto tem origem numa tradição pagã, em que era celebrada a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde, a Igreja cristianizou essa festa pagã e atribui-lhe o S. João como Padroeiro.
Trata-se de uma festa cheia de tradições, das quais se destacam os alhos-porros (alho poró), usados para bater nas cabeças das pessoas que passam, os ramos de cidreira, usados pelas mulheres para pôr na cara dos homens que passam, e o lançamento de balões de ar quente.
Tradicionalmente, o alho-porro (alho poró) era um símbolo fálico da fertilidade masculina e a erva cidreira dos pelos púbicos femininos. A partir dos anos 70, foram introduzidos os martelos de plástico que desempenham o mesmo papel do alho-porro, tendo, curiosamente, também um aspecto fálico.
Também típicas desta noite são as fogueiras, que são saltadas normalmente nos bairros mais tradicionais do Porto. Os vasos de manjericão com versos populares são uma presença constante nesta grande festa e o tradicional fogo de artifício à meia-noite, junto ao Rio Douro e à ponte Dom Luís I que faz as delícias dos milhares de residentes e visitantes que chegam de todo o mundo para assistir. A queima de fogos de artifício chega a durar mais de 15 minutos e decorre no meio do rio Douro, em barcos especialmente preparados, sendo acompanhado por música num espectáculo muito belo e digno de se ver.
Além de tudo isto, existem vários arraiais populares por toda a cidade do Porto especialmente nos bairros das Fontainhas, Miragaia, Massarelos, entre outros, dando mais animação e brilho durante a noite. Nos arraiais, normalmente, existem concertos com diversos cantores populares acompanhados, quase sempre, por boa comida, em especial, grelhados de sardinhas e carnes. A festa dura até às quatro ou cinco horas da madrugada, quando a maior parte das pessoas volta para casa. Os mais resistentes, normalmente os mais jovens, percorrem toda a marginal desde a Ribeira até à Foz do Douro onde terminam a noite na praia, aguardando pelo nascer do sol.
E vocês, também comemoram ou comemoravam o São João? De que forma?
Texto: Wikipedia.pt