David Bowie – o camaleão do rock

David Bowie – o camaleão do rock

Ficamos chocados com a morte do músico David Bowie, que aconteceu no último domingo. Ele faleceu aos 69 anos, após 18 meses em uma batalha contra um câncer. A sua música encanta gerações de fãs, há quatro décadas.

Imagem: Wikipedia

Imagem: Wikipedia

David Robert Jones nasceu no dia 8 de janeiro de 1947 em Brixton, Londres, filho de Margaret Mary “Peggy” e Haywood Stenton “John” Jones. Já na mais tenra infância David começou a mostrar a sua criatividade, originalidade e talento musical. Aos quinze anos ele formou a sua primeira banda de rock, tocando guitarra e fazendo shows em bailinhos e casamentos. Mesmo ainda na adolescência, David Bowie já tinha certeza que gostaria de ser um grande músico.

Bowie foi membro de várias bandas e chegou a lançar alguns poucos singles, sem que fizessem muito sucesso, até estourar em 1969 com o álbum Space Oddity que alcançou o quinto lugar nas paradas de sucesso do Reino Unido naquele ano. Ele continuou a galgar a trilha de sucesso com dois novos álbuns: Hunky Dory em 1971 e The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars em 1972.

Eu não sei  para onde vou, a partir daqui, mas prometo que não vai ser entediante – David Bowie

David Bowie não teve medo de correr riscos e de tentar avançar na sua arte, nas mais variadas formas. Ele foi o mestre em se reinventar e nos surpreendia a cada nova etapa de sua carreira.  E ele também tentou fazer o mesmo por vários artistas que passaram por sua vida, ajudando-os a tentar novas perspectivas, pensando fora da caixa.

Muitas das músicas e mesmo seus figurinos eram bastante futurísticos. Ele gostava de cantar sobre o futuro e de pensar sobre o futuro da humanidade. A indústria da música era outro assunto que lhe interessava bastante.

Bowie nasceu para o palco, como já diziam seus críticos em 1972 (artigo em inglês).

Fonte: SuperSearch, MyHeritage

Fonte: SuperSearch, MyHeritage

A música tem o dom de nos transportar tanto para o futuro, quanto para o passado, nos fazendo lembrar de uma outra época, ou de uma fase específica de nossas vidas. Uma das minhas favoritas foi Starman, que depois entrou no país, na versão em português do Nenhum de Nós “Astronauta de Mármore”.

E você, também tem uma música que lhe marcou? Qual?

Мarcadores: