12 mulheres inspiradoras da história trazidas à vida com Deep Nostalgia ™

Comentários

Esta semana, celebramos o Dia Internacional da Mulher: um dia para homenagear as mulheres do passado, do presente e do futuro e lembrar como a coragem, a inteligência e a coragem das mulheres ao longo da história nos trouxeram até onde estamos hoje.

Usando o novo recurso de foto do MyHeritage, Deep Nostalgia ™, nós animamos os rostos de algumas das maiores mulheres da história de todo o mundo. Observar essas mulheres poderosas em movimento nos ajuda a nos sentir mais conectados a elas e nos leva a seguir seu exemplo e perseguir nossas crenças e sonhos.

1. Amelia Earhart

Amelia Earhart, nascida em 24 de julho de 1897 em Atchison, Kansas, foi a primeira mulher a cruzar o Oceano Atlântico sozinha. Ela quebrou muitos outros recordes como piloto e aventureira. Tragicamente, ela desapareceu ao tentar se tornar a primeira mulher a circunavegar o globo em um avião.

Na animação, ela parece estar apertando os olhos à luz do sol, contemplando sua próxima aventura no céu.

2. Marie Curie

Marie Curie, nascida em Varsóvia, Polônia, em 7 de novembro de 1867, foi a primeira mulher a ganhar um Prêmio Nobel, a única mulher a ganhá-lo duas vezes e a única pessoa até agora a ganhá-lo por seu trabalho em dois campos científicos diferentes . Ela cunhou o termo “radioatividade” e descobriu os elementos do polônio (que ela deu o nome de seu país natal) e rádio. Ela literalmente deu sua vida pela ciência: ela morreu em 1934 aos 66 anos de anemia aplástica, que desenvolveu como resultado de sua longa exposição à radiação durante seu trabalho.

3. Rosa Parks

Rosa Parks é mais conhecida por se recusar a ceder seu assento em um ônibus em Montgomery, Alabama, quando o motorista exigiu que ela e três outros passageiros negros dessem seus assentos a passageiros brancos. Seu caso chamou a atenção internacional para a injustiça das leis de segregação, e ela dedicou o resto de sua vida ao combate ao racismo e à discriminação. O Congresso dos EUA a nomeou “a primeira-dama dos direitos civis” e “a mãe do movimento pela liberdade”.

Rosa faleceu em novembro de 2005 com a idade de 92 anos. Sua calma e humilde dignidade e força ainda são uma inspiração para pessoas em todo o mundo.

4. Sarojini Naidu

Sarojini Naidu, nascida em 13 de fevereiro de 1879 em Hyderabad, Índia, foi uma poetisa e ativista político e uma figura importante na luta pela independência da Índia. Em 1925, ela foi nomeada presidente do Congresso Nacional Indiano, e em 1947 ela se tornou a primeira mulher a ocupar o cargo de governadora da Índia. Sua poesia era conhecida por suas imagens coloridas e qualidade lírica; Mahatma Gandhi a chamou de “Nightingale da Índia”.

5. Helvi Sipilä 

Helvi Sipilä, nascida em 5 de maio de 1915, foi nomeada a primeira secretária-assistente feminina da ONU em 1972, quando 97% da alta administração da ONU era dominada por homens. Ela foi a organizadora da primeira Conferência Mundial sobre a Mulher em 1975 e é considerada uma grande influência na decisão de estabelecer o Fundo de Desenvolvimento para Mulheres (UNIFEM) em 1976. Ela também foi a primeira candidata feminina à presidência na Finlândia .

6. Katherine Johnson

Katherine Johnson foi uma matemática brilhante sem a qual os primeiros voos espaciais tripulados nos EUA não teriam sido possíveis. Ela calculou a trajetória do vôo espacial que levou o primeiro astronauta americano ao espaço, bem como a da Apollo 11, a primeira nave a pousar na lua. Antes de John Glenn, o primeiro americano a entrar em órbita, seguir em sua missão, ele insistiu que Katherine verificasse os cálculos realizados pelos computadores digitais que a NASA havia acabado de começar a usar no lugar dos computadores humanos. O trabalho de Katherine também foi fundamental para levar a tripulação da Apollo 13 de volta à Terra em segurança depois que um de seus tanques de oxigênio falhou. Katherine faleceu no ano passado, com 101 anos de idade.

7. Eleanor Roosevelt

Eleanor Roosevelt, primeira-dama dos Estados Unidos de 1933 a 1945, foi uma verdadeira pioneira em direitos humanos e direitos das mulheres. Ela redefiniu completamente o papel da primeira-dama, transformando-o em uma plataforma para o ativismo político em seu próprio direito, em vez de simplesmente apoiar o presidente. Eleanor falava abertamente sobre os direitos civis e às vezes até discordava publicamente das políticas de seu marido. Ela também foi fundamental no papel dos EUA nas Nações Unidas, tornando-se sua primeira delegada, servindo como a primeira presidente da Comissão de Direitos Humanos da ONU e supervisionando a redação da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Ela é lembrada com grande respeito em todo o mundo.

8. Frida Kahlo

A pintora e ícone político Frida Kahlo nasceu em 6 de julho de 1907 em Coyoacán, México. Durante a maior parte de sua vida, seu trabalho foi ofuscado pelo de seu marido, que também era pintor, e ela foi reconhecida principalmente como sua esposa excêntrica. No entanto, a partir da década de 1970, seu trabalho ganhou reconhecimento e ela se tornou conhecida não apenas como uma das artistas mais importantes da América Latina, mas também como um ícone para vários movimentos políticos, incluindo feminismo, ativismo LGBTQ + e o movimento chicano.

Ela é particularmente conhecida por seus autorretratos surrealistas cheios de simbolismo. Talvez ela teria se divertido com a animação de sua foto.

9. Hedy Lamarr

Hedy Lamarr, nascida Hedwig Eva Maria Kiesler em Viena, Áustria, em 9 de novembro de 1914, não era apenas um rosto bonito. Embora a maior parte de sua carreira tenha sido dominada por Hollywood como atriz e produtora de filmes, Hedy também foi uma inventora, e o sistema de espectro espalhado de salto de frequência que ela desenvolveu com um amigo para evitar o bloqueio de sistemas de orientação de torpedo foi o precursor de tecnologias que mais tarde nos deu Bluetooth e wi-fi.

10. Florence Nightingale

Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 em Florença, Itália, é conhecida como a fundadora da enfermagem moderna. Depois de gerenciar e treinar enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, ela fundou a primeira escola de enfermagem secular e lançou as bases para a enfermagem como profissão especializada. Ela também foi uma estatística que criou novas maneiras de apresentar dados graficamente, tornando-os mais acessíveis para leigos. Embora alguns afirmem que ela rejeitou a teoria dos germes, ela entendeu a conexão entre saneamento e melhores resultados de saúde, e sua implementação de saneamento adequado tornou os hospitais muito mais seguros e mais propensos a apoiar a recuperação dos pacientes.

11. Indira Gandhi

Indira Gandhi, nascida em 19 de novembro de 1917 em Allahabad, Índia, foi a terceira primeira-ministra da Índia e a primeira – e até agora a única – a ocupar o cargo. Filha do primeiro-ministro Jawaharlal Nehru, ela foi o segundo PM mais antigo depois de seu pai. Ela foi uma figura controversa, pois presidiu um estado de emergência para reprimir uma revolução durante a qual as liberdades civis foram suspensas e a imprensa foi censurada. Ela também liderou a Índia em uma guerra contra o Paquistão e aumentou a proeminência da Índia no cenário mundial. Embora haja críticas às suas políticas, não há dúvida de que ela foi uma figura poderosa que deixou uma marca significativa na história mundial.

12. Carmen Miranda

Carmen Miranda foi a primeira artista latino-americana a ser convidada a imprimir suas mãos e pés no pátio do Grauman’s Chinese Theatre, em 1941. Ela também se tornou a primeira sul-americana a ser homenageada com uma estrela na Calçada da Fama. A sua figura, para muito além da música, seria uma influência permanente na cultura brasileira, da Tropicália ao cinema.

Em 20 anos de carreira ela deixou sua voz registrada em 279 gravações somente no Brasil e mais 34 nos EUA. Um museu foi construído mais tarde no Rio de Janeiro, em sua homenagem. Em 1998 uma interseção no cruzamento da Hollywood Boulevard e Orange Drive em frente ao Teatro Chinês em Hollywood foi oficialmente nomeada “Carmen Miranda Square”. Até hoje, nenhum artista brasileiro teve tanta projeção internacional como ela. Seus figurinos e coreografias participaram e contribuíram em tendências da moda e até mesmo no desenvolvimento da tecnologia da cor no cinema.

Quem são as mulheres inspiradoras da história de sua família? Você também pode usar Deep Nostalgia ™ para animar suas fotos! Experimente o Deep Nostalgia™ agora para dar vida às fotos de suas poderosas ancestrais.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado