Oportunidades de varejo da gripe espanhola

Oportunidades de varejo da gripe espanhola

Comentários

Meses depois de sermos lançados em uma pandemia global, uma coisa é certa: nossas vidas mudaram. Pessoas perderam seus empregos, indústrias inteiras foram colocadas em espera indefinidamente e muitas empresas fecharam suas portas. 

Outros, no entanto, estão percebendo oportunidades inexploradas para seus negócios nesta época sem precedentes, fenômeno que também ocorreu durante a gripe espanhola, há 102 anos. Como diz o ditado, “Não há nada de novo sob o sol.”

Novas formas de fazer compras

Hoje, as compras online tornaram-se uma alternativa clara às compras em pessoa. Quando possível, aqueles que estão em quarentena em casa estão comprando com o mouse do computador com apenas alguns cliques. Em 1918, com a devastação da gripe espanhola, os negócios incentivaram as pessoas a “ficar em casa, fazer compras pelo telefone”. 

Um anúncio de novembro de 1918 do The Los Angeles Times recomendava que as pessoas ligassem para fazer seus pedidos em vez de ir às lojas.

Problemas de largura de banda 

Mas os serviços de telefonia em 1918, assim como a Internet em 2020, sofriam de sobrecarga. As pessoas foram convidadas a “assumir a responsabilidade e usá-la com cuidado”. Isso pode ser comparado aos problemas atuais de sobrecarga da Internet, com muitas pessoas ficando confinadas em suas casas. A UE pediu à Netflix para limitar os serviços para proteger a infraestrutura de banda larga. 

Um anúncio da Bell Telephone Company of Canada do The Ottawa Citizen, em 15 de outubro de 1918, convocava as pessoas a usar o telefone apenas quando fosse absolutamente necessário.

Entretenimento em casa

Hoje em dia, milhões de pessoas em todo o mundo estão usando serviços de streaming de TV, como o Netflix, para entretenimento doméstico. Em 1918, enquanto as pessoas ficavam mais tempo em casa, não havia TV e as pessoas ouviam música. 

Um anúncio da loja Edison de Kent, de outubro de 1918, pedia que as pessoas passassem o tempo em casa ouvindo música com o fonógrafo New Edison. “Fuja da gripe! Ao passar a noite em sua própria casa com uma NOVA EDISON, o fonógrafo com alma! ”

O anúncio dessa loja Morell Tilson & Sons no The Evening Start, em 9 de outubro de 1918, usou uma tática diferente para comercializar o Edison. Eles destacaram que com shows públicos cancelados, o Edison seria um grande substituto. “Você pode assistir a concertos de grande ópera, ópera leve, música sacra das belas canções antigas sem correr o risco de contrair gripe.”

Histeria de Lisol

No início da pandemia Covid-19, os produtos de saneamento estavam esgotados e difíceis de encontrar. Em 1918, assim como hoje, os produtos de saneamento eram muito procurados. Não existiam desinfetantes para as mãos que matavam mais de 90% dos germes. Sylpho Nathol foi usado anos antes do início da Gripe Espanhola para combater a paralisia infantil e a poliomielite. Durante a gripe espanhola, era comercializado como o melhor produto para matar o vírus.  

Este anúncio, publicado no The Boston Post em 20 de novembro de 1918, anunciava o “matador de germes” como a melhor precaução: “Hoje você deve tomar todas as precauções para eliminar todas as fontes de infecção”.

Muitos produtos de saúde diferentes foram apresentados por várias empresas como o medicamento número um na prevenção da doença. Um produto chamado NR (remédio da natureza) para a digestão prometia fazer o trabalho. “Nada que você possa fazer irá protegê-lo tão efetivamente contra a epidemia de Gripe ou Influenza quanto manter seus órgãos de digestão e eliminação ativos e seu sistema livre de acumulações venenosas.”

O leite maltado de Horlick ofereceu o leite dietético certo para combater a gripe (Daily Capital Journal, 19 de novembro de 1918):


O Peruna, medicamento patenteado usado por muitos americanos e endossado por 50 congressistas dos EUA, foi anunciado como o melhor remédio contra a gripe. 

Transformando limões em limonada

Assim como hoje, durante a Gripe Espanhola em 1918, muitas empresas estavam tentando tirar o melhor proveito de uma situação difícil e usá-la a seu favor.

Este anúncio afirma que “Um dos melhores preventivos para manter longe a‘ Gripe ’é providenciar roupas íntimas quentes e de boa qualidade”: 

Este afirma que comer bem garantirá que você lutará contra a gripe adequadamente:

As pandemias globais levam a conflitos econômicos para muitos, mas também trazem uma abundância de criatividade e adaptação na luta pela sobrevivência econômica. 

Pesquise nossa coleção de jornais para descobrir as histórias de seus próprios ancestrais ouencomende um kit de DNA do MyHeritage hoje com nossos preços especiais da Black Friday!  

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado