MyHeritage ajuda homem a rastrear a descendente de uma família para discutir o passado

MyHeritage ajuda homem a rastrear a descendente de uma família para discutir o passado

Comentários

MyHeritage permite que milhões de usuários descubram seu passado e capacitem seu futuro, e nós participamos de muitas histórias. Recentemente, um usuário alemão do MyHeritage, Thomas Edelmann, nos contatou e solicitou ajuda. Seu motivo? Fazer um pedido de desculpas há muito esperado. Hoje, compartilharemos a história de Edelmann, um conto comovente que foi recentemente apresentada na CNN

Nascido na Alemanha mais de 25 anos depois que os Aliados derrotaram Hitler, Thomas Edelmann se encontrou no MyHeritage em busca de alguém que nunca conheceu e que nunca soube que existia. Ele estava em busca de alguém ligado a uma história que remontava à Alemanha nazista dos anos 1930. Ao entrar em contato com o MyHeritage, Edelmann explicou que seu avô, um homem chamado Wilhelm Edelmann, era o proprietário de uma loja de ferragens localizada perto do norte da Baviera, em Bad Mergentheim. Como aposentado, Edelmann se interessou por genealogia e usou o MyHeritage regularmente para construir sua própria árvore genealógica.

Thomas Edelmann

Enquanto crescia, Edelmann sempre ouvira boatos sobre os negócios da família. Ele tinha suspeitas de que o negócio pudesse ter sido fundado por judeus antes de ser confiscado pelos alemães durante a Segunda Guerra Mundial. Ao descobrir os registros fiscais da Gestapo nazista, Edelmann pôde confirmar recentemente esse fato. Acontece que os fundadores judeus foram forçados a vender o negócio em 1938, seguindo as Leis de Nuremberg. Nesses mesmos registros, Edelmann foi capaz de encontrar o nome do proprietário original, um homem chamado Benjamin Heidelberger. Ao fazer esta descoberta, Edelmann ficou determinado a rastrear os descendentes deste homem para fazer um pedido de desculpas há muito esperado, resultando em ele procurar o MyHeritage por ajuda.

Como o MyHeritage ajudou Thomas Edelmann a fazer contato

Nos últimos anos, o MyHeritage desempenhou um papel importante em uma série de descobertas genealógicas. Quando um membro de nossa equipe de suporte estava ao telefone com Edelmann, Edelmann mencionou sua busca. Cativado, o vendedor então contou a história para a equipe de pesquisa de nossa empresa. Ao ouvir a história, nossos pesquisadores decidiram ajudar Edelmann em sua busca pelos descendentes de Benjamin Heidelberger.

Com a intenção de encontrar qualquer informação sobre Heidelberger e sua família, os pesquisadores do MyHeritage foram capazes de desenterrar dois registros muito importantes: a lápide de Heidelberger localizada no norte de Israel, bem como o registro de naturalização de Heidelberger da Palestina no Mandato Britânico. Usando esses registros, nossa equipe de pesquisa decidiu fazer o que sabe fazer de melhor: construir uma árvore genealógica.

Imagem da lápide de Benjamin e sua esposa

Depois de construir a árvore genealógica de Heidelberger usando a plataforma, nossos pesquisadores foram capazes de localizar seus descendentes vivos. Esta não foi uma tarefa fácil, já que a equipe de pesquisa MyHeritage tinha apenas o nome “Benjamin Heidelberger ” para trabalhar.

Ainda assim, com 12,7 bilhões de registros disponíveis no MyHeritage, a equipe estava esperançosa. Com um pouco de trabalho árduo e engenhosidade, eles descobriram que Heidelberger tinha uma neta viva, uma mulher de 80 anos chamada Hanna, que morava perto de Haifa, no norte de Israel.

Contatando a descendente Hanna

Depois de localizar Hanna, o MyHeritage entrou em contato com ela em nome de Edelmann. Inicialmente desconfiada, Hanna ficou animada quando foi informada do motivo pelo qual ela estava sendo contatada. Acontece que Hanna tinha visitado a loja original de seu avô em Bad Mergentheim na década de 1980 e até tinha uma foto dela do lado de fora.

Hanna fora da loja durante uma visita à Alemanha nos anos 1980 (centro de Hanna) (crédito de Hanna Ehrereich).

Ela também tinha uma fotografia da loja de seu avô emoldurada na parede para lembrá-la, disse ela, da herança de sua família diariamente. 

Benjamin e sua esposa Emma

Depois de falar com a equipe do MyHeritage, Hanna disse que sabia que seu avô, Benjamin Heidelberger, foi forçado a vender a propriedade pelos nazistas e que o dinheiro que recebeu com a venda foi usado para comprar vistos de saída alemães para Benjamin, seu esposa Emma, e seu filho (pai de Hanna).

Edelmann estava ansioso para falar com Hanna e pediu ao MyHeritage para facilitar uma chamada. Antes da ligação, Thomas escreveu o seguinte para Hanna:

“Acredito que se minha família apoiou a injustiça vivida por seus avós, é nosso dever levar isso em consideração e assumir a responsabilidade pelo menos em entrar em contato com vocês para ouvir e aprender.

Como faço parte da família Edelmann, quero dar o primeiro passo e ouvir você. Eu entendo que você pode não ver nenhum benefício para você pessoalmente em falar comigo. Mas, comigo entendendo e sendo capaz de ensinar meus filhos e possivelmente outros membros da família sobre o impacto de decisões históricas específicas, isso pode ajudá-los a tomar decisões melhores em suas vidas.

 Atualmente, o clima político em nosso país está envenenado. Há um novo anti-semitismo chegando. Quero ter certeza de que pelo menos minha família nunca mais será responsável pelas injustiças sofridas por outros, mas me levante para representar aos mais fracos ”.

Após receber a carta de Edelmann, Hanna concordou em falar com ele e, logo em seguida, a dupla conversou por mais de 90 minutos. Neste telefonema, eles discutiram as histórias de suas famílias em alemão. A conversa foi comovente, de acordo com Hanna, que contou ao MyHeritage, “Ele ficou muito emocionado e disse que estava muito feliz em ouvir a história do meu lado ele estava quase chorando. ” Edelmann foi capaz de fazer seu próprio pedido de desculpas pela injustiça que a família de Hanna enfrentou na Alemanha nazista, um pedido de desculpas que ele se sentiu responsável por fazer por tanto tempo. Essa motivação para fazer este pedido de desculpas foi o que alimentou seu desejo de usar o MyHeritage para rastrear Hanna e é simultaneamente o que alimentou nossa equipe para ajudar na busca. Edelmann conta que ficou profundamente comovido com a ligação e que os dois continuam mantendo contato ele até planeja viajar para Israel no futuro.

Descubra seu passado com o MyHeritage

Esta história é apenas uma entre muitas quando se trata de nossos usuários usando o MyHeritage para descobrir seu passado e formar uma maior apreciação pelos eventos da história.  

Estamos felizes por ter ajudado Edelmann a fazer contato com alguém que ele procurou tão incansavelmente, formando uma amizade que eles podem lembrar para sempre. É uma honra ter desempenhado um papel tão importante.

Esperamos que você seja inspirado a descobrir a história de sua própria família, formando uma valorização por seus antepassados e pelos tempos difíceis que enfrentaram. Que histórias você descobrirá no MyHeritage? Que portas você vai abrir? Estamos aqui para te ajudar a descobrir!

 

 

 

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado