Genealogia Básica Capítulo 4: Usando Fotos para Descobrir Mais Sobre Seus Antepassados

Comentários

Se você encontrou fotos antigas de membros de sua família, você atingiu o ouro da genealogia. Não há nada como olhar nos olhos de um ancestral.

No capítulo anterior de nossa série Genealogia Básica – uma série de postagens que o conduzem passo a passo pelo processo de construção de sua árvore genealógica – discutimos o valor dos registros e documentos históricos e o que eles podem adicionar à sua árvore genealógica. Nesta postagem, vamos nos concentrar em um tipo particular de documento histórico: a fotografia.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, e isso é especialmente verdadeiro quando se trata da fotografia de uma pessoa que viveu há muito tempo.

Às vezes, as fotos de família vêm com informações completas, seja por meio de explicação oral de um parente ou rabiscadas no verso. Essas informações podem incluir quando e onde a foto foi tirada, quem é apresentado na fotografia e outros detalhes. 

Infelizmente, nem sempre é esse o caso. Mesmo que haja alguns detalhes escritos no verso, você nem sempre pode ter certeza de que quem escreveu se lembrou desses detalhes corretamente.

A boa notícia é que você pode aprender muito estudando a própria imagem.

Olhe mais de perto

Felizmente, existem novas ferramentas tecnológicas revolucionárias que podem ajudá-lo a ver suas fotos mais de perto. Ferramentas de colorização e aprimoramento de fotos, como o MyHeritage In Color™ e o MyHeritage Photo Enhancer não apenas tornam suas fotos mais divertidas de se ver – elas podem ajudar a revelar detalhes essenciais que você talvez não tenha notado antes, que podem lhe dar pistas importantes sobre a vida de seus ancestrais.

Veja, por exemplo, esta foto de um belo casal em uma viagem por volta de 1950.

Photos

Depois de colorir a foto usando o MyHeritage In Color™, detalhes exuberantes de sua viagem pelo campo emergem. Você pode localizar um prédio ao fundo e ver a vegetação com muito mais detalhes. Isso torna mais fácil identificar possíveis locais para onde esta foto pode ter sido tirada.

O MyHeritage Photo Enhancer pode fornecer detalhes adicionais através de seus algoritmos avançados de reconhecimento facial. Para esta imagem, a ferramenta afiou imediatamente os rostos do casal para nos mostrar as características faciais tão claras, que é como se você estivesse olhando para eles ao vivo.

Before and after using the MyHeritage Photo Enhancer
Antes e depois de usar o MyHeritage Photo Enhancer

O que as fotos podem te dizer

A fotografia foi inventada em meados do século 19 e, no início, era cara e complicada. Apenas famílias ricas podiam pagar para que seus retratos fossem tirados e, mesmo assim, não o faziam com muita frequência. Até que as câmeras domésticas se tornassem comuns, as pessoas normalmente tiravam suas fotos apenas para uma ocasião formal: um casamento, um aniversário importante, mudança de ou para uma nova casa e assim por diante.

Formal family photo taken in Vienna, Austria,1885
Foto formal de família tirada em Viena, Áustria, 1885

Portanto, se você tiver um retrato oficial comissionado de um membro da família do início dos anos 1900 ou meados ao final dos anos 1800, a primeira coisa que saberá sobre eles é que provavelmente não eram pobres.

Eles podem ter tido sorte, no entanto. O fotógrafo pode ter optado por fotografá-los em função do contexto em que viveram ou trabalharam, ou os usou como modelos. Nesse caso, sua aparência na fotografia pode não nos dizer sobre sua riqueza, mas pode nos dizer outras coisas – como o contexto e o ambiente em que a foto foi tirada.

Aqui estão alguns detalhes para prestar atenção:

Roupas e penteados

Observe o tipo de roupa usado pelos sujeitos da fotografia. A moda muda rapidamente, então o traje pode ser uma pista extremamente útil para datar a foto. Como os sujeitos estão usando seus cabelos? Os homens usam bigode ou barba e, em caso afirmativo, como é cortado? Que tipo de colarinho eles estão usando? As mulheres estão usando chapéus? Aba larga ou curta? Que tipo de sapato? Qual o comprimento de suas saias? Pesquise as modas da época em que você acha que a fotografia pode ter sido tirada e compare.

Penteados e modas podem ajudá-lo a datar fotos de família antigas

As roupas também podem ajudá-lo a adivinhar em que ocasião a foto pode ter sido tirada para documentar. Há uma jovem usando vestido de noiva e véu? Uma aliança de casamento é exibida com destaque nas mãos de uma das pessoas? Ou as pessoas estão todas em preto, indicando que estão de luto?

Se algum dos homens estiver em uniforme militar, você saberá que serviu no exército, e o tipo de uniforme pode ser capaz de dizer qual exército, qual regime e talvez até mesmo a posição de seu ancestral.O MyHeritage In Color™ pode ser especialmente útil aqui para distinguir um uniforme do outro – é claro, as cores serão geradas por computador, então você precisa analisá-las com cautela, mas elas podem indicar a direção certa.

Um casal feliz no dia do casamento, Brisbane, maio de 1940 (Crédito: Courier Mail, 4 de maio de 1940)

Pose, expressão facial e ação

O que os sujeitos da fotografia estão fazendo? Com que pessoas e / ou itens eles estão fazendo isso? Se eles estão simplesmente olhando para a câmera, como estão posando?

Foto de um casal do final do século XIX (Crédito: Coleção Loewentheil de Fotografias Afro-Americanas)

Por causa do longo tempo de exposição, as primeiras fotografias se assemelhavam a retratos pintados mais do que qualquer outra coisa. As posturas eram rígidas e as expressões faciais formais, sérias. Sorrir só se tornou comum nas fotos nas décadas de 1920 e 1930. À medida que as câmeras se tornaram mais acessíveis e o tempo de exposição mais curto, fotos mais espontâneas foram tiradas, com os assuntos em poses mais relaxadas ou espontâneas.

Fotos mais espontâneas como esta foram possíveis no início do século XX, com o aprimoramento das câmeras

Em fotografias formais, as pessoas podem estar arranjadas visualmente de uma forma que represente seus relacionamentos. Eles estão alinhados do mais velho ao mais novo? Quem está apoiando a mão no ombro de quem?

Foto de família, Rússia, por volta de 1912

Idades dos sujeitos

Dependendo da nitidez da imagem, você pode adivinhar as idades aproximadas das pessoas na fotografia. Por exemplo, se você sabe que sua avó é uma criança pequena em uma fotografia que contém algumas outras crianças e dois adultos, é provável que a jovem na fotografia seja a mãe dela, o rapaz é o pai dela e as outras crianças são seus irmãos. Em fotos com mais de duas gerações, você pode ser capaz de adivinhar quem é quem de acordo com suas idades aproximadas.

Foto de família, Detroit, Michigan, 1942 (Crédito: Arthur S. Siegel)

Semelhança familiar

A semelhança de família não é a maneira mais precisa de identificar alguém em uma foto, uma vez que os membros da família podem parecer muito diferentes uns dos outros e os detalhes podem ficar confusos ou distorcidos devido à qualidade da foto. Ainda assim, às vezes pode fornecer pistas úteis. Você (ou um parente seu) pode ser capaz de identificar alguém na foto como uma versão mais jovem de uma pessoa documentada em uma foto posterior ou de memória.

O MyHeritage Photo Enhancerpode ajudar muito aqui, especialmente se suas fotos estiverem um pouco desfocadas. A ferramenta esclarece os detalhes da foto e traz os rostos desfocados para um foco nítido, para que você possa distinguir as características do seu ancestral com muito mais clareza. 

Família do Havaí, início do século XIX
Facial features highlighted using both MyHeritage In Color™‎ and Photo Enhancer
As características faciais são destacadas após usar MyHeritage In Color ™ e o MyHeritage Photo Enhancer

Digitalize suas fotos

Se você ainda não fez isso, é hora de garantir que a fotografia seja mantida para as gerações futuras – o que geralmente significa digitalizá-la.Em nosso próximo capítulo da série Genealogia Básica, exploraremos como escanear e digitalizar suas fotografias e outros registros históricos.

Se você já tem suas fotos digitalizadas, experimente o MyHeritage In Color™ e o Photo Enhancer agora e veja as novas informações que você aprendeu sobre seus ancestrais!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado