5 atividades divertidas para inspirar as crianças a amar a história da família

Comentários

A história da família é uma maneira incrível de encontrar significado em sua própria vida e se conectar com membros da família vivos e falecidos – e não apenas para adultos. Estudos demonstraram que o conhecimento da história da sua família pode beneficiar as crianças de maneira notável. Esses benefícios incluem resiliência, um senso de segurança, um forte senso de autocontrole e uma maior capacidade de moderar os efeitos do estresse. Seja você pai, avô, professor ou amigo, você pode ajudar as crianças em sua vida a experimentar esses benefícios.

Aqui estão cinco ideias de atividades que podem ajudar a envolver seus filhos. Todas essas ideias podem ser modificadas ou alteradas para se adequar às idades e estilos de aprendizado.

1. Entreviste parentes 

“Uma vida que não está documentada é uma vida que, dentro de uma ou duas gerações, será perdida na memória.” (Dennis Neuenschwander)

Entrevistar parentes ajudará as gerações futuras a lembrar e aprender com as histórias de nossos entes queridos. O tempo gasto entrevistando avós ou qualquer membro da família é uma experiência bonita e coletiva que criará memórias preciosas para todos os envolvidos.

Ao envolver as crianças no processo de entrevista e permitir que elas o orientem o máximo possível, você as ajudará a se conectar com os parentes e a criar memórias que durarão a vida inteira.

Aqui estão algumas sugestões para ajudar seus filhos a entrevistar seus parentes:

  • Pergunte a eles qual avô ou membro da família eles querem entrevistar. Você pode sugerir começar com o membro mais velho da família ou o avô mais próximo.
  • Ajude a criança a fazer uma lista de perguntas que deseja fazer e sobre as quais tenham curiosidade. Os interesses do seu filho podem orientar as perguntas. Se seu filho ama animais, pergunte ao avô sobre os animais de estimação que eles tiveram ao longo da vida ou os encontros que tiveram com animais. Se seu filho estiver interessado em cozinhar, ele poderá perguntar sobre receitas familiares ou lembranças associadas à comida. Para simplificar para as crianças, eles podem perguntar sobre as coisas favoritas dos avós (qual é a sua comida favorita, livro, sorvete, música etc.?) Isso os ajuda a ver quais “coisas favoritas” eles têm em comum e como eles são diferentes. Algumas crianças podem ter as perguntas escritas em cartões ou em uma lista para usar durante a entrevista.
  • Decida como gravar a entrevista. Se o seu filho ainda não conseguir escrever, ele poderá desenhaar a resposta que os avós dão enquanto você faz uma gravação de áudio. As crianças mais velhas podem gravar a entrevista em vídeo e transformá-la em filme, ou transformar as respostas em um livro que pode ser compartilhado com os membros da família.
  • Determine a duração da entrevista. Para crianças pequenas, as entrevistas podem ser tão curtas quanto uma ou duas perguntas. As crianças mais velhas geralmente podem manter o foco por 30 minutos a 1 hora. É importante ser flexível e perguntar por quanto tempo a pessoa que está sendo entrevistada pode ou deseja continuar. Se o seu filho ainda tiver perguntas a fazer após o tempo previsto, marque um horário para uma entrevista de acompanhamento.

Para mais detalhes sobre como entrevistar parentes, consulte este artigo: Como entrevistar parentes/a>.

2. Crie uma árvore genealógica

Criar uma árvore genealógica pode ajudar as crianças a entender visualmente que são parte de algo maior que elas mesmas.

Quando terminar, coloque a árvore em algum lugar em que vocês a verão regularmente, como na sala. Ver sua árvore genealógica os ajudará a juntar as peças do quebra-cabeça geracional. A árvore fornece às crianças uma imagem visual que lhes permite ver muitos de seus ancestrais em um só lugar e visualizar como eles estão conectados. O MyHeritage facilita a impressão de um gráfico de árvore genealógica – leia este artigo para aprender: Como criar um gráfico ou livro de árvore genealógica no MyHeritage.

3. Resolva um mistério

As crianças podem se tornar detetives quando você as apresenta um mistério da história da família. Eles usarão suas habilidades de pensamento crítico e de resolução de problemas para fazer descobertas sobre sua família. O objeto da busca pode envolver a localização do nome, profissão ou data de nascimento, morte ou casamento dos pais de um ancestral. Pode ser útil contar à criança um mistério que você já solucionou, para poder guiá-la no processo e garantir que ela tenha sucesso e sinta a emoção de resolver o quebra-cabeça.
O MyHeritage oferece Smart Matches™ com sua árvore genealógica, que permite encontrar outras pessoas com o mesmo ancestral e coletar informações de outras árvores genealógicas. Os proprietários dessas outras árvores podem ter informações adicionais que você não possui.Crianças também podem procurar Record Matches, que sugerem registros históricos que podem mencionar seus antepassados.

Juntos, vocês pode decidir se acham que a pessoa no registro ou no perfil da árvore genealógica é a pessoa certa e, se for, podem adicionar as informações à sua árvore. O MyHeritage possui mais de 12 bilhões de registros históricos para pesquisar. O Smart Matches ™, Record Matches e a pesquisa nos registros disponíveis podem ajudar as crianças a resolver os mistérios da família.

4. Planeje uma reunião em família

As reuniões de família criam e fortalecem os laços familiares e proporcionam aos membros da família a oportunidade de compartilhar memórias e histórias. As crianças podem conhecer novos membros da família e encontrar aqueles que não vêem com frequência. Uma reunião de família pode ser tão simples quanto um encontro no Zoom ou tão elaborada quanto uma viagem prolongada a um lugar onde outros membros da família moram. É importante lembrar que as reuniões familiares não são apenas para os adultos. Envolva as crianças e deixe-as planejar as atividades e os jogos que os deixam curiosos sobre a história da família.

Alguns ótimos jogos incluem:

  • Bingo da família: Coloque nomes e / ou rostos de familiares ou antepassados nos cartões do bingo
  • Crie uma peça teatral: Transforme uma história de família em um esquete, fazendo as crianças se apresentarem. Você também pode gravá-lo para assistir mais tarde e compartilhar com a família
  • Fantasie-se:Vista roupas à moda antiga e tire fotos divertidas

Adapte os jogos e as atividades às idades e interesses das crianças envolvidas.

5. Caça a fotos

As crianças podem perguntar aos membros da família (avós, irmãos dos avós, pais, tias e tios, primos) que fotos de família eles têm. Quanto mais pessoas perguntarem, mais encontrarão. Peça cópias físicas ou digitais.

O recurso Photo Discoveries™ do MyHeritage também possibilita encontrar fotos de família que você nunca viu antes e que foram enviadas ao site por um parente distante.

Quando as crianças se deparam com fotos em preto e branco, elas podem usar o MyHeritage In Color™, a ferramenta de colorização automática do MyHeritage, para colorir as fotos. Adicionar cor a uma fotografia em preto e branco dá vida à foto. Os objetos da imagem parecem mais reais. As crianças também podem começar a perceber detalhes difíceis de ver quando a foto era em preto e branco.

Participe do Inspire Family History para um workshop ao vivo

Gostaria de mais algumas ideias para animar seus filhos com a história da família? Junte-se a nós na quarta-feira, 6 de maio, às 15h (horário de Brasília) para uma Live no Facebook do MyHeritage  comigo, Shenley Puterbaugh. “Oficina de História da Família para Crianças e Pais” é um workshop divertido, desenvolvido para avós, pais e crianças de 6 a 12 anos. Você e seu filho podem explorar juntos a história da sua família e aprender como a genealogia pode ser uma atividade divertida e gratificante. Visite a página do MyHeritage no Facebook para assistir.

Traga papel e lápis ou fique à vontade para imprimir a árvore genealógica para crianças

Espero você lá!

Shenley Puterbaugh é fundadora do Inspire Family History. Visite InspireFamilyHistory.com e siga “Inspire Family History” no Facebook e Instagram para ter ótimas dicas de como inspirar seus filhos a amar a história da família.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado