O Titanic ganhou vida com o MyHeritage In Color ™

Comentários

Talvez nada inspire humildade como o legado doTitanic: o chamado “navio inafundável” que, de fato, afundou em sua viagem inaugural em 15 de abril de 1912.

O navio foi construído durante um período em que as viagens estavam se tornando algo que as pessoas faziam por lazer e não por necessidade. Antes desse período, as viagens de longa distância, especialmente por via marítima, eram repletas de perigos e desconforto. Porém, com o advento de uma melhor tecnologia de viagens, as companhias de navegação começaram a promover seus novos transatlânticos de maneira mais rápida e segura do que a de seus concorrentes. O Titanic deveria ser o maior, mais rápido, mais luxuoso e, ironicamente, o mais seguro de todos.

O Titanic foi construído sem poupar luxos: foi equipado com um ginásio, uma piscina, bibliotecas, restaurantes e cafés de alta classe e acomodações luxuosas para viajantes de primeira classe. Ele também abrigava algumas das mais avançadas tecnologias de segurança marítima: 16 compartimentos estanques com portas com controle remoto que poderiam impedir a entrada de água em caso de vazamento. Foi essa característica que levou Phillip Franklin, vice-presidente da White Star Line que operava o navio, a dizer infamemente: “Não há perigo de que o Titanic vá afundar. O barco não pode ser afundado e nada além de inconveniência será sofrido pelos passageiros.”

Talvez devido a essa confiança, outras medidas de segurança tenham sido extremamente tímidas: a tripulação não foi treinada para ajudar a evacuar o navio e havia apenas botes salva-vidas suficientes para acomodar um terço dos passageiros do navio em plena capacidade.

O Titanic partiu em 10 de abril de 1912, de Southampton, Inglaterra, rumo a Nova York. Transportou cerca de 2.224 passageiros e tripulantes. Em 14 de abril, o barco não conseguiu evitar a colisão com um iceberg, que perfurou cinco de seus compartimentos estanques – e o Titanic só poderia sobreviver à inundação de quatro deles. 1.500 pessoas morreram no desastre, incluindo algumas das pessoas mais ricas e influentes do mundo.

A história entrou na história como uma lição sombria sobre os perigos do excesso de confiança e como um catalisador para o desenvolvimento de regulamentos de segurança marítima que ainda são observados até hoje.

O legado do Titanic foi imortalizado em muitos livros, canções folclóricas, memoriais e filmes – mais famosos pelo filme de 1997 de James Cameron, vencedor do OscarTitanic.

Aprecie as fotos abaixo todas são fotos reais do Titanic, coloridas pelo MyHeritage In Color ™:

RMS Titanic deixando Belfast para seus testes no mar em 2 de abril de 1912
A grande escadaria
Cabine B 59 do Titanic
Cabine B-58 da Suíte B-Deck Parlor
O ginásio de primeira classe
Sala de leitura e escrita do RMS Titanic
Sala de jantar principal
Sala de jantar de terceira classe
Um dos botes salva-vidas do Titanic se aproximando do Carpathia, o único navio que respondeu aos pedidos de socorro e chegou uma hora e meia depois que o Titanic afundou.

Os restos do Titanic podem estar corroendo no fundo do Oceano Atlântico, mas a memória de seu esplendor e a atrocidade de tantas mortes desnecessárias continuam em nossa consciência coletiva. Ver essas fotos em cores gera um enorme alívio na enormidade da trágica perda.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado