O que há em um nome? Um guia para sobrenomes suecos e pesquisa de genealogia

Comentários

Obstáculos em línguas estrangeiras e padrões de nomes patronímicos são razões comumente citadas para evitar a pesquisa genealógica sueca. Mas, com a compreensão de alguns conceitos básicos, a pesquisa genealógica sueca pode ser simples, divertida e bem-sucedida!

O que é um nome patronímico?

Um nome patronímico é aquele criado quando um prefixo ou sufixo é anexado ao nome do pai. Por exemplo, o sobrenome patronímico Johansson pode ser dividido em duas partes: o filho de Johans. Isso significa que alguém com o sobrenome Johansson era filho de Johan. Da mesma forma, um sobrenome de Johansdotter é a versão patronômica usada para a filha de alguém chamado Johan. Por causa desse padrão de nomeação patronímico, um irmão e uma irmã podem ter sobrenomes semelhantes, mas não idênticos.

In a patronymic naming pattern, a son and daughter's last name will be based on their father's first name but will differ to reflect their gender.
Em um padrão de nomes patronímicos, o sobrenome de um filho e filha será baseado no primeiro nome de seu pai, mas diferirá para refletir seu sexo.

Embora seja comum em muitos países de língua inglesa adotar um sobrenome e transmiti-lo por muitas gerações, esse não foi o caso nos países nórdicos. Era comum o sobrenome patronímico mudar a cada geração. Outra nota interessante que pertence aos sobrenomes suecos é que as mulheres não usavam o sobrenome do marido, mas mantinham o sobrenome patronímico de solteira.

Sobrenomes não patronímicos

Embora os sobrenomes patronímicos fossem comuns, alguns sobrenomes foram estabelecidos com base em outras características de identificação, como atributos físicos, ocupação ou local onde o indivíduo morava ou trabalhava. Essa prática era comumente usada pelos soldados como um meio de diferenciar entre outros soldados com o mesmo sobrenome patronímico. Após o término do serviço militar, muitos soldados optaram por abandonar esses sobrenomes designados, mas alguns optaram por usar o sobrenome durante toda a vida.

Swedish military conscription around 1918
Serviço militar sueco por volta de 1918

Sobrenomes suecos modernos

Em meados do século XIX, o sistema de nomes patronímicos começou a desaparecer. O sufixo -dotter foi substituído por mulheres que adaptaram o sufixo -son. Tornou-se mais comum que um sobrenome fosse passado por várias gerações, e as mulheres adotavam com mais freqüência o sobrenome de seu marido. Muitas vezes, quando os suecos migravam para outros países, eles mudavam seu sobrenome para se parecer mais com o idioma do novo país.

Mergulhando nos registros suecos – mesmo que você não fale sueco

Compreender como os sobrenomes suecos evoluíram ao longo dos anos ajudará você a mergulhar nos registros históricos suecos. Particularmente nos registros do final dos séculos 18 e 19, os formatos de registro são tabulares e não é necessário um conhecimento profundo do idioma para fazer descobertas emocionantes. Além disso, diferentes tipos de registros da igreja se referem regularmente um ao outro, permitindo que os pesquisadores rastreiem seus ancestrais suecos em todos os anos de sua vida, do nascimento à morte. Mesmo quando a trilha de registros de um ancestral fica fria, publicações e índices recentes criados por sociedades genealógicas suecas ativas tornam possível pegar as trilhas de ancestrais indescritíveis em registros anteriores e posteriores. Os registros suecos comuns não apenas fornecem material para o estabelecimento de conexões genealógicas, mas o nível de detalhe desses registros também fornece amplo material para a construção de narrativas biográficas – mesmo se você não falar sueco.

Registros da Igreja Sueca

Os registros da igreja sueca são uma das fontes mais utilizadas para a genealogia sueca. Além dos registros de nascimento e batismo (födelse och dop), casamento e noivado (vigsel och lysning), e registros de morte e enterro (död och begravning), os registros da igreja sueca também incluem listas de mudança/chegada (inflyttade), listas de mudança/saída (utflyttade) e um registro único conhecido como “husförhörslängd” – o exame administrativo. You can search over 100 million clerical records in the MyHeritage collection, Livros para o exame doméstico da Suécia, 1860–1947.

Household examination (husförhörslängd) listing the beloved Swedish singer and actress Barbro Margareta Svensson more known as “Lill-Babs”
Exame doméstico ( husförhörslängd ) listando a amada cantora e atriz sueca Barbro Margareta Svensson, mais conhecida como “Lill-Babs”

Os registros da igreja sueca nos séculos 18 e 19 eram frequentemente mantidos em tabelas e eram compostos em grande parte por nomes, datas e residências. As datas eram freqüentemente registradas em formatos numéricos, de acordo com o sistema europeu (dd-mm-aaaa). Como resultado, qualquer pessoa interessada em conduzir pesquisas genealógicas suecas pode aprender muito com documentos suecos com pouco conhecimento da língua sueca. Para as poucas palavras que você talvez precise aprender, considere revisar esta lista de palavras comumente encontradas em documentos suecos disponíveis no FamilySearch.org. As anotações mais longas podem ser decifradas e interpretadas por meio de ferramentas gratuitas, como o Google Translate.

Como mencionado anteriormente, os registros da igreja sueca freqüentemente se referem um ao outro. Em particular, o exame administrativo ou “husförhörslängd” podem atuar como um índice de eventos familiares importantes. A partir de 1686, cada paróquia era obrigada a manter esses registros para cada família. Registros anteriores podem ter sido descartados, mas eventualmente tabulações estatísticas e registros fiscais exigiram a preservação desses documentos. Cópias desses registros existem para muitas paróquias na Suécia depois de 1780. Como parte do exame domiciliar, os padres da paróquia da Igreja Luterana Sueca eram obrigados a visitar os membros de sua paróquia pelo menos uma vez por ano e testá-los em seus conhecimentos sobre o catecismo. Os livros utilizados foram reutilizados ao longo de vários anos e não apenas incluem informações sobre os deveres religiosos da família, mas também informações adicionais sobre migração, estrutura familiar, residência e eventos familiares importantes.

Wedding photo from early 1900, Dalarna Credit: Nordiska Museet
Foto do casamento do início de 1900, Dalarna Crédito: Nordiska Museet

Descobrindo detalhes sobre ancestrais suecos

Normalmente, esses registros incluirão informações para uma família ao longo de 5 a 10 anos. Se uma criança nasceu, ela era adicionada ao exame administrativo e sua data de nascimento e data de batizado eram anotadas. Se um indivíduo ou uma família se mudar dentro da paróquia, uma anotação será feita no exame administrativo e uma referência ao número da página da nova residência da família também será feita. Se eles se mudassem para fora da paróquia, a data que eles deixavam era frequentemente registrada, juntamente com o número de suas listas nos livros de mudança. Também foram registradas as datas das mortes, confirmações, casamentos, vacinas e comunhões. Se você tiver sorte, notas adicionais podem comentar sobre crimes, características físicas, ocupações, punições, posição social, status econômico ou outros eventos da vida com referências a registros pertinentes.

Household examination (husförhörslängd) listing for Per Johansson (1866-1875)
Lista de exames domiciliares (husförhörslängd) para Per Johansson (1866-1875)

O registro acima é da paróquia de Dals-Ed em Älvsborg cobre os anos de 1866 a 1875 e mostra a casa de Per Johansson na fazenda de Lilla Wahlberg em Bälnäs. O documento fornece datas e locais de nascimento para cada membro da família. Isso mostra que o filho de Per, Andreas, se mudou para a Noruega em 1872. Outro filho, Emanuel, se mudou para a paróquia, mas voltou depois de apenas um mês. Entre outras notas no documento, descobrimos que Emanuel tinha apenas um olho e que ele era um anão.

Os registros de exames domiciliares não apenas fazem referência a outros registros da igreja, mas os registros de nascimento, casamento, morte e migração frequentemente fazem referência aos registros de exames domiciliares. Os registros de nascimento podem listar o número da página da família da criança no exame doméstico. Os registros de casamento indicarão as páginas correspondentes das residências da noiva e do noivo. Registros de óbito identificam a residência do falecido. Os registros de entrada e saída relatam frequentemente os números de páginas correspondentes da fazenda em que um migrante se estabeleceu ou a paróquia de onde ele veio. Mesmo que esses registros não listem as páginas específicas de interesse, eles ainda podem fornecer as residências relatadas que podem ser localizadas nos registros do exame administrativo.

A maioria dos volumes de exames administrativos inclui um índice de fazendas e residências na paróquia. No caso de algumas paróquias e cidades maiores, as sociedades genealógicas locais às vezes indexam todos os indivíduos no volume pelo nome. Ao pesquisar em vários volumes, observe a fazenda ou a residência de seu ancestral no registro anterior e pesquise o índice de residências próximo à frente ou no final do próximo volume de exame administrativo. Normalmente, isso restringirá sua pesquisa a apenas algumas páginas do livro, e não ao volume inteiro.

Estratégias para superar barreiras na pesquisa genealógica sueca

Ocasionalmente, um ancestral pode ter se mudado durante um ano para o qual os registros de migração não estão disponíveis no momento, ou pode ter se mudado para uma cidade maior com muitas paróquias. Outras vezes, sua migração pode não ter sido observada ou as linhas de jurisdição podem ter sido redesenhadas, resultando na formação de uma nova fazenda e residência. Nesses casos, pode ser difícil continuar rastreando a trilha de registro de um ancestral. Uma estratégia para superar essas situações é pesquisar os exames administrativos por data de nascimento informada. As datas de nascimento ou idade dos antepassados suecos são registradas em muitos de seus registros. Se você estiver navegando por grandes coleções, considere pesquisar por data de nascimento e não por nome. Como as datas de nascimento costumam ser registradas em sua própria coluna exclusiva e são mais imediatamente reconhecíveis que os nomes, isso pode acelerar sua pesquisa. Se essas estratégias ainda não derem resultados, as pesquisas nos índices podem ajudar a descobrir a trilha de registro de um ancestral indescritível.

Recursos on-line para pesquisa genealógica sueca

Nos últimos anos, índices e bancos de dados on-line tornaram a pesquisa genealógica sueca mais simples do que nunca. O MyHeritage possui uma grande coleção de registros vitais da Suécia,incluindo registros de nascimento, casamento e óbito. Além disso, o MyHeritage fez parceria com o ArkivDigital para indexar a coleção de livros para o exame doméstico da Suécia, 1860–1947. Se a trilha de registro de seu ancestral ou outro parente ficar fria, você poderá buscá-la novamente pesquisando alguns desses índices em busca de registros antes do primeiro registro conhecido ou após o último registro conhecido. Frequentemente, consultando os registros da igreja correspondentes mencionados nos índices, é possível fechar a lacuna em sua trilha de registros. Dados os recursos disponíveis para a pesquisa genealógica sueca, o sucesso é iminente. Não deixe que a linguagem ou o patronímico o assuste com as incríveis descobertas genealógicas que estão esperando para serem descobertas.

Se você tem ascendência sueca e gostaria de ajudar a rastrear sua linhagem, os especialistas da Genealogists de Árvores Legadas podem ajudar! O Legeal Tree Genealogists é a empresa de pesquisa em genealogia mais alta do mundo, com classificação de cliente, e o parceiro de pesquisa recomendado do MyHeritage. Fundada em 2004, a empresa fornece pesquisa genealógica de serviço completo para clientes em todo o mundo, ajudando-os a descobrir suas raízes e história pessoal através de registros, narrativas e DNA. Para obter mais informações sobre a árvore herdada e seus serviços, visite:www.legacytree.com.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado