A blogueira mais velha do mundo descobre suas origens e revela seu segredo para uma vida boa e longa

Comentários

Quando Dagny Carlsson, da Suécia, participou de uma aula de informática para idosos aos 99 anos de idade, o instrutor perguntou a ela quais eram seus objetivos. “Eu quero ser blogueira”, respondeu ela.

Com 107 anos, Dagny é agora a blogueira mais velha do mundo. “Quando eu era jovem, sonhava em ser uma escritora”, explica ela. A Internet deu a ela a oportunidade de realizar esse sonho: seu blog foi visitado cerca de 4 milhões de vezes.

“Quando você é jovem, não se importa muito com suas origens”, diz ela, “mas quando é mais velho começa a se perguntar de onde veio e por que se tornou a pessoa que é”.

Dagny ficou encantada ao fazer o teste de DNA do MyHeritage e descobrir mais sobre a história da sua família. Nós a visitamos em sua casa em Estocolmo para revelar seus resultados de DNA e algumas informações interessantes que descobrimos sobre a história da família dela e discutir suas memórias de infância, o mundo passado e presente e seus conselhos para viver uma vida boa e longa. Você pode assistir ao vídeo completo da nossa fascinante conversa com ela aqui:

Dagny nasceu em 8 de maio de 1912, em Kristianstad, Suécia. Suas primeiras lembranças são do período da Primeira Guerra Mundial.

Uma geração antes, o pai de Dagny tinha apenas 6 anos quando sua mãe morreu em 1891, e seu pai – Erik Persson – ficou para criar 5 filhos de 4 a 10 anos sozinho. Tragicamente, a família também perdeu a pequena Anna, com apenas 2 anos, no início daquele ano. Em 1893, Erik casou-se com Hanna Hansdotter, que já tinha três filhos, e eles tiveram mais quatro filhos juntos.

Fizemos uma descoberta intrigante sobre o avô materno de Erik Persson (trisavô de Dagny) Tuve Sköld: encontramos um registro militar que diz que ele serviu no Regimento Carabinier durante a fase final da Guerra Napoleônica, em 1813-1814. É provável que o trisavô de Dagny tenha lutado nessa guerra.

Como Dagny se sente ao ouvir isso? “É muito emocionante e sinto orgulho”, diz ela.

Dagny testa com DNA do MyHeritage

Dagny acreditava que as origens de sua família eram exclusivamente suecas, mas também tem um pouco do leste europeu: ela é 96,6% escandinava e 3,4% do leste europeu.

“Muito interessante!”, Diz Dagny. “Não achei que tivesse origens fora da Escandinávia”.

Um mundo em rápida mudança

Perguntamos a Dagny se existe alguma coisa hoje que ela nunca pensou que seria possível quando estava crescendo.
“Nunca pensei que poderíamos voar”, ela responde, “e nunca pensei que aterrissaríamos na lua! Costumávamos dizer sobre coisas que eram impossíveis, que eram tão impossíveis quanto voar para a lua. Mas até isso se tornou possível.

O segredo para uma vida boa e longa

Então, qual é o segredo de Dagny para ser tão saudável e ativa na impressionante idade de 107 anos?

“O segredo para uma boa vida longa é que você tem um bom ponto de partida e genes saudáveis”, diz ela, “e que você continue em movimento. Você precisa usar a cabeça e os pés para se manter saudável.

Que conselho ela daria aos jovens hoje em dia? “Minhas melhores dicas são que você deve se movimentar muito, comer adequadamente e dormir à noite, e não sair para festejar e ser descuidado. Mas, acima de tudo, você precisa ser saudável. Se você estiver doente, não poderá continuar da mesma maneira.

Com o ano novo, nunca houve um momento melhor para levar a sério os conselhos de Dagny. Na idade madura de 107 anos, ela sabe a importância de se manter saudável – e de saber de onde você é.

Que você fará esse ano para viver sua vida melhor?

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado