Tribal Quest Equador

Comentários

Em uma variedade diversificada de culturas e origens, nossas vidas e tradições familiares são moldadas pelas gerações que vieram antes de nós, e todos temos muito a aprender com nossos ancestrais. Em maio de 2019, o MyHeritage viajou para o coração da Floresta Amazônica para preservar a rica herança e histórias de família da tribo Achuar do Equador por meio de nossa mais recente iniciativa Tribal Quest.

Convidamos você a explorar a nova impressionante adição ao site do Tribal Quest: Tribal Quest Equador.

Como líder global em história da família, acreditamos que toda história vale a pena. Em 2016, o MyHeritage fundou o Tribal Quest – uma iniciativa pro bono com o objetivo de registrar e preservar o histórico familiar de povos indígenas em todo o mundo, especialmente em áreas remotas. Os povos indígenas que vivem em locais remotos geralmente têm acesso limitado à tecnologia moderna e não têm as ferramentas para digitalizar suas ricas histórias familiares e tradições orais, que são posteriormente deixadas sem registro. A equipe do Tribal Quest documentou o histórico familiar de tribos e comunidades da Namíbia, Papua Nova Guiné e Sibéria e, mais recentemente, o Achuar do Equador.

A tribo Achuar do Equador

A tribo Achuar mora na Amazônia há milhares de anos. Sua população é de cerca de 8.000 pessoas que residem ao longo da bacia do rio Pastanza, no Equador e no Peru. Os membros de nossa equipe ficaram impressionados com a profunda conexão espiritual que eles mantêm com a floresta tropical e entre si. Visite o site do Tribal Quest para ter um gostinho das texturas, tradições e contos das três comunidades Achuar que nossa equipe visitou: as comunidades Wayusentsa, Sharamentsa e Wachirpas.

Na página de cada comunidade, você pode aprender sobre as várias práticas culturais, tradições e crenças dos Achuar: as misteriosas cerimônias, rituais e canções de oração usadas para se comunicar com Arutam, o espírito da floresta; o artesanato de tecelagem e cerâmica; e práticas e ferramentas únicas de caça, características desta tribo notável.

Por exemplo, os Achuar têm um método de pesca fascinante, chamado “pesca com veneno” ou “pesca com barabasco”. Eles liberam uma substância natural chamada barabasco no rio para atordoar os peixes e os pegam usando uma represa rio abaixo. Você pode ver cada etapa deste processo na página da comunidade Wayusentsa.

Os Achuar usam um método único para pescar: barbasco ou pesca de veneno.
Os Achuar usam um método único para pescar: barbasco ou pesca de veneno.

A equipe do Tribal Quest teve encontros significativos com vários líderes comunitários, ou xamãs. Os xamãs têm um papel central na vida achuar, servindo como guias e curadores espirituais. Você pode aprender mais sobre xamãs, suas práticas e seus trajes exclusivos na página da comunidade Sharamentsa.

Entsakua Yunkar é o xamã da Comunidade Sharamentsa.
Entsakua Yunkar é o xamã da Comunidade Sharamentsa.

Enquanto os homens dos achuar são tradicionalmente caçadores, as mulheres são tradicionalmente jardineiras. Seus jardins, chamados “chakras”, são um espaço sagrado para as mulheres achuar. Você pode aprender mais sobre os chakras e sua importância na página da comunidade Wachirpas. 

O chakra, ou horta, é o domínio sagrado da mulher na cultura achuar.
O chakra, ou horta, é o domínio sagrado da mulher na cultura achuar.

Uma jornada extraordinária

“O povo Achuar me surpreendeu”, disse Golan Levi, líder da equipe Tribal Quest e especialista em UX do MyHeritage. “Eles possuem tanta alegria na vida. Eles têm uma mentalidade trabalhadora, mas acima de tudo, sua conexão espiritual com a natureza é baseada em manter o equilíbrio e a harmonia com a floresta que os rodeia. Eles vivem fora da floresta, mas ao mesmo tempo são seus maiores protetores e criam seus filhos para crescer de acordo com esses valores. ”

“O Tribal Quest nos mostra que somos mais parecidos do que diferentes”, diz Shahar Bitton, membro da equipe do Tribal Quest e gerente de produto sênior do MyHeritage. “Nós nos preocupamos com as mesmas perguntas: o que eu tiro dos meus pais? O que meus filhos aprenderão comigo? O Tribal Quest é um exemplo incrível de como tudo se resume à família, em todo o mundo. ”

“Participar do projeto Tribal Quest foi definitivamente uma experiência inesquecível e única na vida”, diz Yoel Corcias, membro da equipe do Tribal Quest e engenheiro de suporte técnico do MyHeritage. “Ajudar as comunidades em áreas remotas da floresta amazônica a preservar a história e a cultura da família tem sido fascinante, e tenho orgulho de participar de uma missão tão única e gratificante.”

“Tive a chance de participar da preservação da história da família das tribos em que ficamos e sou grato por isso”, diz Noa Gabbay, membro da equipe do Tribal Quest e engenheiro de suporte técnico do MyHeritage.

Uma mensagem dos Achuar: Proteja a Amazônia

Ao longo da jornada, o povo Achuar teve uma mensagem crítica para o mundo que instou a nossa equipe a trazer de volta com eles: que a floresta tropical é sagrada e preciosa, não apenas para quem mora nela, mas para o mundo inteiro. Deve ser protegida, nutrida e respeitada.

Vista da floresta amazônica a partir da viagem de helicóptero da equipe do MyHeritage
Vista da floresta amazônica a partir da viagem de helicóptero da equipe do MyHeritage

A Floresta Amazônica tem enorme importância ecológica. Estima-se que 390 bilhões de árvores ajudam a resfriar o planeta, tornando a floresta um fator poderoso para retardar os efeitos das mudanças climáticas. É também o lar do ecossistema com maior biodiversidade em terra: milhões de espécies vegetais e animais e centenas de tribos indígenas. Tudo isso está sob constante ameaça de extinção devido ao desmatamento e à poluição. Essa questão veio à tona novamente neste verão por causa de manchetes alarmantes sobre incêndios florestais no Brasil, mas a verdade é que não é um problema novo – e os incêndios neste verão não foram tão significativos em comparação com os danos causados ​​à Amazônia nas últimas décadas.

Apoiamos os Achuar em incentivar todos a fazer mais para impedir a destruição deste precioso, singular e majestoso tesouro natural que eles chamam de lar. A Amazônia pertence a todos nós e é nossa responsabilidade coletiva protegê-la e celebrá-la.

Visite o site do Tribal Quest Equador para aprender mais sobre essa incrível tribo da Amazônia.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado