MyHeritage rastreia descendente do inventor das luzes de natal

Comentários

É difícil imaginar o fim do ano sem luzes de Natal … mas será que elas sempre foram uma característica central da festa? Pesquisamos um pouco a fascinante história das luzes elétricas de Natal e até descobrimos um descendente vivo do homem por trás das luzes!

As primeiras luzes de Natal eram velas de cera usadas para decorar árvores de Natal na Alemanha do século XVIII, e o costume se espalhou por toda a Europa e América. No entanto, como você pode imaginar, elas eram bastante perigosas! Em 1882, Edward Hibberd Johnson – um inventor que trabalhou em estreita colaboração com Thomas Edison – decorou sua árvore de Natal com uma série de lâmpadas elétricas vermelhas, brancas e azuis … e assim nasceram as luzes da árvore de Natal como as conhecemos hoje.

Christmas Tree lights: National Christmas Tree lighting on the Ellipse in Washington, D.C., Dec. 4, 2014. (Official White House Photo by Lawrence Jackson)
Iluminação nacional da Árvore de Natal na Ellipse em Washington, D.C., 4 de dezembro de 2014. (Foto oficial da Casa Branca por Lawrence Jackson)

Usando as ferramentas de pesquisa disponíveis no MyHeritage, fomos capazes de construir uma árvore genealógica e rastrear a linha de Edward até um descendente vivo direto – James Newburn, 67 anos, de Nashville, Tennessee, que contatamos para compartilhar nossas descobertas!

Christmas Tree Lights: James Newburn, the great-great grandson of Edward Hibberd Johnson, the inventor of the Christmas tree lights
James Newburn, bisneto de Edward Hibberd Johnson, o inventor das luzes da árvore de Natal

James não tinha ideia de que ele era um descendente direto do grande inventor e ficou absolutamente encantado ao saber disso.

“Fiquei chocado, surpreso e orgulhoso, tudo ao mesmo tempo”, diz ele. “Eu sempre fui criativo e administro muitos negócios por conta própria, por isso confirmou que a criatividade está no sangue da família. Isso também pode explicar por que sou tão incrivelmente festivo “, ele brinca.

James, um empresário aposentado, diz que o Natal se tornou muito mais agradável depois que ele teve seus dois filhos. Ele diz que sua neta de 10 anos ainda acredita no Papai Noel, e isso significa o mundo para ele.

“Agora entendi”, ele continua. “É por isso que adoro inventar coisas e iniciar negócios.”

James ficou impressionado com o nível de detalhe que o MyHeritage conseguiu descobrir sobre seus ancestrais. “Estou muito satisfeito e impressionado com a profundidade de sua pesquisa”, ele nos disse. “Agora eu tenho que fazer jus a isso.”

Essa grande história foi noticiada pelo Daily Mail!

Início humilde, mas orgulhoso

Edward Hibberd Johnson veio de origens humildes, mas orgulhosas. Ele nasceu na Filadélfia em 4 de janeiro de 1846. Seu pai era sapateiro e vendedor de mantimentos que serviu na Guerra Civil.

Apenas uma geração depois, o filho de Albert, Edward, é registrado como engenheiro elétrico. No censo de 1910, ele é listado como tendo 64 anos. Sua esposa também é mencionada e seu nome era Margaret Virginia Kenny Johnson.

Christmas tree lights: U.S. census record of Edward and Margaret Johnson in 1910
Registro do censo dos EUA de Edward e Margaret Johnson em 1910
Christmas Tree lights: World War I draft registration card of Edward Hibberd Johnson
Primeira Guerra Mundial, cartão de registro militar de Edward Hibberd Johnson

Também encontramos um registro da Primeira Guerra Mundial para Edward:

Edward teve três filhos: Edna Earl Palmer, Lilian Adele Hoyt e Edward Hibberd Johnson Jr.

A filha de Edward, Edna

Edna nasceu em 14 de julho de 1874 e morreu em 11 de abril de 1935. Ela se casou com George Quintard Palmer, que morava na Quinta Avenida, em Nova York.

De acordo com o censo de 1900, o marido de Edna, George, está listado como estando no negócio de fundição. O casal também teve uma filha – Lilian A. Palmer.

The 1900 census record that lists Edna and George and their daughter Lilian.
O registro do censo de 1900 que lista Edna e George e sua filha Lilian.

Neta de Edward, Lilian

Lilian, neta de Edward, nasceu em janeiro de 1897 em Nova York e morreu em 19 de dezembro de 1957. Um artigo do jornal de Nova York The Sun informou seu casamento com Henry Coster Steers em 11 de agosto de 1916:

Marriage announcement of Lillian and Henry, The Sun, 1916
Anúncio de casamento de Lillian e Henry, The Sun, 1916

O artigo afirma que o casamento ocorreu em Christ Church, Rye, Nova York, e a recepção ocorreu na fazenda Alden.

Encontrando um descendente vivo

Lilian também aparece no censo de 1930 nos EUA. Na época, ela era divorciada e morava com suas três filhas: Priscilla, Phebe Ann e Anthea.

1930 census record details that Lilian is divorced and has three kids, Priscilla, Phebe Ann, and Anthea
O registro do censo de 1930 detalha que Lilian é divorciada e tem três filhos, Priscilla, Phebe Ann e Anthea

Em 8 de setembro de 1949, a filha de Lilian, Anthea, casou-se com James C. Newburn. O filho deles, também chamado James Newburn, é o trineto de Edward Hibberd Johnson!

Christmas Tree lights: James Newburn’s family tree traces his lineage to Edward Johnson
A árvore genealógica de James Newburn atribui sua linhagem a Edward Johnson

A história de James é apenas um exemplo dos tipos de descobertas incríveis que você pode fazer sobre o histórico da sua família usando o MyHeritage. Você nunca sabe o que você pode encontrar! Comece a construir sua árvore hoje para aprender sobre sua própria família.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado