8 pessoas que não deixaram a idade impedir que mudassem o mundo

Comentários

Em 10 de dezembro, a Sanna Marin da Finlândia se tornou a primeira-ministra mais jovem do mundo. Ela tem apenas 34 anos.

A carreira política de Sanna começou em 2012, quando foi eleita para a Câmara Municipal de Tempere aos 27 anos. Ela foi eleita para o Parlamento Finlandês aos 30 anos e, em junho do ano passado, tornou-se Ministra dos Transportes e Comunicações. Seu partido a nomeou para suceder Antti Rinne como primeira-ministra este mês.

É uma conquista e desejamos a ela muito sucesso em seu novo papel!

Em sua homenagem, gostaríamos de comemorar Sanna junto com outras 7 pessoas que não deixaram a idade (jovens ou velhos) impedi-los de mudar o mundo.

2. Malala Yousafzei

Malala Yousafzai nasceu no Paquistão, em uma família que administrava uma cadeia de escolas na região onde moravam. Quando o Talibã assumiu o poder em 2009, Malala começou a blogar para a BBC Urdu sobre a vida sob o regime, defendendo os direitos das mulheres e, principalmente, a educação para meninas. Ela tinha apenas 11 anos na época.
Malala continuou a falar contra o regime extremista talibã durante a adolescência. Aos 15 anos, ela sobreviveu a uma tentativa de assassinato e se mudou para o Reino Unido, onde fundou o Malala Fund: uma organização que luta pela educação de meninas em todo o mundo. Em 2014, ela se tornou a mais jovem premiada de todos os tempos do Prêmio Nobel da Paz quando o prêmio foi concedido a ela e a Kailash Satyarthi, da Índia. Ela tinha 17 anos na época.

Conhecida em todo o mundo simplesmente como Malala, ela é uma inspiração e guia para meninas de todos os lugares.

3. Michael Kearney

Michael Kearney, nascido nos EUA em 1984, foi a pessoa mais jovem a se formar na faculdade: ele recebeu um diploma de bacharel em antropologia pela Universidade do Sul do Alabama com a tenra idade de 10 anos. Michael também deteve o recorde de mais jovem a receber pós-graduado aos 14 anos – até Tathagat Avatar Tulsi da Índia receber seu mestrado aos 12 anos de idade em 1999.

4. Nola Ochs

No outro extremo do espectro está Nola Ochs, que se tornou a mais velha pós-graduanda do mundo em maio de 2007 aos 95 anos. Nola fez sua primeira classe na Universidade Estadual de Fort Hays (então chamada Kansas State College) em 1930, mas a colocou educação em pausa para criar seus 4 filhos. Quando seu marido faleceu em 1972, Nola decidiu continuar as aulas na Dodge City Community College e, após anos fazendo cursos ocasionais, ela percebeu que tinha apenas 30 horas de tímidas no curriculo. Então, em 2006, ela se mudou para um apartamento na Universidade Estadual de Fort Hays e, no ano seguinte, concluiu um curso de estudos gerais.

Ela não parou por aí: em maio de 2010, Nola obteve seu mestrado em estudos liberais na ESF, tornando-se a pessoa mais velha a receber uma graduação na idade avançada de 98 anos.

No geral, Nola levou 77 anos para obter seu primeiro diploma universitário. Isso só mostra que nunca é tarde demais!

5. Fu Mingxia

Fu Mingxia nasceu em Wuhan, Hubei, China, em 1978, e começou a treinar ginástica aos 5 anos. Embora ela fosse extremamente talentosa, seus treinadores decidiram que ela não tinha flexibilidade para ginástica e começou a treinar em mergulho – apesar de que , com apenas 7 anos de idade, ela ainda nem sabia nadar.

Nos Jogos Olímpicos de Barcelona em 1992, ela conquistou a medalha de ouro, fazendo dela a mais jovem medalhista de ouro olímpica já registrada. Ela provavelmente manterá esse título para sempre, porque como resultado de sua vitória, o comitê das Olimpíadas estabeleceu uma regra de que você deve ter 14 anos ou mais para competir nas Olimpíadas.

6. Oscar Swahn

Se Fu Mingxia era a pessoa mais jovem a ganhar uma medalha de ouro, quem era o mais velho? Esse seria o atirador sueco Oscar Swahn, que ganhou uma medalha de ouro em 1912 aos 64 anos. Oscar também participou dos jogos de 1920, ganhando o título de participante mais velho de todos os tempos nas Olimpíadas – e uma medalha de prata, que também fez dele o medalhista olímpico mais velho de todos os tempos. Ele tinha 72 anos na época.

7. Shirley Temple

Shirley Temple começou sua carreira cinematográfica aos 3 anos de idade, quando foi descoberta por Charles Lamont, diretor de elenco da Educational Pictures. Ela estrelou seu primeiro filme de longa metragem aos 5 anos, e o filme foi um sucesso internacional. No ano seguinte, uma categoria especial do Oscar foi criada especificamente em sua homenagem: o Juvenile Award. Ela tinha 6 anos ao recebê-lo, tornando-a a mais jovem a receber um Oscar.

8. Doge Enrico Dandalo

Enrico Dandalo herdou a posição de Doge, ou líder, da República de Veneza em 1192, quando seu pai finalmente morreu. Enrico tinha 85 anos na época e provou ser um líder surpreendentemente ambicioso e enérgico para alguém de idade tão avançada. Quando tinha 90 anos, lançou a Quarta Cruzada com o objetivo de conquistar o Egito muçulmano – e liderou a missão, atacando com suas tropas no campo de batalha. Tudo isso apesar do fato de ele estar cego desde os 60 anos. Ele morreu em Constantinopla em 1205 aos 98 anos.

Nunca é muito cedo, nunca é tarde demais.
Essas pessoas inspiradoras de todas as idades nos ensinam que a idade não é desculpa: nunca é cedo nem tarde para perseguir seus objetivos!

Existem pessoas notavelmente talentosas em sua família que não deixaram a idade atrapalhar? Gostaríamos muito de ouvir sobre eles nos comentários.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado