Noções básicas de genealogia Capítulo 3: Descobrindo registros históricos

Comentários

Este é o terceiro post da nossa série Noções Básicas de Genealogia, na qual o MyHeritager te orienta passo a passo na construção da sua árvore genealógica. Como discutimos no capítulo 1, o primeiro lugar para começar ao construir sua árvore genealógica é entrevistando seus parentes. Eles podem ajudar a fornecer os fatos e informações básicos para que você possa começar a reuni-los em uma árvore – conforme discutido no capítulo 2. O problema é que, ao contar apenas com informações de parentes vivos, você só pode voltar até a memória viva.

É aí que entram os registros históricos.

Os registros históricos podem incluir qualquer coisa, desde registros oficiais do governo ou militares até correspondência pessoal enviada do exterior. Até algumas décadas atrás, obter acesso a registros como esse envolvia viajar fisicamente para arquivos e bibliotecas e pesquisar meticulosamente através de listas e microfilmes. Hoje, pesquisar a história da sua família se tornou mais fácil do que nunca, graças ao acesso instantâneo online a registros digitalizados. O MyHeritage SuperSearch ™ fornece aos usuários acesso a mais de 10 bilhões de registros históricos digitalizados e pesquisáveis para ajudar os usuários em sua busca em aprender mais sobre suas raízes.

Aqui estão alguns tipos de registros históricos que você pode encontrar no MyHeritage que podem adicionar informações valiosas à sua árvore genealógica.

Registros de Nascimento, Casamento e Óbito

O primeiro tipo de registro vital começou nos tempos antigos: marcadores de túmulos. Tornou-se prática comum marcar um local de enterro com os nomes e datas de nascimento e morte do falecido.

No final do período da Renascença e no início dos períodos modernos, as igrejas começaram a acompanhar os batismos, enterros e casamentos ocorridos na comunidade. Mais tarde, os governos começaram a exigir que os cidadãos registrassem nascimentos, casamentos e mortes.

O MyHeritage concede aos usuários acesso a mais de 1000 coleções que incluem mais de 2 bilhões de registros desse tipo, incluindo certidões de nascimento, registros de casamento e divórcio, registros de igrejas e registros de enterro. Os registros são de todos os continentes e chegam tão longe no tempo quanto ao ano de 1474 em Leiden, na Holanda.

Os registros de nascimento, casamento e óbito podem fornecer informações vitais sobre seus parentes: quando e onde nasceram, com quem se casaram e onde e como morreram.

Na nossa coleção de Casamentos civis em Nord, na França entre 1792-1937 está o registro de casamento dos pais de Charles de Gaulle – Henri Charles Alexandre De Gaulle e Jeanne Caroline Marie Maillot.

Registro de casamento dos pais de Charles De Gaulle, Henri Charles Alexandre De Gaulle e Jeanne Caroline Marie Maillot, 1886

Censos e listas de eleitores

Quando os governos começaram a se modernizar, surgiu a necessidade de manter melhores registros da população. Os fundadores dos Estados Unidos propuseram o censo como uma maneira de garantir que a população de cada estado tivesse o número certo de representantes no governo. Em outros países, os governos podem ter coletado informações sobre a população local para fins fiscais.

No MyHeritage, você pode acessar mais de um bilhão de registros censitários e de recenseamento nas Américas, Europa e Oceania, começando pelas listas de cidadãos de Minden, na Alemanha, na década de 1570.

Os registros do censo geralmente incluem os nomes, idades e ocupações de cada membro da família que vive em uma determinada residência. Ao encontrar um registro do censo que mencione seus antepassados, você poderá aprender o endereço exato de onde eles moravam.

Extraído dos registros do censo norueguês de 1900 está o registro do censo de Edvard Munch, o artista da famosa pintura “O Grito”.

 

Registro do Censo da Noruega em 1900 para Edvard Munch

Registros de Imigração e Viagens

Os seres humanos se mudaram muito, especialmente nos últimos séculos, quando as viagens se tornaram menos perigosas e mais econômicas. Os registros de imigração tornaram-se especialmente importantes durante as principais ondas de imigração para os Estados Unidos na virada do século XX. Se seus ancestrais eram imigrantes, você pode aprender sobre quando eles vieram e de onde, graças a esses registros.

No MyHeritage, você encontrará 45 coleções com mais de 150 milhões de registros de imigração e viagens, incluindo documentos de imigração, listas de passageiros e registros de naturalização da Europa, Américas, Oceania e Ásia, começando pelos registros de imigração dos EUA desde o ano de 1500.

Jornais e Publicações

Com a invenção da imprensa no final do século XV, ficou muito mais fácil espalhar informações. O primeiro jornal impresso começou a publicar uma edição semanal na Alemanha em 1609. Jornais e livros registram eventos atuais importantes, e você pode encontrar menção de seus ancestrais nessas publicações – como figuras públicas importantes, como heróis de uma notícia local ou mesmo nos anúncios, oferecendo um serviço ou produto. Os obituários, em particular, podem fornecer informações valiosas sobre suas vidas.

O MyHeritage possui quase 80 milhões de registros de jornais e 85 milhões de registros de livros e publicações da América do Norte, Europa e Oceania.

Extraído do Delmarva Star, um jornal de Wilmington Delaware que faz parte da coleção de jornais de Delaware, 1880-2009, está uma peça biográfica de Annie J. Cannon, uma renomada astrônoma americana.

 

Article about Annie J. Cannon, no Delmarva Star, um jornal de Wilmington, Delaware.

Registros militares

Infelizmente, a existência humana tem sido atormentada pela guerra durante a maior parte da história. Seus ancestrais provavelmente sobreviveram a pelo menos uma guerra. Eles podem até ter servido no exército, ou ter irmãos ou outros parentes que morreram em batalha. Os registros militares podem fornecer informações valiosas sobre os membros da sua família, porque geralmente são bastante detalhados, incluindo características físicas como cor dos olhos, cor do cabelo e altura.

O MyHeritage concede aos usuários acesso a quase 50 milhões de registros militares da América do Norte, Europa e Oceania, que vão até 1787, no índice do exército britânico.

Outros registos

Esta dificilmente é uma lista exaustiva. Existem muitos outros tipos de documentos históricos em que os nomes de seus antepassados podem estar ocultos, apenas esperando para serem encontrados. Confira nosso catálogo completo de coleções para descobrir que outros tipos de registros você pode acessar no MyHeritage.

Vamos lá!

Pronto para mergulhar nos arquivos e descobrir documentos sobre seus antepassados? Você pode ir direto ao MyHeritage SuperSearch ™ para começar, mas nosso recurso Record Matches ™ pode lhe poupar o problema: traz automaticamente sugestões de registros que podem corresponder a indivíduos na sua árvore genealógica. Para acessar Record Matches ™, selecione “Correpondências por fonte” no menu “Descobertas”, ou clique no ícone marrom que aparece no cartão pessoal de um indivíduo na sua árvore genealógica.

Você já deu uma olhada no SuperSearch ™? O que você descobriu? Conte pra gente nos comentários!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado