Navegando seus relatórios de saúde do MyHeritage DNA

Comentários4

O novo teste MyHeritage DNA Saúde+Antepassados oferece uma ampla gama de informações genéticas através de relatórios de saúde detalhados para 27 doenças. Eles incluem relatórios poligênicos inovadores para condições comuns, como doenças cardíacas, câncer de mama feminino e diabetes tipo 2; relatórios de risco genético para 11 condições monogênicas, incluindo doença de Parkinson, Alzheimer e Crohn; e 13 notificações de estado de portador para condições incluindo a doença de Tay-Sachs, fibrose cística e anemia falciforme.

Até o presente momento, milhares de clientes já receberam seus relatórios de saúde. Isso inclui clientes que compraram o novo teste e clientes que atualizaram seu kit de DNA anterior do MyHeritage para receber relatórios de saúde. Se você está interessado em receber os relatórios de saúde, você pode comprar um novo teste ou atualizar seu teste MyHeritage DNA previamente cadastrado no nosso sistema.

Neste post, explicaremos como navegar os relatórios de saúde e descreveremos seus diferentes componentes.

Acessando seus relatórios

Algumas semanas após o laboratório de DNA receber a sua amostra, ou alguns dias depois de adquirir uma atualização de saúde para um teste MyHeritage DNA já existente, você receberá um e-mail notificando que os seus relatórios de saúde estão prontos. No e-mail, clique no botão para fazer login e acessar seus relatórios de saúde.

Exemplo de e-mail indicando que seus relatórios de saúde estão prontos

Você também pode acessar seus relatórios de saúde a partir do site do MyHeritage clicando na aba Saúde na barra de navegação. Selecione “Riscos Genéticos” ou “Status da Portador” para abrir seus relatórios de saúde. Você também pode encomendar mais kits de saúde.

Supervisão Médica e Aconselhamento Genético

Para clientes nos Estados Unidos, uma rede independente de médicos chamada PWNHealth supervisiona esse novo serviço e fornece supervisão clínica. Um médico independente analisará e aprovará o processamento de cada teste e avaliará todos os relatórios de saúde antes de serem liberados. Quando um relatório indica um risco aumentado para uma doença específica, o médico determinará se o aconselhamento genético é necessário.

Se o aconselhamento genético for recomendado, você receberá um e-mail explicando como marcar uma consulta por telefone ou vídeo com um analista genético da PWNHealth. Depois de agendar sua sessão com o analista genético, você poderá acessar seus relatórios.

Privacidade

Antes de poder visualizar seus relatórios, será solicitado que você redigite sua senha. Esta é uma barreira de segurança adicional que foi incluída especificamente para os relatórios de saúde.

Você será solicitado a digitar sua senha quando acessar seus relatórios de saúde

Introdução aos seus relatórios de risco genético

Na primeira vez que você visualizar seus relatórios, você receberá uma introdução rápida que explica o que você está prestes a ver e como abordar seus resultados.

Você terá uma breve explicação sobre seus relatórios de saúde quando os acessar pela primeira vez

Após a introdução, será perguntado se você deseja exibir relatórios de risco genético para condições incuráveis como Alzheimer e Parkinson. Por padrão, esses relatórios não são exibidos até que você escolha visualizá-los. Se você optar por não visualizar esses relatórios, poderá alterar sua preferência mais tarde no menu “Configurações”. Lembre-se que todos os usuários terão que responder essa mesma pergunta; ela não está diretamente ligada a seus resultados reais.

Você pode decidir se deseja receber relatórios de risco genético para Alzheimer e Parkinson

Relatórios de Risco Genético

Em seguida, você será direcionado para uma página que agrupa seus resultados baseado no nível de risco genético. As doenças para as quais você tem um risco aumentado aparecerão primeiro, seguidas por condições para as quais você tem um risco genético médio e, finalmente, para as quais você tem um risco reduzido. 

Uma amostra da página do risco genético geral

Esses relatórios apenas refletem seu risco genético para o desenvolvimento de uma doença. Eles não dizem se você tem ou irá desenvolver uma doença.

Em alguns casos, o relatório para uma condição específica pode não ser fornecido. Isso pode ser por causa das informações que você forneceu no questionário de saúde, sua etnia ou por causa de resultados inconclusivos. Se um relatório não puder ser fornecido, você encontrará uma explicação na parte inferior da página de risco genético geral.

Clique em qualquer um dos nomes das condições para visualizar seu relatório de risco genético completo para essa doença.

Relatórios de risco poligênico

Relatórios de risco poligênico são relatórios inovadores que examinam centenas e, em alguns casos, milhares de variantes em todo o genoma para fornecer uma estimativa abrangente de risco genético baseada em um método chamado escores de risco poligênico (PRS).

Os três relatórios iniciais de risco poligênico disponíveis baseiam-se em estudos de populações européias, portanto, eles estão disponíveis apenas para pessoas que são principalmente de ascendência européia.

Para visualizar qualquer um dos seus relatórios de risco poligênicos, clique em uma das condições poligênicas listadas no resumo, nesse caso, doença cardíaca.

Clique em cada condição para visualizar seu relatório personalizado

Isto irá abrir o relatório completo para doenças cardíacas.

Um relatório de amostra indicando um risco genético ligeiramente aumentado para doença cardíaca

A página inclui um infográfico de população que compara o seu escore de risco genético para o desenvolvimento de doenças cardíacas com o risco entre pessoas da sua idade e do seu sexo biológico na população em geral. Clique nas guias “Pessoas como você” e “População geral” para alternar entre elas.

Entendendo seu risco ao longo da vida

O restante da página fornece mais informações sobre as próximas etapas – oferecendo sugestões sobre maneiras de gerenciar seu estilo de vida, obter mais conhecimento sobre uma condição em particular, obter informações sobre exames recomendados ou ajudar a capacitar outros membros da família a descobrir o risco genético que eles carregam.

Explore os próximos passos

Outros fatores de risco

A genética tem uma forte influência no risco de desenvolver certas doenças, mas o seu risco também é afetado pelo seu estilo de vida e pelo ambiente em que vive. Todos os relatórios de risco genético incluem uma guia chamada “Outros fatores de risco” que detalha os outros fatores que podem afetar sua probabilidade de desenvolver uma doença genética.

Explore outros fatores de risco

A respeito da doença.

Na terceira guia do seu relatório personalizado, com o rótulo “Sobre a condição”, você receberá informações mais detalhadas sobre uma doença em específico, incluindo sintomas, frequência, fatores genéticos e considerações sobre estilo de vida.

Detalhes do Relatório

Na quarta e última guia do seu relatório, “Detalhes do relatório”, você descobrirá mais sobre como sua estimativa de risco genético foi determinada.

Você também encontrará uma lista de testes a serem considerados e que você poderá compartilhar com o seu médico.

Relatórios de Risco Genético para Condições Monogênicas

Você pode acessar seus relatórios de risco genético personalizados para condições causadas por um único gene (condições monogênicas) n mesma página de resumo de resultados.

O relatório de risco genético para condições monogênicas é estruturado de forma muito semelhante ao relatório de risco poligênico, mas tem algumas diferenças que são importantes ressaltar.

Na amostra a seguir, uma variante de risco foi detectada para a doença de Crohn.

O relatório explica que tipo de variante foi encontrado e como essa variante se traduz em seu risco genético de desenvolver a doença. Isso inclui uma análise de como seu risco se compara a outros com as mesmas variantes genéticas que você e com a população em geral.


Detalhes do Relatório

Na guia de detalhes do relatório, você encontrará mais informações sobre as variantes específicas que foram analisadas. Variantes típicas aparecem em verde; variantes patogênicas ou de risco, ou seja, variantes que podem contribuir para o desenvolvimento da doença, aparecem em vermelho.

Abaixo da lista de variantes, você verá uma explicação da metodologia e interpretação do teste usada pelo MyHeritage. Isso inclui informações sobre o laboratório, o chip de DNA exclusivo do MyHeritage e o processo de validação secundária para os resultados de risco significativamente altos, para reduzir falsos positivos.

O objetivo desse teste é fornecer aos usuários informações valiosas sobre sua saúde, que podem ajudar a tomar melhores decisões sobre estilo de vida e a buscar aconselhamento médico. Decisões sobre diagnóstico e / ou tratamento médico devem ser baseadas em avaliação clínica, triagem adicional e outras informações que seu médico julgar apropriadas.

Relatórios de status de portador

Para visualizar seus relatórios de status de portador, selecione a guia Status de Portador na parte superior da página do relatório.

Introdução ao Status de Portador

Na primeira vez que você visualizar esses relatórios, você receberá uma introdução rápida, semelhante àquela que viu antes de visualizar seus Relatórios de Risco Genético. A introdução explicará o que significa ser ou não um portador e porque os relatórios de status de portador são importantes para você e sua família.

Na página que resume os resultados do status de portador, você verá todas as condições para as quais é provável que você seja portador listadas na parte superior, e as condições restantes, das quais você provavelmente não é portador, listadas na parte inferior.

Uma amostra da página geral de status de portador

Clique no nome de qualquer uma das doenças para visualizar seu relatório detalhado para essa condição.

A amostra de relatório abaixo mostra que uma variante patogênica foi detectada para anemia falciforme. Este achado indica que a pessoa provavelmente é portadora de anemia falciforme. O relatório detalha exatamente quais variantes foram analisadas.

O relatório explica mais sobre as implicações de ser portador e o potencial de passar uma variante patogênica para os filhos.

A guia “Sobre a condição” é semelhante à mesma guia em seus Relatórios de Risco Genético – ela oferece mais informações sobre a doença, sinais e sintomas, prognóstico, causas, frequência e padrões de herança.

Detalhes do Relatório

A guia “Detalhes do relatório” identifica as variantes exatas que foram testadas, as descobertas do teste, se alguma das variantes é patogênica, e a frequência dessa variante entre diferentes etnias.

Tal como acontece com os relatórios de risco genético, são fornecidas informações abrangentes sobre a metodologia do teste, interpretação e estimativas de risco.

Conclusão

Os relatórios de saúde do MyHeritage fornecem informações personalizadas sobre o risco de você desenvolver ou transmitir 27 condições genéticas. Relatórios adicionais estão sendo adicionados. Além de oferecer uma estimativa geral de risco para cada condição, os relatórios de saúde também oferecem detalhes sobre os genes e as variantes específicas que foram examinadas, identificando aquelas que estão implicadas em seu risco pessoal e fornecem uma explicação detalhada de como seu DNA foi analisado. Você pode compartilhar seus resultados com os membros da sua família, já que isso pode ajudar a criar uma visão geral melhor sobre a saúde da sua família e sugerir que eles também considerem os testes genéticos. Você pode fazer o download e imprimir seus relatórios para compartilhá-los com seu médico a fim de obter um atendimento mais informado e personalizado. Se você está interessado em receber os relatórios de saúde, você pode comprar um novo teste ou atualizar seu teste MyHeritage DNA previamente cadastrado no nosso sistema.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Isa Paula Rossi Vieira


    setembro 5, 2019

    Quais são os procedimentos para se fazer o teste? Obrigada.

    • Nayara


      setembro 5, 2019

      Olá, Isa!

      É só acessar MyHeritage.com.br/DNA e encomendar seu kit. Ele vai chegar pelo correio com todas as informações que você precisa para saber como registrar o kit, coletar a amostra e enviar para o laboratório.

  • Jean


    setembro 5, 2019

    Eu e minha irmã já fizemos o teste genético em um laboratório dos EUA. Temos como cadastrar os resultados?

    • Nayara


      setembro 5, 2019

      Só para a área de DNA.
      Se vocês quiserem ter acesso aos resultados de saúde, terão de fazer o teste do MyHeritage pra que suas amostras possam ser processadas pelo nosso chip e analisadas no nosso laboratório.