Tutorial de DNA – parte 7: equívocos comuns sobre os testes de DNA

Comentários4

Se você estiver seguindo os nossos Tutoriais sobre DNA, então você já deve ter aprendido um bom bocado sobre testes genéticos. Afinal já falamos aqui desde a composição do DNA, passando pela sua estrutura, como acontece a expressão do DNA e como é feita a análise do seu teste de DNA para podermos dizer de onde vêem os seus ancestrais, para que você possa encontrar novos parentes.

Hoje, vamos falar sobre alguns equívocos relacionados aos testes de DNA.

Mito #1: os testes de DNA são feitos com amostra de sangue ou cuspe

A sua sequência genética é praticamente a mesma em quase todas as células do seu corpo. O que é bastante conveniente para o teste de DNA: isto significa que não nos limitamos a usar as células presentes no seu sangue, ou cuspe. O teste de DNA do MyHeritage é feito com um simples cotonete bucal. Ao esfregar gentilmente o cotonete na parte interna da bochecha, por uns 30-60 segundos, as células epiteliais ficam retidas no cotonete. Na sequência, o nosso laboratório extrai o seu DNA a partir destas células.

Mito #2: Já que os filhos herdam o DNA dos seus pais, irmãos recebem exatamente os mesmos resultados.

Embora seja verdade que você herda 50% das suas etnias dos seus pais, você não herda necessariamente 50% de cada uma de suas etnias. Por exemplo, vamos supor que sua mãe seja 50% ibérica e 50% italiana. Isto não significa que você será 25% ibérico e 25% italiano. A mistura genética e étnica é feita aleatoriamente. Para continuarmos com este exemplo: pode ser que você seja 10% ibérico e 40% italiano. Além disso, as etnias que você herda da sua mãe dão aproximadamente 50% da sua composição genética total. Mas não tem como saber como será a sua composição, o porcentual de cada etnia, sem fazer um teste de DNA. 

E é por isso que irmãos têm resultados diferentes! Dos 50% ibérico e 50% italiano da sua mãe, ela pode ter passado 10% ibérico e 40% italiano para um filho e 20% italiano e 30% ibérico para um outro filho.

Mito #3: Sua composição genética vai corresponder à sua genealogia

Há vários motivos pelos quais a sua composição genética pode ter etnias diferentes das presentes na sua árvore genealógica.

Se uma etnia tiver sido passada adiante durante várias gerações, pode ser que você não tenha herdado uma quantidade detectável.

Você pode ter herdado etnias inesperadas, de antepassados que você nem sabia que tinha. Mesmo as árvores mais completas não incluem todos os antepassados.

Também existem limitações biológicas para o teste de DNA. Por exemplo, algumas populações têm o DNA muito semelhante devido à proximidade geográfica ou histórias de imigração que fazem com que haja muita mistura numa população que tinha genes isolados. É por isso, por exemplo, que você vê como resultado uma etnia inglesa, quando esperava algo da Escandinávia ou Alemanha.

Se você ainda não fez um teste de DNA e você está curioso para saber os seus resultados, peça agora o seu kit de DNA do MyHeritage ou faça o upload no site do MyHeritage dos seus resultados obtidos em uma outra empresa, gratuitamente!

Aproveite!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • ginamussio


    agosto 25, 2018

    Valeu Obrigado.

  • Adriano Bedore


    outubro 30, 2018

    Eu fiz o teste de DNA e gostaria de saber se é possível enviar para outras empresas/companhias que têm outras bases de dados o meu teste e se sim, como eu faço isso?

    • Karen


      novembro 13, 2018

      Olá Adriano, primeiramente você tem que pesquisar qual a empresa que pretende utilizar e depois verificar se o kit do MyHeritage tem compatibilidade com ela. Para instruções peço que entre em contato com o suporte da mesma.

  • Sarah


    maio 3, 2019

    Olá!
    Gostaria de esclarecer uma dúvida. Eu fiz o teste de ADN, porém consta que tenho 0% de Escócia, Irlanda e Galês e Escandinavo, mas nas minhas correspondências tenho 112 e 80, essas correspondências o que significa exatamente? Partilho o mesmo ADN das pessoas que habitam aquelas regiões?