Os 10 sobrenomes mais populares do Brasil

Comentários9

Hoje vamos falar de nomes e sobrenomes.

No Brasil, nome é uma coisa levada muito a sério. A maioria dos pais escolhe com muito cuidado o nome que dará ao seu rebento. Assim sendo, existem desde pais muito empenhados em dar aos seus filhos os nomes mais raros do mundo (e não se importam se os nomes acabem ficando muito extravagantes).

Já outros pais que acham que a grafia é fundamental (e capricham em colocar muitos “H”s, “L”s, mesmo quando isso não faz sentido algum). Finalmente, há pais que se preocupam em dar nomes mais tradicionais e que tenham um som mais brasileiro (por isso vemos agora uma nova geração com nomes considerados mais antigos como Maria, Ana, João e Joaquim).

No caso dos sobrenomes, a autonomia não é tanta. Afinal estes contam a história de uma família e carregá-los na nossa identidade é motivo de orgulho e de tradição. Os sobrenomes vão sendo passados de pai para filho e alguns deles são mais conhecidos do que outros.

Vamos listar aqui os 10 sobrenomes mais populares do Brasil. Provavelmente o seu estará aqui, ou o de alguém que você conhece bem.

1- SILVA – Este é de longe o sobrenome mais comum do Brasil. Estima-se que mais de 10 milhões de brasileiros tenham este sobrenome. E porque ele é tão comum? O sobrenome Silva tem origem em Portugal – onde ele também é bastante frequente. Assim, com a imigração portuguesa, muitos Silvas vieram para o Brasil. Outras pessoas, que queriam deixar para trás as suas histórias nos países de origem, também adotaram o sobrenome ao chegar o país. E o mesmo aconteceu com os escravos trazidos ao país – que receberam dos seus donos este sobrenome.
Silva em latim significa “floresta” e é provável que os primeiros Silvas tenham vivido perto de florestas.

2- SANTOS – Este sobrenome é o segundo mais encontrado no país. Estimativas mostram que mais de 4 milhões de brasileiros compartilhem este sobrenome, que também é bastante encontrado em Portugal. Porém, outros países como a Itália e França também utilizavam este sobrenome, então, imigrantes de vários países contribuíram para a popularização deste sobrenome no país. Santos, como se pode imaginar, tem uma origem religiosa. Uma tradição popular fazia com que pessoas nascidas no dia 1º de novembro recebessem este sobrenome em homenagem a Todos os Santos. Além disso, cristãos-novos – ou seja, judeus que foram forçados a se converter ao cristianismo – também adotavam este sobrenome, para fugir da inquisição.

3- OLIVEIRA – Oliveira é o número 3 na lista dos sobrenomes mais populares do Brasil. Como no exemplo anterior, Oliveira também foi um sobrenome trazido ao Brasil pelos portugueses. Ele também tem origem toponímica – os Oliveiras originais provavelmente tinham uma plantação desta árvore, para produzir azeitonas. Acredita-se que o nome tenha sido utilizado pela primeira vez em Portugal, na vilinha de Paço de Oliveira, pertencente a Arcos de Valdevez.

4- SOUSA – No Brasil temos Sousas e Souzas – ambas as grafias são aceitas e utilizadas. Este sobrenome também é bastante comum em Portugal e tem a sua origem no latim, significando “seixo” ou “rocha”. Em Portugal, o sobrenome também costumava designar rios e povoados perto de rochas. Com isso, as famílias que lá viviam, às margens do Rio Sousa, acabaram recebendo este sobrenome. “Sousa” também foi trazido ao Brasil pelos imigrantes portugueses.

5- LIMA – A origem deste sobrenome também é toponímica e oriunda do Rio Lima, que passa pela Espanha e Portugal. Ele também foi trazido ao Brasil pelos imigrantes destes países. Lima é uma palavra com raiz latina, significando “cercas” destinadas a proteger a fronteira ou fortificações militares romanas. Era uma palavra utilizada no sentido de limite, fronteira ou cerca. Também há uma lenda de que Lima tem origem celta e significa “esquecimento”. Quem atravessasse o rio Lima acabaria se esquecendo de tudo e perderia a memória.

6- PEREIRA – Como no caso dos Oliveira, o sobrenome Pereira também tem origem toponímica, fazendo referência a uma plantação de árvores de pera. No norte de Portugal havia um local chamado de Quinta das Pereiras e estima-se que esta tenha sido a origem deste sobrenome. Esta propriedade era da casa de Bragança. A exemplo do sobrenome Santos, Pereira também foi bastante adotado por cristãos-novos.

7- FERREIRA – Este sobrenome tem origem portuguesa e espanhola e refere-se a locais que sejam ricos em ferro, ou também à profissão dos ferreiros. Como há duas explicações possíveis para este, que é o 7º sobrenome mais popular do Brasil, ele não costuma ser exemplo de sobrenome toponímico ou ocupacional (isto é, ligado à profissões), como explicamos neste artigo.

8- COSTA – O sobrenome Costa também é toponímico e denomina aqueles que viviam na “Costa”, ou seja, à beira-mar.  Este sobrenome também pode ser encontrado na Espanha e Itália. A palavra Costa também tem origem latina e significa “costela”. Curiosamente, o brasão da família Costa tem estampado o que parecem ser ossos, ou costelas. Heraldistas afirmam todavia, que estas seriam lâminas ou facas sem pontas, que têm a mesma denominação.

Brasão da família Costa, fonte: Wikipedia.pt

9- RODRIGUES – Este sobrenome, bastante comum em Portugal e na Espanha (com a grafia Rodriguez), é de origem patronímica. Para quem não está familiarizado com este conceito, patronímicos são nomes derivados do nome do próprio pai, onde “-es” significa “filho de”. Assim, Rodrigues são os filhos do Rodrigo. Este é o 9º sobrenome mais comum do país e, como nos outros sobrenomes acima, também foram trazidos para o país pelos imigrantes.

10- ALMEIDA – Finalmente, para fechar a nossa lista, temos o sobrenome Almeida, que tem uma origem um pouquinho diferente. Almeida é um nome que tem origem árabe, da época em que os mouros dominavam a Península Ibérica. No árabe “al” é um artigo (como “o”, “a” no português) e “meida” significa “mesa”. Como outras palavras começando com “al” no português (algodão, alface, algarismo), acabamos adotando também esta palavra no vocabulário português. Em Portugal um castelo acabou ganhando o nome de Almeida e como o seu dono acabou ficando famoso por derrotar os mouros, ele recebeu um título do Rei Sancho I – Senhor do Castelo de Almeida, e acabou passando este sobrenome para seus descendentes.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Airam Pontes Paula


    agosto 27, 2018

    Pontes Paula. Anota aí por favor na lista dos sobrenomes.

  • Sol J. Haym


    agosto 27, 2018

    O nome Oliveira E de origem Árabe, pois os Mouros traduziram o nome ZEITUNI que era muito comum entre eles. O nome SILVA E de origem Romana, aja visto que o General Romano que conquistou MASSADA onde os Israelitas preferiram se suicidar em grupo do que se render, se chamava SILVA

  • Nuno Leitao


    agosto 27, 2018

    Almeidas eram as crianças abandonadas em instituiçoes. recebiam o apelido Almeida.

  • ANGELA MOREIRA LEITE


    agosto 27, 2018

    Acho que MARTINS e FERNANDES, juntos ou separados, e PINTO são nomes de origem portuguesa e bem comuns. Gostaria até de saber como posso pesquisar minhas origens portuguesas nesse site.
    Aguardo resposta.

  • lUIZ


    agosto 27, 2018

    Familia Pain ou Paim, qual seria a origem e como veio ao Brasil.

  • Denise Schincaglia


    agosto 28, 2018

    Anota Schincaglia, também .

  • Magdala Cavalcanti de Melo


    agosto 31, 2018

    Muito interessante. Só não entendo a omissão da familia Cavalcanti. Há ainda Maia, Athayde, Melo que são bastante conhecidos

  • Magdala Cavalcanti de Melo


    agosto 31, 2018

    Muito interessante. Só não entendo a omissão da familia Cavalcanti. Há ainda Maia, Athayde, Melo, Azevedo, que são bastante conhecidos

  • José Lopes do Rosário


    setembro 6, 2018

    O sobrenome de “Santos” em Portugal está frequentemente associado a antecessor abandonado (exposto) na roda quando bébé. As rodas em Portugal foram geridas pelas Misericórdias (criadas em 1498) e existiram até 1870. O sobrenome Santos foi o mais comum para os expostos na roda, em particular nos séculos XVIII e XIX.