Novo filtro para as Correspondências de DNA

Comentários2

É com prazer que anunciamos o lançamento de mais uma função – um novíssimo sistema para filtrar as suas correspondências de DNA – que acreditamos ser a melhor que você irá encontrar.

Você recebe correspondências de DNA quando outras pessoas compartilham segmentos de DNA com você. Assume-se que cada correspondência de DNA tenha alguma relação com você, em que um ou mais segmentos compartilhados com você tenha(m) sido herdado(s) de um antepassado em comum. A base de dados do MyHeritage cresceu tanto, que a maioria dos usuários do MyHeritage tem centenas ou milhares de Matches. Gerenciar todas estas correspondências de DNA e compreender as conexões acabou se tornando um verdadeiro desafio – e é exatamente para isso que o sistema de filtro foi concebido!

O filtro lhe deixa visualizar um pequeno grupo de correspondências de DNA de cada vez, priorizando aquelas que correspondam a critérios específicos, de maior interesse para você. Adicionamos uma bela interface para os usuários à página geral de DNA, onde você pode aplicar o filtro às suas correspondências de DNA para ver grau de parentesco, localização ou etnia. Também adicionamos uma barra de ferramentas incrementada que permite você usar todos estes filtros e muito mais. Com ela você pode combinar os múltiplos filtros, bem como filtrar as matches com critérios adicionais como: correspondências que também tenham uma árvore genealógica, ou que tenham sobrenomes ancestrais em comum ou que tenham Smart Matches™ com você.

O filtro das correspondências de DNA pode ser combinado com uma triagem e busca. Por exemplo, você pode facilmente encontrar todas as suas correspondências de DNA que tenham “João” no nome da correspondência, ou um sobrenome ancestral e aplicando o filtro para visualizar apenas aqueles que tenham uma determinada etnia e que vivam em um determinado país, ao mesmo tempo em que ordena tudo em ordem alfabética, ou pela quantidade de DNA compartilhado.

Estas funções turbinadas, juntamente com a alta precisão das correspondências, tornaram as correspondências de DNA do MyHeritage nas melhores e mais fáceis de usar do segmento – na nossa modesta opinião 🙂 Todos aqueles que já fizeram um teste de DNA do MyHeritage ou que tenham subido os dados de DNA provenientes de uma outra firma podem agora testar e aprovar o novo sistema de de filtro das correspondências de DNA. E a ferramenta é gratuita! Algumas funções avançadas na página de análise das correspondências de DNA podem requerer uma assinatura, como por exemplo visualizar a composição genética de uma correspondência de DNA.

Como parte deste update, também fizemos algumas melhorias na interface do usuário das correspondências de DNA em geral. Por exemplo, posicionamos a composição genética e as correspondência de DNA em duas abas adjacentes, para que fique ainda mais fácil passar de uma para a outra, em qualquer kit gerenciado por você. A visualização das árvores genealógicas das suas correspondências de DNA utiliza agora a visualização no modo linhagem.

Muitos usuários comentam que temos a melhor interface de todas para usuários utilizando as correspondências de DNA – e agora ela está ainda melhor.

Acessando os novos filtros

Reformulamos a página geral de DNA e agora o filtro para as correspondências de DNA toma quase toda a página.

Para chegar na página geral de DNA e acessar os novos filtros gráficos para as correspondências de DNA basta clicar em “Geral” na aba “DNA” do menu:

Acessando os filtros gráficos (clique para ampliar)

A página geral do DNA oferece um resumo da sua composição genética, com um link para a estimativa completa. Logo abaixo encontra-se o resumo das suas correspondências de DNA, com a repartição gráfica das correspondências de acordo com o parentesco, país de residência e suas etnias. Estes novos filtros serão descritos com mais detalhes abaixo.

Aba geral do DNA (clique para ampliar)

Vamos à descrição detalhada dos novos filtros.

Filtrando por parentesco

Ao usar o filtro de parentesco, pode-se ver facilmente quantas correspondências de DNA você tem com familiares próximos (familiares diretos através de primos de primeiro grau), familiares distantes (de primos de segundo até terceiro grau) ou parentes distantes (primos de terceiro grau ou ainda mais distantes). Alguns usuários estão mais interessados nas correspondências com familiares próximos, enquanto outros ficam verdadeiramente intrigados sobre os parentescos com parentes distantes. Agora dá para ficar de olho no número de correspondências que você tem em cada categoria e ver de cara se você tem novas correspondências em cada uma das categorias que lhe interessam mais. Em breve adicionaremos indicadores ao lado dos familiares próximos e distantes para indicar se você tem novas correspondências nestas categorias.

Filtro de parentesco (clique para ampliar)

Passe com o mouse sobre qualquer categoria de parentesco para destacar o anel correspondente em roxo, na exibição gráfica.

Ao clicar em qualquer categoria, ou no anel correspondente, você será levado à página de correspondências de DNA, onde suas matches serão automaticamente filtradas para exibir somente as correspondências na categoria de parentesco selecionada.

Exemplo: Filtrando o parentesco para exibir somente correspondências com a família estendida (clique para ampliar)

Filtro por localização

Este filtro mostra quantas correspondências existem para cada país de residência. Muitas vezes isto coincide com a sua composição genética.

Filtro de localização (clique para ampliar)

Clique em qualquer país no mapa, ou na lista da coluna à direita, para ir automaticamente à página de correspondências de DNA, filtrada automaticamente para exibir apenas as correspondências que residem no país selecionado.

Exemplo: Filtrando por país para exibir apenas as matches residentes na Noruega (clique para ampliar)

Observe: para maior consistência, este filtro é baseado no país de residência das suas correspondências e não nas informações da árvore genealógica, como país de nascimento. O país de nascimento pode ser bastante útil e, por vezes, é diferente do país de residência atual, mas esta informação não está disponível para as correspondências de DNA que não têm um árvore genealógica no site. Talvez adicionemos futuramente um filtro para o país de nascimento.

Filtro por etnia

O filtro por etnia mostra quantas correspondências suas têm uma das suas etnias distribuídas nas 42 etnias oferecidas pelo MyHeritage DNA, sendo que a etnia é significativa para aquela pessoa – ou seja, a etnia em questão atinge pelo menos 10% da porcentagem étnica total da pessoa correspondente.

Filtro de etnias (clique para ampliar)

As etnias listadas no topo do filtro são suas próprias etnias (ordenadas porcentualmente) já que provavelmente são estas as correspondências que você irá querer analisar em primeiro lugar. Algumas das suas correspondências de DNA estarão listadas em várias etnias. É por isso que o número à direita será maior do que a soma total das suas correspondências. Este é um bom local para identificar quais das suas etnias estimadas podem ser incorretas. Por exemplo, se o MyHeritage estimou que você é 1.2% italiano, mas você não tem nenhuma correspondência italiana (que tenha pelo menos 10% desta etnia), então é provável que a sua composição italiana é um falso positivo. Lembre-se que a composição genética é uma estimativa e pode incluir imprecisões. As etnias através das quais você tem muitas correspondências provavelmente são mais importantes na sua composição étnica. Lembre-se que os números são um pouco tendenciosos devido às populações que fizeram os testes com o MyHeritage – de forma que algumas etnias podem estar super-representadas e outras sub-representadas. Existem tantas pessoas com raízes europeias no MyHeritage que você provavelmente tera muitas correspondências europeias também, mesmo sem ter etnia europeia. Um outro exemplo interessante, talvez você seja 0% queniano, mas ainda assim você tem correspondências com pessoas de etnia queniana. Como isso acontece? Eles receberam a etnia queniana de seus antepassados e estes não são os mesmos antepassados compartilhados com você, mas antepassados de suas outras linhas.

Clique em qualquer etnia para verificar a lista de correspondências de DNA, filtrada automaticamente para exibir somente matches que tenham aquela etnia em especial (e com uma presença de pelo menos 10% na composição genética da pessoa).

Exemplo: Filtrando por etnia para exibir somente correspondências com etnia do Norte da Europa e Europa Ocidental (clique para ampliar)

Caso a sua composição genética tenha uma etnia especial que lhe deixe com a pulga atrás da orelha, use este filtro para checar suas correspondências de DNA que também tenham esta etnia. Talvez você consiga verificar o grau de parentesco com estas pessoas e isto, por sua vez, lhe ajudará a descobrir qual dos seus antepassados lhe passou esta etnia em particular.

Utilizando a nova barra de ferramentas do filtro

A nova barra de ferramentas do filtro é parte da página das correspondências de DNA e aparece automaticamente, caso um filtro esteja ativo. Em todos os exemplos mostrados acima, chega-se na página de correspondências de DNA sempre que um filtro for ativado nos filtros gráficos na página geral de DNA e estiver em negrito na barra de ferramentas do filtro. Porém, caso você queira, também é possível acessar a barra de ferramentas do filtro automaticamente.

Para fazê-lo, visite a página geral de correspondências de DNA, clicando em “Correspondências de DNA” na aba “DNA”.

Acessando a página de correspondência de DNA (clique para ampliar)

Na página de correspondências de DNA, clique em “Filtros” – o botão está localizado ao lado de um ícone que se parece com um filtro, para que a barra de ferramentas dos filtros apareça, como na imagem a seguir:

Acessando a barra de ferramentas do filtro (clique para ampliar)

A barra de ferramentas do filtro lhe dá acesso aos filtros descritos acima (parentesco, localização e etnia) e você pode aplicar outros filtros paralelamente. Caso mais de um filtro seja selecionado, eles serão aplicados em conjunto (utilizando a lógica E, por exemplo filtro1 E filtro2 E filtro3). Por exemplo, você pode filtrar suas correspondências de DNA para ver todas as matches que morem no Brasil E que sejam judeus sefarditas. Um outro exemplo, você pode ver suas correspondências relacionadas à família estendida, que more em Portugal.

Preste atenção à primeira entrada na barra de ferramenta do filtro, que faz referência aos detalhes da árvore. Utilizando o filtro para detalhes da árvore é possível ver somente as correspondências que também tenham uma árvore genealógica no site, que tenham um sobrenome ancestral em comum, ou caso existam Smart Matches™ em ambas as árvores. Isto é extremamente importante para isolar as correspondências de DNA que possam ser valiosas para a sua pesquisa. As correspondências que compartilhem sobrenomes ancestrais com você podem ser mais fáceis na hora de você tentar entender o parentesco entre vocês, especialmente caso o sobrenome ancestral seja pouco comum. Por exemplo, se uma correspondência de DNA e você compartilharem o sobrenome Kopelevitch e o seu avô tiver este sobrenome e a sua correspondência tiver uma avó com este sobrenome de solteira, isto poderia indicar o parentesco: através de um antepassado em comum, com sobrenome Kopelevitch.

Barra de ferramentas e o filtro com todos os detalhes da árvore (clique para ampliar)

Abaixo encontra-se um exemplo da aplicação de um filtro para sobrenomes ancestrais compartilhados, que encontrou uma correspondência com o sobrenome “Gordon”:

Filtrando sobrenomes ancestrais compartilhados (clique para ampliar)

No filtro de parentesco na barra de ferramentas do filtro, você pode selecionar suas correspondências pelo parentesco com você – podendo escolher visualizar somente a família próxima, família estendida ou parentes distantes.

Filtro de parentesco na barra de ferramentas do filtro (clique para ampliar)No filtro das localizações, é possível filtrar as correspondência por país de residência. Você pode combinar filtros adicionais como sobrenomes ancestrais compartilhados, para se concentrar nas correspondências de DNA de maior interesse.

Filtro de localização na barra de ferramentas do filtro (clique para ampliar)

Finalmente, no filtro de etnias, você pode filtrar as correspondências por etnias, escolhendo apenas aquelas matches que tenham pelo menos 10% de uma determinada etnia, em sua composição genética.

Filtro de etnias na barra de ferramentas do filtro (clique para ampliar)

Como explicado anteriormente, é possível aplicar mais de um filtro ao mesmo tempo. Por exemplo, com o filtro “Família estendida” e etnia “irlandesa, escocesa e galesa” você verá quais das suas correspondências de DNA obedecem a todas estas condições. Isto é, quais das suas correspondências entram na categoria primos de 2º a 3º grau e que tenham pelo menos 10% de etnia irlandesa, escocesa e galesa.

Aplicando filtros múltiplos simultaneamente (clique para ampliar)

Ordenando correspondências

As correspondências de DNA podem ser ordenadas através do botão “Classificar por” e depois escolhendo-se uma das opções do menu suspenso: DNA compartilhado, segmentos compartilhados, maior segmento, nome completo e mais recente.

No modo padrão, as correspondências são ordenadas por DNA compartilhado, o que significa que as correspondências com as quais você compartilha mais DNA serão listadas primeiro. A ferramenta de classificação não é nova, mas é uma excelente opção poder ordenar as correspondências após o uso do filtro.


Pesquisando as matches

Você também pode buscar uma correspondência através do nome ou sobrenome ancestral através do campo de busca. Clique na lupa para iniciar uma pesquisa.

Ao pesquisar um nome, serão mostradas as as correspondências com aquele nome, ou sobrenome ancestral.

É possível combinar a busca ao filtro. É só pesquisar nas correspondências que você já filtrou. Ou então é possível fazer uma pesquisa e então filtrar os resultados da busca.

No exemplo da busca avançada abaixo, o filtro de localização, o filtro de etnia e a barra de busca foram usados simultaneamente. Os resultados mostram correspondências de DNA que estão localizadas nos Estados Unidos, com etnia escandinava e com o nome ou sobrenome ancestral “Johnson”. Ou seja, uma ferramenta poderosa na ponta dos seus dedos!

Busca + filtro (clique para ampliar)

Para limpar os filtros ativos, clique em “Limpar filtros”.  Para limpar um pesquisa ativa, clique em “Limpar busca”.

Interface do usuário atualizada

Melhoramos a interface das páginas de correspondência de DNA, para que os resultados de DNA sejam ainda mais intuitos e fáceis de navegar. Estas páginas estão organizadas em três abas diferentes – geral, composição genética e correspondências de DNA.

O nome da pessoa cujos resultados você  está conferindo está listado no topo. Conforme você for pulando de aba em aba, você verá sempre os resultados da mesma pessoa, quer esteja na aba geral, na composição genética ou correspondências de DNA.

Caso você gerencie mais de um kit, é possível alterar a pessoa para verificar os resultados de outros kits ao clicar em “Selecionar outra pessoa” e depois escolher a pessoa que deseja visualizar no menu suspenso. Assim, houve uma substituição do display que tínhamos anteriormente, que utilizava “cartões” diferentes para cada kit de DNA gerenciado. A forma anterior não funcionava tão bem para mais de 3 kits e não permitia uma troca fácil entre a correspondência de DNA e a composição genética do mesmo kit. Se você gostava da disposição anterior com os “cartões” esperamos que você se familiarize rapidamente com esta nova disposição de “Selecionar outra pessoa” e que acabe preferindo esta maneira de gerenciar seus kits.

Utilizando a função “Selecione outra pessoa” para visualizar os resultados de um outro kit de DNA (clique para ampliar)

Aba Geral

No topo da aba geral, pode-se ver as principais etnias da composição genética. Caso haja mais de três etnias na composição genética, não serão apresentadas todas elas ali.

Clique em “Veja a estimativa completa” para abrir a aba da composição genética, onde você verá a lista completa de todas as suas etnias com as porcentagens.

Mudando para a aba da composição genética (clique para ampliar)

Abaixo das etnias principais encontra-se um resumo das correspondências de DNA, com os três filtros gráficos já descritos acima.

Para visualizar a lista completa de todas as suas correspondências de DNA (não filtradas) clique em “Visualizar correspondências de DNA” e você será levada para a respectiva aba.

Alternando para a aba das correspondências de DNA (clique para ampliar)

Aba da composição genética

Na segunda aba encontram-se os resultados da sua composição genética. Não temos mudanças aqui.

Aba da composição genética (clique para ampliar)

Alguns de nossos usuários não conhecem uma função muito interessante disponível aqui, então vamos aproveitar a oportunidade para explicá-la. Ao clicar na opção “Mostrar eventos da sua árvore de família” você verá todas as localizações ligadas aos nascimentos e falecimentos de antepassados, mencionados na sua árvore genealógica, sobrepostos aos seus resultados étnicos. Assim pode-se comparar como a sua composição genética está correlacionada aos eventos da sua árvore genealógica. Esta visualização adicional ajuda a localizar a sua composição genética junto a um contexto da genealogia e pode ser um bom ponto de partida para mais investigações.

Composição genética com sobreposição do contexto da história familiar (clique para ampliar)

Aba das correspondências de DNA

A terceira e última aba lhe mostra a página de correspondências de DNA que adicionamos para aprimorar a interface para filtrar as correspondências de DNA, que podem ser combinadas com a classificação e busca descritas acima.

Aba de correspondências de DNA (clique para ampliar)

Visualizando as árvores de correspondências de DNA

Uma outra melhoria que implementamos na página das correspondências de DNA é a possibilidade de seleção “Ver a árvore” para qualquer correspondência de DNA, que abrirá a árvore genealógica automaticamente na visualização em modo linhagem.

Acessando árvores de correspondências de DNA (clique para ampliar)

A visualização em modo linhagem, que foi lançada recentemente e recebeu muitos depoimentos e elogios de nossos usuários, mostra uma pessoa inicial e seus antepassados diretos. Ela não mostra irmãos ou cônjuges e não requer posicionamentos complicados. Ela mostra também as mulheres sempre com seus sobrenomes de solteira.

Visualizando a árvore genealógica de uma correspondência de DNA no modo de linhagem (clique para ampliar)

Resumo

É ótimo ter muitas correspondências de DNA, mas também pode ser um pouco arrebatador. Muitas pessoas não sabem como analisar suas correspondências, ou onde começar. Isto me lembra de uma expressão que meu avô me ensinou em francês: “Embarras de richesses”. Isto significa o embaraço da riqueza, isto é, uma abundância de opções confusas que vêm com a riqueza.

O novo filtro das correspondências de DNA vêm para lhe ajudar, permitindo que você possa estudar suas correspondências de DNA em pequenas doses, concentrando-se nas áreas de maior interesse para você – sejam as correspondências que lhe são mais próximas, ou as correspondências que morem em um país em particular, ou mesmo uma etnia. Você pode facilmente pesquisar suas correspondências de DNA e ordená-las, bem como combinar filtros, busca e triagens. A nova página geral de DNA e a nova barra de ferramentas do filtro faz com que tudo isto seja possível.

Esta é uma grande melhoria na forma de lidar com suas correspondências de DNA e é um prazer usar as novas ferramentas, juntamente com as matches propriamente ditas e outras funções líderes no mercado como o navegador de cromossomos. Sim, nós sabemos, as correspondências de DNA do MyHeritage não foram sempre muito boas. O começo foi ruim. Porém nós nos esforçamos ao máximo para melhorar em um período bastante curto de tempo e até os nossos críticos mais ferozes irão concordar que o sistema de correspondências de DNA do MyHeritage tem agora a melhor interface de todas. Ela é intuitiva e fácil de usar e está equipada com as ferramentas que você precisa para peneirar suas listas de correspondências e encontrar verdadeiras pepitas e quem sabe descobertas verdadeiramente fenomenais que são capazes de mudar a sua vida para sempre.

Caso você esteja em cima do muro e ainda não tenha conseguido decidir por abraçar o mundo fascinante dos testes de DNA, esta é a sua chance. Peça um kit de DNA do MyHeritage ou faça o upload dos seus dados de DNA de uma outra companhia gratuitamente no site do MyHeritage e dê início a um novo capítulo da sua jornada genealógica.

Esperamos que você adore as nossas novas funções. Conte pra gente o que mais você gostaria de ver por aqui, pois nós estamos sempre atentos a escutá-los e implementar seus pedidos. Aproveite!

P.S. Ainda não acabamos! Muitas outras funções e melhorias já estão em fase de produção!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • henrique


    julho 14, 2018

    Boa noite. O exame vai até quantas gerações? E considerando tempo, seriam quantos anos?

    • Silvia


      julho 16, 2018

      Oi Henrique, são umas 10 gerações, uns 500 anos.