Conheça a equipe de cientistas de MyHeritage

A talentosa equipe de cientistas do MyHeritage é composta por pessoas extremamente apaixonadas pela genética e pelo seu impacto no mundo. Eles pesquisam e desenvolvem tecnologias capazes de revolucionar a análise de dados de DNA. Seu objetivo é ajudar nossos usuários a entender quem eles são e de onde suas famílias vêm, encontrando ligações entre seu DNA e a história da família.

Queremos apresentá-los aos cientistas da nossa equipe, para que vocês também possam conhecê-los melhor.

Yaniv:

Professor Yaniv Erlich, Chief Science Officer do MyHeritage, é uma verdadeira celebridade do DNA. Ele comanda o time de cientistas do MyHeritage. Enquanto ele estava cursando seu PhD, ele morava num apartamento com um cientista famoso – Dr. James Watson – que revelou juntamente com o Dr. Francis Crick a estrutra de dupla hélice do DNA. Mal sabia Yaniv que ele também iria se tornar um pioneiro do DNA, fazendo avanços incríveis no campo da genética, poucos anos depois.

Yaniv é bacharel em neurociência computacional, laureado pela Tel Aviv University, ele é PhD em genômica pelo Cold Spring Harbor Laboratory e é Professor de Ciência da Computação na Columbia University. Ao longo dos anos de sua pesquisa, Yaniv fez descobertas fundamentais para a genêtica e o impacto global no campo do DNA. Ele publicou vários artigos na revista científica Nature and Science e seus trabalhos também foram documentados pela mídia. Ele é frequentamente chamado de “hacker do genoma”. Alguns dos projetos de Yaniv trataram de doenças genéticas, privacidade genética, arquitetura de armazenamento do DNA e muito mais.

Yaniv é casado e tem dois filhos de 3 e 6 anos. Seus filhos também compartilham a sua paixão pelo DNA e este é um assunto frequente em sua casa. Recentemente, Yaniv recebeu um email de um amigo, cujo filho tem uma doença genética. Enquanto Yaniv estava ajudando a avaliar a mutação, o filho de Yaniv ficou curioso para saber o que o pai estava fazendo. Yaniv explicou ao filho que estava ajudando um amigo, cujo filho tinha um problema com seu DNA e isso já despertou o interesse da criança, que começou a perguntar muitas coisas. O DNA realmente é assunto recorrente na família, mas, por enquanto, Yaniv só pretende que seus filhos continuem abertos e curiosos.

Como bioinformático, ele considera particulamente especial saber que sua pesquisa realmente pode transformar a a vida das pessoas que precisam de ajuda. Por exemplo, Yaniv já trabalhou na pesquisa de uma doença genética rara chamada de síndrome de Goldenhar – uma doença pouquíssimo conhecida. Ao isolar e localizar o gente mutante, ele conseguiu determinar quem eram os portadores na família, para que fosse possível criar um teste para esta mutação genética. Ele também encontrou os genes responsáveis por outras duas doenças raras: síndrome de Joubert entre o povo judeu ashkenazi e paraperesia espástica hereditária em uma família palestina. Yaniv ainda acha incrível que uma pequena mudança no DNA pode criar tragédias nas famílias e levar as pessoas a serem portadoras de doenças raras.

Yaniv também trabalhou num projeto específico, em seu laboratório, que ele nunca vai esquecer. Foi o caso de uma pequena menina, com uma má-formação facial, bastante severa. Sua mãe, sua avó e uma prima também tinham uma face levemente assimétrica e, como geneticista, ele sabia que alguma coisa estava acontecendo. A menina também desenvolveu um determinado câncer infantil e ele queria ajudá-la. Ele e seu laboratório puderam usar a tecnologia para determinar a variação genética desta menina e outros familiares afetados. Eles então descobriram que o mesmo gene mutante que causa a má formação facial estava ligado ao seu tipo de câncer. Estas descobertas foram essenciais para a pesquisa genética desta doença, trazendo benefícios para várias gerações futuras.

Yaniv comanda uma equipe de cientistas que incluem Daphna, Regev, Tal, Daniel, Miri, Yoav, Luis e Oron.

Agora vocês poderão conhecer mais alguns membros da equipe de ciências:

Yoav:

Yoav  é Diretor de DNA, ajudando Yaniv a priorizar projetos e manter a equipe focada nos seus objetivos. Yoav é bacharel cum laude em química e biologia na Hebrew University. Ele adora ajudar os usuários de MyHeritage a saber mais sobre eles próprios e suas famílias. Yoav vem de Israel e passou nove anos na Califórnia. Sua esposa é médica no Hospital Ichilov, de Tel Aviv e eles têm duas filhas. Eles também têm um belo cachorro chamado Bruno. No seu tempo livre, Yoav gosta de  brincar com suas filhas, nadar, correr, ouvir música, fazer trilha e acampar.

Daphna:

Daphna é bioinformática e apaixonada pela genética desde sempre. Quando era mais jovem, ela costuma ficar impressionada pelo fato de crianças de olhos castanhos terem pais com olhos azuis. Ela costumava se perguntar: “será que eles são adotados, ou têm alguma mutação genétic?”. Quando ela cresceu, ela decidiu continuar com o seu interesse pela genética e fez uma graduação em ciências e bioinformática. Depois, ela saiu de Israel e se mudou para a Califórnia para fazer um PhD em  genética humana na UCLA. Ela também fez um pós-doutorado em genética cardiovascular na UCLA. Ela adora trabalhar no MyHeritage pois agora ela pode explicar sobre pequisa genética para muitos interessados. Antigamente, DNA era um assunto discutido somente em jornais ciêntifícos, numa pequena comunidade de cientistas e doutores. Hoje em dia, todos podem avaliar seu DNA e descobrir mais sobre si próprios. Ela tem muito orgulho em poder ajudar a interpretar informações complexas e tão importantes para os usuários do MyHeritage. Dapha tem três filhas, incluindo gêmeas. Ela adora curtir a sua família, seu cachorro Luka, sair para dançar, fazer ioga, ou zumba no seu tempo livre.

Luis:

Luis nasceu e cresceu no Brasil e nos Estados Unidos e se gradiou no MIT, especializando-se em matemática e ciências da computação. Durante sua graduação no MIT, ele recebeu uma premiação pela melhor dissertação de mestrado em ciências da computação, com a sua pesquisa em apredizado automatizado. Ele se mudou recentemente para Tel Aviv e está adorando a cidade e tudo o que ela tem para oferecer. Ele adora trabalhar no MyHeritage porque ele sente que está rodeado de colegas talentosos, engajados e simpáticos. Todos que trabalham com ele são igualmente apaixonados pela genética e comprometidos com os objetivos da empresa. Ele é expert em aprendizado automatizado e desenvolve ferramentas para analizar os dados de DNA. Ele espera que o seu trabalho possa ajudar os usuários a entenderem mais do que nunca quem eles são.

Miri:

Miri é bioinformática no MyHeritage e tem um PhD em biologia computacional pela Universidade de Bar-Ilan, em Israel, onde ela estudou sobre repostas imunológicas humanas em cânceres e inflamações. Como parte da sua pesquisa, ela escreveu e publicou vários programas computacionais que permitem processar e analizar imensas quantidades de dados. Seu foco atual no MyHeritage é a composição genética, que ela ajudou a construir e continua a desenvolver. O que ela mais gosta no seu trabalho no MyHeritage é que cada reunião familiar é vista como um sucesso pessoal e que resolver mistérios familiares é levado muito a sério. Ela e seu marido estão esperando sua primeira filha, que deve nascer no final deste ano e eles também têm um gato. Eles mal podem esperar para terem mais filhos e gatos!

Regev:

Regev está morando em Israel há 10 anos e está terminando seu PhD em ciências da computação pela universidade de Tel Aviv, com especialização em genética. Ele gosta muito de trabalhar para uma empresa que tem um impacto grande na vida das pessoas através da genealogia e DNA.

Daniel:

Daniel também está terminando seu PhD na Bar-Ilan University na área de neuropsicologia cognitiva. Ele dá ênfase aos aspectos do meio no debate: natureza x meio. Ele foi o primeiro cientista de dados a ingressar a equipe MyHeritage DNA. Ele gosta muito do desafio da pesquisa acadêmica, que ele continua a ter no seu trabalho no MyHeritage, de criar um produto que tem um impacto profundo nas vidas das pessoas. Seu primeiro projeto ligado ao DNA em MyHeritage foi desenvolver a composição genética. Quando não está trabalhando, Daniel gosta de assistir TV, especialmente Bojack Horseman, Atlanta e Game of Thrones. Ele já assistia televisão compulsivamente, antes mesmo do termo “compulsão” virar moda.

Tal:

Tal não consegue lembrar de não amar computadores. Ele fez bacharelado e mestrado em ciências da computação na Technion – Instituto de Tecnologia de Israel, e é cientista bioinformático no MyHeritage. Ele adora viajar pelo mundo e fala 4 idiomas fluentemente – hebraico, inglês, alemão e japonês. Quantdo ele não está usando suas habilidades perfeitas de programação no escritório, ele está desenvolvendo projetos de programação com amigos, só para descontrair.

Oron:

Oron fez Bioinformática pela Ben Gurion University e mestrado na mesma área na Tel Aviv University. Ele mescla com maestria ciências de dados e engenharia em enormes conjuntos de dados genéticos. Ele está convicto de que estamos vivendo um período fascinante na genética, pois todos crescemos sabendo muito pouco sobre nossos genomas, mas isto está mudando rápida e dramaticamente. Isto há de ter um impacto profundo não só para os indivíduos, mas para a sociedade como um todo. MyHeritage é parte de um pequeno e seleto grupo de empresas que estão envolvidas nesta revolução e ele tem enorme prazer em ser parte disto tudo. No seu tempo livre, ele gosta de estar com a família, tocar piano e guitarra. Ele adora tudo relacionado a comida!

Pesquisas científicas para os usuários MyHeritage

O último projeto da equipe é  a pesquisa mais completa já desenvolvida ou aplicada pelo MyHeritage. Ela irá examinar o relacionamento entre genética e comportamento, características pessoais e cultura, permitindo que façamos juntos as próximas descobertas genéticas.

Estamos trabalhando para revelar o que faz as pessoas similares e o que as torna únicas, baseando-nos em seus genes. Precisamos da sua ajuda para fazer isso acontecer! Não tem ninguém no mundo exatamente igual a você, então suas respostas vão nos dar respostas que ninguém mais pode dar.

As perguntas irão abranger demografia, características físicas, passatempos, profissões, saúde pessoal, saúde familiar, hábitos alimentares, opiniões políticas, destreza, sono e humor. Nós iremos remover informações pessoais como seu nome e email antes de agregarmos suas respostas às dos outros usuários MyHeritage. As pesquisas serão lançadas muito em breve e você poderá receber um convite para participar.

Esperamos que você tenha gostado de conhecer nossa equipe de cientistas.

Fique ligado para mais novidades!