Dia dos Avós

Comentários1

Netos são como heranças: você os ganha sem merecer. Sem ter feito nada para isso, de repente lhe caem do céu. É, como dizem os ingleses, um ato de Deus. Sem se passarem as penas do amor, sem os compromissos do matrimônio, sem as dores da maternidade. E não se trata de um filho apenas suposto, como o filho adotado: o neto é realmente o sangue do seu sangue, filho de filho, mais filho que o filho mesmo… (texto de Rachel de Queiroz, em “A Arte de ser avó”)

No dia 26 de julho é comemorado o Dia dos Avós, tanto no Brasil, quanto em Portugal. Este não é um dia muito comemorado em escolas, festinhas, ou mesmo no comércio. O que considero uma coisa boa, pois temos a chance de dar um significado real e emotivo, a uma data bastante bonita e especial.

Este dia foi escolhido por ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, os pais de Maria e avós maternos de Jesus. Conta a história que Ana e Joaquim não podiam ter filhos e que Joaquim seguiu para o deserto para orar e fazer penitências, pois acreditava-se que a esterilidade era uma punição. Um anjo foi ao encontro de Joaquim para lhe dizer que suas preces seriam atendidas e que ele deveria voltar para casa. Pouco tempo depois, mesmo em idade avançada, Ana engravida e dá à luz Maria.

Infelizmente, Ana nunca foi avó, pois faleceu quando Maria tinha apenas 3 anos.

Muitas vezes isto acontece também em várias famílias e nossos filhos não tem a chance de conviver com os avós. Mas quando têm… que felicidade! Avós, como se costuma dizer, são pais duas vezes, e ganham um presente “caído dos céus”, como diz Rachel de Queiroz, no texto com o qual iniciamos esta postagem. E o relacionamento de avô e neto é um relacionamento especial. É um ensinar, sem ter que necessariamente educar, é um conviver por prazer e amor, é um retomar os cuidados com uma criança, a chance de fazer pelos netos o que não se fez pelos filhos.

E para comemorar este laço tão importante das nossas famílias, convidamos todos vocês a prestarem uma homenagem aos avós. Mande uma fotografia sua com seus avós, ou sua com seus netos, ou de netos e avós da sua família e mande pra gente até domingo, 24 de julho. Uma foto será sorteada para ganhar um pacote de assinaturas de MyHeritage!

As fotos deverão ser enviadas para brasil@myheritage.com. Como sempre, o envio das fotos já vale como autorização para usarmos as fotos no blog e mídia social do MyHeritage. Se você quiser, inclua uma mensagem ao enviar a sua foto. Nós publicaremos então a sua homenagem no dia 26!

Esperamos a sua foto!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Sandra


    julho 15, 2016

    Ser vó, é ser “a cereja do bolo”. É voltar a ser criança e ensinar as músicas infantis da nossa época, e assim elas jamais serão esquecidas. É ter mais paciência e tolerância quando muitas vezes foram curtas com nossos filhos. É sonhar com cada historinha contada antes de dormir. É saborear cada gesto, cada sena tão simples talvez, que não demos conta que apenas se repetem, mas não tivemos “paciência” para curtir o que hoje nos encanta.
    SER VÓ, É TUDO DE BOM. É MARAVILHOSO.