A saúde da sua família

A saúde da sua família

Nós, que nos preocupamos com a história da nossa família, muitas vezes nos preocupamos com os fatos como as datas e locais de nascimento, os locais; depois nos concentramos nas emoções das fotos e objetos que pertenceram aos nossos antepassados e depois talvez nos preocupemos com informações complementares, como a biografia. No entanto, com o avanço da medicina genética, um outro aspecto importante da nossa genealogia é a saúde familiar.

Mas como perguntar aos nossos familiares sobre a sua saúde? Como sempre, quando se trata de entrevistar nossos parentes, o primeiro passo é marcar um encontro, ou um horário para ligar. Não se esqueça que eventos particularmente tristes, como enterros, é um tipo de evento onde a maioria dos nossos familiares está presente, e muitas vezes disposta a falar sobre a saúde. Porém, para não ter que lidar com “brancos”, o melhor a fazer é preparar uma lista de perguntas.

Imagem: Omaha.com

Imagem: Omaha.com

Não se esqueça que nem todo mundo se sente à vontade para falar da sua saúde. Talvez alguns dos seus parentes pensem que estas informações são íntimas demais, então não insista demais se notar que a pessoa não quer falar e tente agir com muito tato, para não deixar a pessoa envergonhada.

Então, não deixe de explicar ao entrevistado, que estas informações podem ser importantes para os futuros descendentes, pois o histórico familiar é levado muito a sério, em vários tipos de doenças.

Algumas das perguntas que sugerimos:

  • Há características pouco comuns relacionadas à saúde da sua família?
  • Houve algum caso de diabetes?
  • Houve casos de aborto espontâneo ou morte fetal?
  • Alguém faleceu por algum problema cardíaco?
  • Houve algum caso de obesidade mórbida ou magreza extrema?
  • Alguém sofreu de alguma enfermidade grave?
  • Houve algum caso de cirurgia reconstrutiva?
  • Algum parente já teve algum caso de doença mental?
  • Houve casos de internações prolongadas? Por qual motivo?
  • Há casamentos entre primos na árvore genealógica?
  • Houve algum caso de dependência de drogas ou álcool?
  • Você se lembra da causa de morte de…. ?
  • Alguém tinha doenças crônicas como alergias, enxaquecas e outras?

Você também pode (e deve) adequar as perguntas também levando em consideração eventos como guerras, morte de crianças, doenças mentais e outras que contemplem a história da sua família. Não é à toa que vê-se em muitos filmes ou livros a figura de uma pessoa com algum problema mental, confinada numa torre, ou instituição.

Sempre damos o mesmo conselho e não custa nada repetir: não se esqueça de agradecer pela confiança depositada em vocês e compartilhem as informações recebidas, deixando uma cópia das suas anotações para a pessoa entrevistada. Através do aplicativo móvel é possível também gravar o áudio da conversa e salvá-lo diretamente no perfil da pessoa entrevistada.

A doença crônica de um familiar, juntamente com sua hospitalização e tratamentos, podem deixar também pistas importantes, em forma de documentos, que podem ser pesquisados – abrindo novas fontes de pesquisa da história familiar.

Você já entrevistou algum familiar e fez perguntas relacionadas à sua saúde? O que perguntou?

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Arur Rodrigues Coutinho

    7 de julho de 2016

    Saúde pela parte do ramo Reis de Mazarefes houve desde pelo menos séc XVIII deficientes mentais e considero ser genético, nesse ramo. Outros tipos de doença, mas sem sequência…