Como iniciar a sua árvore genealógica?

Comentários39

Como a genealogia e a busca pela história da família está começando a se tornar uma tendência, recebemos muitas vezes a pergunta: Como posso começar a minha árvore genealógica? Ele é repetida como um mantra.

Ela nos vem através das redes sociais, blogs e até mesmo e-mails. Muitos usuários dizem não ter nenhum tempo livre, outras pedem orientações mais claras e outros ainda dizem precisar de um verdadeiro GPS, que lhes apontem a direção a seguir.

Crédito da imagem: pichost.me

Decidimos, então, compilar mais uma vez, as dicas principais de como começar a pesquisa genealógica. Divulgue com seus amigos! Elas são realmente preciosas para iniciantes, ou aqueles que precisam de um empurrãozinho extra.

1- Coletar o que você sabe sobre sua família
Tire um tempo para visitar o porão, o sótão e a garagem e procure coisas velhas em armários, gavetas e closets. Peça permissão para fazer o mesmo nas casas de sua famílias ( claro que referimo-nos aqui a parentes muito próximos, não queremos que outros familiares pensem que você está com algum problema mental :=) ). Coloque em uma caixa todos os registros que encontrar que mencionem lugares, datas e detalhes importantes tais como nascimento, casamento, imagens, batismo e comunhão, cartões, convites de casamento, recortes de jornais, etc. Nesta primeira etapa, você também pode pedir a parentes se eles estão interessados ​​em lhe fornecer material que tenham entre os seus pertences.

2- Fale com a família
Por favor, considere toda a família. Às vezes nós caímos na armadilha de pensar que apenas aqueles com mais de 70 anos de idade nos darão informações e é provável que muitos destes parentes já não estejam entre nós. Pense nos “amigos da família” e também anote, quando falar com eles, outros nomes que sejam interessantes contactar. Não cometa o erro de começar a conversa, perguntando diretamente dados específicos como datas de nascimento, ou lugares. Converse, escute cada uma das pessoas. Faça uma lista de perguntas abertas, isto é, cuja resposta não seja um simples “sim” ou “não”.

3- Grave os dados
Faça-o em diferentes formatos, o papel pode ser um deles, mas lembre-se de não colocar todos os ovos na mesma cesta, isso vai evitar a perda de informações. Por que não começar a sua árvore genealógica no MyHeritage para que depois seja mais fácil compartilhar os resultados com sua família? Crie depois um gráfico com suas linhas paternas e maternas.

4-Tenha uma meta
Conforme você avançar um pouco, a busca pelos seus parentes pode se tornar complicada! Nosso conselho é: não se concentre apenas na linha paterna, isso pode fazer com que você se desanime caso esta pesquisa se mostre difícil. Preencha da forma mais completa possível as informações em relaçãao às gerações mais recentes, isso vai facilitar a busca pelas gerações anteriores.

5- Use a internet como aliada
Já dissemos antes e repetimos: Depois de ter registrado as suas informações em MyHeritage busque também em portais específicos e na internet em geral. Saber com segurança quem foram seus parentes e quem você está procurando é fundamental para encontrar informações em blogs ou sites que estão investigando o mesmo sobrenome que você. MyHeritage e FamilySearch são lugares altamente recomendáveis para encontrar registros em português.

6- Organize e registre
Se já tiver registrado todos os dados de que dispõe, não se esqueça de atualizá-los sempre que tiver fatos novos na sua família ou quando obter detalhes novos de parentes. É muito importante atualizar suas informações de família, isso vai auxliar a sua pesquisa.

7- Procure fontes específicas
Agora você está pronto para pesquisar e só precisa melhorar a pontaria. As paróquias têm arquivos, assim como os municípios, bibliotecas, cartórios, etc. Todos esses documentos lhes darão uma visão diferente de seus ancestrais. Um bom truque é pensar sobre a sua vida e o que você fez (e registrou) ao longo dela: registro de nascimento, escola primária, escola secundária, matrículas, faculdade, casamento, compra de propriedades, carta de condução, serviço militar, etc. Estas são as pistas que uma pessoa está deixando ao longo de sua vida. Portanto, em primeiro lugar, pense e, em seguida, navegue até o arquivo que contém o documento. Claro olhe também entre os nossos bilhões de registros e perfis de árvore genealógica!

Queremos saber como está indo a sua pesquisa, compartilhe suas dúvidas e seus resultados com outros usuários que estão à procura de sua família, aqui no blog.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Odete Vitpria Menin Adur


    julho 26, 2015

    Eu JA TENHO DADOS DE TODA FAMILIA, ,INCLUSIVE ARVORES NO PAPEL, MAS QUERO COLOCAR ARVORES GENEALOGICAS NO LIVRO DA FAMILIA QUE ESTOU FAZENDO. PRECISO AJUDA PARA ISSO. AQUI NA MINHA CIDADE NÃO ENCONTREI RECURSOSo My heritage já me ajudou muito , Grata

    b

  • LEOPOLDO KOCHHANN


    julho 26, 2015

    QUE BOM
    ABRAÇOS

  • Izilda Senteio Riado


    julho 26, 2015

    Este site me ajudou muito na confecção do meu primeiro livro sobre a genealogia da minha família do lado materno. Estou começando o segundo livro, agora do lado paterno, porém os 250 nomes permitidos colocar gratuitamente já foram preenchidos e não tenho condições de pagar para dar continuidade e aproveitar os benefícios e facilidades que eles proporcionam. Uma pena, mesmo assim sou muito agradecida.

  • ALTIVO PINHEIRO


    julho 27, 2015

    Excelentes dicas para quem está interessado, assim como eu. Só preciso encontrar tempo para iniciar.

  • Jose Ronaldo Chierice


    julho 27, 2015

    Como faço para deletar nome da arvore que coloquei errado.

    • Karen


      agosto 3, 2015

      Oi José Ronaldo, na árvore online ou no Family Tree Builder?

  • paulo cesar de castro silveira


    julho 27, 2015

    eu tenho dicas em uma página que faz muito sucesso. http://capitaodomingos.com/0-0-certidoes-so-com-certidoes-temos-certeza/

  • Manoel Viegas Campbell Moutinho


    julho 28, 2015

    Nasci no interior do Amapá. Meu pai veio com 21 anos de Portugal, em 1911. Minha mãe nasceu no interior do Município de Mazagão /AP, e era descendente de escoceses. Em 1995, já com ambos falecidos, comecei a me interessar em conhecer minhas origens.
    Foram 6 meses de intensa pesquisa nos cartórios e igrejas de Belém, na igreja de Mazagão, nos jornais da Biblioteca pública de Belém, guardados na Fundação Cultural Tancredo Neves.
    Pelo lado materno essa pesquisa foi muito dificil, mas consegui saber que os dois primeiros Campbell que vieram para o Estado do Pará, foram Archibald e James Campbell, oriundos da Ilha de Bute , na Escocia. Também veio Diogo Crooks Campbell, que vem a ser meu trisavô. Não consegui, entretanto, saber qual o parentesco entre este e os dois primeiros. Estive na Escócia, mas não consegui esclarecer.
    Pelo lado do meu pai, foi mais facil, contando com a contribuição do Consulado Português, aqui de Belém.
    Como se vê as dicas que vocês estão dando são muito úteis.

  • Therezinha Darcle Vilas Bôas Barbieri


    julho 30, 2015

    Tenho um familiar que há anos faz pequisa sobre a minha família paterna.

  • SUZANA SERRANO TOLEDO


    julho 31, 2015

    Há muito tenho ideia de criar uma A.G., mas só agora, depois de perder meus sete irmãos, estou conseguindo com a ajuda de um sobrinho neto. Os dados atuais estão fáceis mas os antigos o que eu não lembrar, será mais difícil. Mas vamos para a frente. Achei muito fácil o método de vocês. Já coloquei todas as pessoas, vivas ou não, e agora com a ajuda dos Sobrinhos vou conseguir as datas de nascimento de seus filhos, e espero, também de seus pais, que já não lembro. Espero que cada um da família, interessado, de posse do programa , possa abrir e acrescentar o que souber. Muito bom o trabalho de vocês . GRATA

  • Francisco Pedro de Oliveira


    agosto 1, 2015

    Procurar por Pio Machado de Oliveira

  • Francisco Pedro de Oliveira


    agosto 1, 2015

    Nascido provavelmente em Sao Bras do Suaçui

  • Francisco Pedro de Oliveira


    agosto 1, 2015

    Procurar pelo Pai de Pio Machado de Oliveira

  • Francisco Pedro de Oliveira


    agosto 1, 2015

    Pio Machado de Oliveira meu bisavô

  • Francisco Pedro de Oliveira


    agosto 1, 2015

    Ver se tem ligação com Valério Machado Castanho

  • Luiz de Freitas


    agosto 3, 2015

    Só morre quem é esquecido!!! Mantenha viva a memória dos seus antepassados…

  • Rita


    agosto 3, 2015

    Olá!! estou tentando fazer a arvore genealógica.

  • Humberto Wagner


    agosto 3, 2015

    Eu tenho a minha Árvore no MyHeritage, que tem meu auxiliado. Outro site que me tem sido muito útil é o https://familysearch.org/, através dele consegui montar famílias inteiras de antepassados…

  • NELI MELLO


    agosto 3, 2015

    ISSO MESMO ,EU JA TENHO MINHA GENEALOGIA PRONTA ,GRACAS AO http://WWW.FAMYLISEARCH.ORG.LA VOCE ENCONTRA REGISTROS DO MUNDO TODO,CERTIDOES DE OBITOS ,CASAMENTOS ,NASCIMENTOS ,FOTOS,HISTORIA,E TODA A SUA DESCENDENCIA E GRATIS E SO ENTRAR E COMECAR A PROCURAR,E UM SERVICO OFERECIDO PELA ,A IGREJA DE JESUS CRISTO DOS SANTOS DOS ULTIMOS DIAS,SE TIVER DIFICULDADE PROCURE QUALIGREJA NOSSA NO MUNDO TODO E ALGUEM SEMPRE ESTARA LA PARA TE AJUDAR ,BOA SORTE

  • NELI MELLO


    agosto 3, 2015

    JA ESCREVI TUDO ACIMA

  • NELI MELLO


    agosto 3, 2015

    ISSO TUDO E MUITO BOM ,POIS NOS AJUDA A ENCONTRAR NOSSOS ANCESTRAIS.

  • RENILDE ARAUJO


    agosto 3, 2015

    OLA ! EU COMECEI, MAS TÔ TENDO DIFICULDADE PQ A MAIOR PARTE DA FAMÍLIA JA SE FORAM (FALECEU) E AÍ COMO FAÇO / OBGDA. BJS

  • Maria das Graças Peres Quintas


    agosto 3, 2015

    procurar para fazer uma árvore genealógica da família ou seja um livro. Gostaria de orientações.
    Muito grata.

    Maria das Graças

  • jose b oliveira


    agosto 3, 2015

    entao sou da familia de Pedro de alcantara, maceio. mas nao sei quase nada gostaria d ajuda, tambem tem nome.Monteiro tem Oliveira.tem Jose Martirez oliveira. Paranagua.Pr.

  • Marlene Almeida Schmidt


    agosto 6, 2015

    QUERO FORMAR MINHA ARVORE GENEALOGICA

  • Marlene Almeida Schmidt


    agosto 6, 2015

    preciso de ajuda

    • Karen


      agosto 6, 2015

      Olá Marlene, você já leu todas as dicas acima? Já começou a criar a sua árvore? Qual é exatamente a sua dificuldade?

  • Maria Raimunda Martins de Deus e Silvs


    agosto 7, 2015

    Como posso encontrar meus parentes em Portugal
    sobrenome de Deus e Silva

  • MANOEL ANTONIO MIGUEIS


    agosto 7, 2015

    Sou filho de Manuel da Cruz Migueis e JULIANA MIGUEIS.
    MInha mae se dizia mineira, mas tenho quase a certeza e que era
    alemã. Uma vez, quando ainda viva, disse-me, que a sua mae, minha avó, a chamava de Gertrudes [ guertrude].
    Os sobrenomes Noeltn e Markuschevsky [do meu avô] são os nomes a procurar. Meu e-mail é migchess2005@yahoo.com.br

  • Maria do Socorro de Deus e Silva


    agosto 23, 2015

    Me ajudem, gostaria de saber onde mora a família Deus e Silva em Portugal.

    • Karen


      agosto 24, 2015

      Oi Socorro, você precisa dar detalhes mais específicos para podermos ajudar. E não é qualquer família com este sobrenome que vai te interessar. Você já tem documentos antigos em mãos? Já sabe quem é que saiu de Portugal e quando? Nas certidões de nascimento destas pessoas você encontrará a cidade onde eles nasceram.

  • Abigail


    setembro 8, 2015

    Nossa familia tem sobrenome Freitas, Ridolfi, Luciano, penso que são milhares que têm estes sobrenomes, mas minhas bisavós paternas e maternas vivia no sul de Minas Gerais. Preciso de informaçoespois tenho vontade de ter uma arvore genealógica também. Somos descendentes de italianos.

  • Abigail


    setembro 8, 2015

    Se alguem se interessar em me ajudar ficarei muito grata!

  • Ilza Maria Braga


    setembro 13, 2015

    Boa noite! Eu quero fazer minha árvore genealógica, eu preencho tudo e depois me pedem a senha. Eu tenho que criar uma senha ou é a senha do meu gmail? Eu digito mas diz que não esta correto. Estou em dúvida. Como eu faço?

    • Karen


      setembro 17, 2015

      Oi Ilza, quando você entra no site do MyHeritage você tem que criar um cadastro conosco. Pedimos a senha para que você possa voltar à página e retomar o trabalho já iniciado. Esta senha pode ser igual ao do seu gmail, mas pode também ser uma senha totalmente nova. Caso você não esteja conseguindo voltar à página já criada, peço que entre em contato com o nosso suporte: support@myheritage.com

  • Normélia Alvares de Almeida


    dezembro 9, 2015

    Gostaria de encontrar algum parente, o nome de meu avó era Aires Valença de Luna, Não sei de Garanhus ou Canhtinho. Minha mãe era filha da segunda mulher dele, foi a primeira. Tinha uns tios da primeira esposa com nomes de Maria Valença de Luna e Severino Valença de Luna. Gostaria se alguém tenha alguma informação por favor me conectar. Em Garanhuns ainda tem gente com este sobrenome.

  • Margaret Sebben


    maio 16, 2016

    Oi Karen… quero começar a usar o MyHeritage. Por onde começo? Tem uma video-aula para iniciante? Podes me ajudar?

    • Karen


      maio 17, 2016

      Oi Margaret, tem vários vídeos ótimos para iniciantes. Procure por “vídeo” na lupinha!

  • José janailson de Moura Mendes


    julho 23, 2018

    Quero saber da minha árvore biológicas