I Grande Guerra – os heróis não humanos

Comentários8

Quando se fala de heróis de guerra, normalmente pensa-se nos bravos homens e mulheres que lutaram e morreram por seus países. Mas eles não são os únicos, muitos animais estiveram na linha de batalha com os soldados. Estes fiéis companheiros estiveram presentes para transportar equipamento, para entregar bilhetes secretos e informar sobre a movimentação dos inimigos.

Cavalos transportando munição na batalha de Vimy Ridge

Gostaríamos de deixar aqui alguns exemplos destes heróis silenciosos.

Cavalos:
Cavalos eram utilizados para transportar comida, artilharia, equipamentos além de carregarem os soldados feridos nos combates. Oito milhões de  cavalos de exércitos de ambos os lados pereceram durante a I Grande Guerra.

Cães:
Os cães eram ensinados a soar alarme quando estranhos fossem detectados. Algumas raças eram treinadas para atuar no campo de batalha e encontrar o inimigo, outras eram enviadas para as trincheiras, para encontrar os feridos e entregar medicamentos.

O mascote das trincheiras - museedelagrandeguerre.eu

Pombos-correios
Cerca de 100.000 pombos foram feitos de mensageiros durante a Primeira Guerra. Os registros apontam que 95% das mensagem foram entregues corretamente. Inclusive um pombo chegou a receber uma medalha do governo americano, pelos seus feitos. As mensagens entregues por Cher Ami salvaram a vida de 200 soldados. Também eram usados pombos com câmeras – que espionavam a posição das tropas adversárias.

Pombos-correios entregavam mensagens ou, como este na foto, tiravam fotos.

Cavalos, cães e pombos não foram os únicos animais presentes nas guerras. Outros animais inesperados foram igualmente utilizados. Por exemplo, vaga-lumes! Eles eram utilizados para trazer um pouco de claridade, o suficiente para que os soldados pudessem ler cartas, bilhetes e relatórios sem arriscar a vida daqueles que precisavam sair em  busca de luz.

Na França, uma macaca foi trazida pelas tropas sul-africanas que avisava os aliados dos passos dos inimigos.

Você tem histórias na sua família de animais acompanhando e ajudando os soldados? Conte a sua história nos comentários abaixo!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Albertino


    setembro 17, 2014

    O bicho homem nunca provoca uma desgraça sozinho, tem que incluir o animal indefeso para ajudá-lo.

  • paulo fernandis


    setembro 17, 2014

    … lembro-me de um papagaio q participava do corrente, na casa de minha vó e, o danado sabia o nome de quem se destacava ainda mencionando, brevemente, episódios – trazendo mta alegria…

  • salim d. ouverney


    setembro 17, 2014

    P/ gentileza,gostaria de saber informes sobre pesquisa
    de Izabel Sofhia Wanderovski (?) Nova Friburgo.
    grato p/ atenção
    Salim Dornellas Ouverney

  • cristovao daniel


    setembro 20, 2014

    muito bom, conhecimentos, sempre agregra, valores.

  • silvino g parreira


    setembro 20, 2014

    Todos os animais foram criados criados pelo criador do universo para servir e auxiliar o ser humano em todos os sentidos. Porém, nós estamos sempre colaborando para a destruindo não só os amimais, mas de tudo…

  • emersonrodriguessouzaa


    setembro 23, 2014

    gostaria de aprender mais

  • Maria Terezinha Medeiros


    setembro 25, 2014

    Muito bom esse site, muito nos ajuda.Obrigado!!!!

  • GiLBerto


    março 10, 2016

    os POmbOs tambem etregavam muitos documemtos microfilmAdos