É com prazer que anunciamos que fechamos uma parceria com o site BillionGraves para lançar uma iniciativa global de mapeamento e digilitalização para preservarmos cemitérios no mundo todo.
Lápides e sepulturas têm uma função muito importante na genealogia. Elas fornecem informações vitais sobre uma pessoa como o seu nome, o nome de pessoas próximas, bem como datas de nascimento e falecimento. Algumas vezes as lápides também contém informações sobre a personalidade e caráter da pessoa falecida, o que pode nos dar uma ideia de como a pessoa foi em vida. No entanto, bilhões de sepulturas no mundo todo nunca foram documentadas ou registradas e toda esta informação ainda está muito longe de ser disponibilizada na rede.
Para piorar, o tempo está deteriorando toda esta informação, que está se tornando ilegível com o passar dos anos. O passar do tempo, e a exposição ao sol e à chuva, acaba apagando o que está escrito nas lápides, fazendo com que ler o que está escrito nas mesmas seja muito difícil ou mesmo impossível.
Hoje em dia nós temos as ferramentas necessárias para a preservação – mas precisamos que as pessoas da nossa geração tomem a iniciativa para começar a documentar toda esta informação, para que ela não se perca.
Assim, gostaríamos de convidá-los para que se unam a nós, nesta luta pela preservação de todos estes registros, enquanto eles ainda estão disponíveis, dos cemitérios de todo o mundo.
Assista o vídeo abaixo para saber mais sobre o projeto e como participar.
Sobre o BillionGraves:
Billiongraves é um aplicativo especial, único do gênero, disponível tanto no iOS quanto Android, que usa uma tecnologia com a patente ainda pendente, para permitir que seus usários fotografem e documentem as lápides. Com a ajuda de MyHeritage, o aplicativo está disponível em 25 idiomas e suporta o calendário hebraico, gregoriano e juliano. Ele grava as coordenadas de GPS de cada lápide para que os voluntários possam encontrá-la com facilidade e verificar que áreas do cemitério ainda precisam ser mapeadas, de forma que a eficiência seja aumentada e que não haja informação duplicada. As fotografias das lápides são transcritas por voluntários no site de BillionGraves e passam a ser dados digitalizados pesquisáveis.

Em apenas 2 anos o BillionGraves já subiu uma massa enorme de dados, compilada por 70 mil voluntários.

Os registros que forem compilados serão disponibilizados gratuitamente no site do BillionGraves e também através do motor de busca de registros históricos de MyHeritage – o SuperSearch. Cada registro contém fotos da lápide, coordenadas de GPS e um índice com a informação correspondente.

A tecnologia de RecordMatching do MyHeritage também será aplicada aos novos registros e os usuários receberão alertas de coincidência cada vez que novos registros de cemitérios apresentarem coincidências com os dados das suas árvores genealógicas. Os usuários poderão então extrair as informações relevantes destes registros e salvá-las diretamente em suas árvores – uma ajuda e tanto para que todos possam descobrir mais informações sobre seus antepassados, ou, até mesmo, antepassados novos.
A equipe de MyHeritage dá o exemplo
80 funcionários da nossa equipe deram o pontapé inicial e foram até o cemitério Segula, em Israel, para digitalizar informações usando o aplicativo móvel gratuito de BillionGraves. Achamos que seria importante que nós mesmos trabalhássemos com o aplicativo antes de pedirmos ajuda aos nossos usuários, para que trabalhem juntamente conosco nesta empreitada. Assim, nós também poderemos conhecer melhor o produto e trabalhar para que ele se torne ainda melhor, para que possamos realmente mapear cemitérios no mundo todo.

Foi numa manhã cinzenta, com chuviscos ocasionais que demos início ao nosso projeto, o que acabou se revelando um dia ideal para que pudéssemos tirar as fotos. Este foi o maior evento do tipo em Israel. Alguns dos 80 membros da equipe coordenaram a logística e a documentação fotográfica do evento, mas a grande maioria trabalhou mesmo diretamente com o aplicativo.
O cemitério de Segula é um dos mais antigos de Israel. Muitos dos fundadores do Estado de Israel foram enterrados ali, o que o faz bastante especial na história daquele país. Devido ao tamanho e à idade deste cemitério a probabilidade de que os habitantes de Israel tenham um antepassado enterrado ali é enorme.



Outros funcionários de MyHeritage, espalhados pelo mundo, também testaram o aplicativo em cemitérios da Alemanha e, aqui no Brasil, no cemitério de Água Verde, em Curitiba.



Comum aos lugares que visitamos foi o fato de que as lápides apresentam informações vitais em relação às pessoas sepultadas, tais como datas de nascimento e falecimento. Algumas trazem os nomes dos pais e o local de origem. Outras trazem fotos, poemas e dedicatórias e, até mesmo, pequenos objetos.

Nós fizemos de tudo para tirarmos fotos de alta resolução. Para isso precisamos, por vezes, retirar galhos e sujeiras, mudar pedras de lugar, limpar as lápides e nos posicionar de forma a conseguir a luz mais apropriada, com o objetivo de conseguirmos o melhor ângulo e a melhor foto possível. Frequentemente foi difícil conseguirmos tirar uma foto de uma sepultura inteira e, ainda assim, conseguirmos que o texto fosse legível. Para isso, então, utilizamos o recurso de link à imagem do aplicativo BillionGraves. Este recurso foi especialmente útil quando nos deparamos com texto tanto na parte de cima quanto na de baixo da sepultura, ou quando marido e mulher estavam enterrados lado-a-lado.

A nossa equipe ficou cerca de 3 horas no cemitério em Israel e, neste período de tempo, conseguimos fotografar 51 mil lápides! Foi uma média de 700 fotos por funcionário, ou umas 280 fotos por hora. Alguns deles conseguiram tirar mais de 1000 fotos! 72% do cemitério já foi fotografado e o restante foi devidamente marcado, para terminarmos o mapeamento, em uma nova ocasião.
Foi uma experiência incrível que marcou bem o início da nossa nova parceria, para preservamos os cemitérios do mundo todo. Todos trabalharam com muito entusiasmo e muita energia. Nós realmente ajudamos a digitalizar os dados de muitas pessoas enterradas no cemitério de Segula, em Israel, ajudando seus descendentes não só neste país, mas em todo o mundo, que podem agora encontrar muita informação. O projeto foi um sucesso e a nossa equipe adorou poder contribuir na preservação destes registros.
Através da parceria com o BillionGraves, o MyHeritage irá continuar acrescentando conteúdo digitalizado de todo o mundo, ajudando assim milhões de pessoas.
Como você pode ajudar?
Esta iniciativa de MyHeritage é uma maneira excelente de todos os usuários ajudarem no futuro da pesquisa da história familiar, sendo que estamos preservando não só a nossa memória familiar, mas de muitas outras pessoas também. Como o aplicativo de BillionGraves está disponível em português, fica muito fácil fotografar e documentar os túmulos e sepulturas e ainda registrar as coordenadas de GPS de cada um deles.
Convidamos todos vocês a participar deste projeto global. Comece a digitalizar conosco os cemitérios do mundo todo. Não importa se você contribuir com umas poucas fotos do seu cemitério local, ou somente fotos dos túmulos dos seus antepassados. Cada foto marca um passo importante na preservação desta informação tão importante para a genealogia do mundo todo.
Nós formamos uma equipe para coordenar esta iniciativa e estaremos em contato mais intenso com as pessoas que se oferecerem como voluntárias para ajudar com sugestões, conselhos e como guias. Nós ajudaremos vocês a organizarem pequenos grupos que queiram fazer um dia no cemitério, como este, da equipe de MyHeritage, pois o trabalho em equipe realmente torna tudo muito mais prazeroso e interessante. Juntos vamos conseguir mapear todos os cemitérios do mundo – cemitério por cemitério, sepultura por sepultura!
clara sznifer
maio 6, 2014
Seria interessante ajudá-los nesta pesquisa, mas também tenho vontade de conhecer meus antepassados,pois descendo de imigrantes europeus(avós e pais)portanto não conheço nada das gerações passadas e parentes contemporaneos.]
Agradeço
Clara