Nacionalidade espanhola aos descendentes de judeus sefarditas

Nacionalidade espanhola aos descendentes de judeus sefarditas

Ao longo das últimas semanas temos visto uma enxurrada de notícias sobre os judeus sefarditas inundarem as redes sociais: são milhares de pessoas que pretendem provar sua origem sefardita para tentar então conseguir obter um passaporte espanhol.

Tudo começou com a intenção do governo de Mariano Rajoy para aprovar no Congresso Espanhol uma modificação no Código Civil daquele país para conceder a nacionalidade espanhola aos judeus sefarditas que consigam provar suas origens ancestrais e, assim, compensar aquelas famílias que foram expulsas de Espanha sistematicamente a partir de 1492.

Ondas migratórias sefarditas

Ondas migratórias sefarditas

Os judeus fugiram das perseguições que lhe foram movidas na Península Ibérica durante a inquisição espanhola (de 1478-1834) e se instalaram em novos territórios. Milhares se refugiaram no novo mundo, por exemplo, no Brasil e no México, onde atualmente temos milhares de descendentes dos judeus conhecidos como Marranos (pessoas que foram forçadas a se converterem ao cristianismo, mas que continuavam praticando às escondidas a sua religião).

Em Portugal também houve a prática sistemática de expulsão dos judeus depois do casamento do Rei Dom Manuel com Isabel de Aragão, cujos pais, em 1492, através do Decreto de Alhambra haviam expulso os judeus dos seus territórios. Assim, ou os judeus se convertiam ao cristianismo ou eles se sujeitavam ao exílio forçado sob pena de morte.

O anteprojeto pretende reparar este passado desumano da Espanha e conceder a cidadania também após certificados “os sobrenomes do interessado, o idioma familiar (no caso se ainda falam o ladino – um idioma semelhante ao castelhano, falado por aproximadamente 150 mil indivíduos em comunidades sefarditas em Isarel, nos Balcãs, Oriente Médio e Marrocos,  idioma este que também era falado em Portugal), ou por outros indícios que demonstrem seu pertencimento à comunidade judaica sefardita” (Fonte: brasil.elpais.com).

Imagem: namochiladopepe.blogspot.com

Imagem: namochiladopepe.blogspot.com

Assim, mais de 5200 sobrenomes diferentes (alguns deles bem comuns no Brasil como Oliveira, Silva, Rodrigues, Nunes, Henriques, Mendes, Lopes, etc.) teriam “direito” à cidadania espanhola. As estimativas indicam que mais de 3,5 milhões de pessoas seriam beneficiadas com o passaporte europeu.

No entanto, ainda que a base do rumor seja verdadeira e que o governo espanhol realmente pretenda conceder a nacionalidade aos que conseguirem comprovar suas origens sefarditas, o projeto ainda não é lei. E a lista de sobrenomes não é uma garantia de que estas pessoas sejam realmente sefarditas. Além disso, o candidato a espanhol tem que provar seu vínculo com a Espanha e com a cultura espanhola no seu sentido mais amplo.

Por isto antes de ligar para o Consulado Espanhol mais próximo é necessário que o candidato a um passaporte estude a fundo a sua história familiar (verificar, por exemplo, se os antepassados portugueses ou espanhóis chegaram ao Brasil nos séculos XVI ou XVII, ou se foram citados nos anais da Inquisição até o século XVIII), a fim de encontrar documentos que comprovem a sua origem, que encontrem também o vínculo que a família ainda mantém com a cultura sefardita (por exemplo através do idioma e ritos religiosos), se há vínculo com a cultura espanhola e que a lei seja realmente aprovada.

Fontes: El País, O Globo e Wikipedia

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • Cassiano

    28 de março de 2014

    A notícia é falsa! O governo espanhol não dará nacionalidade aos descendentes de judeus em seu país apenas pelo fato de terem o sobrenome numa lista. Trata-se apenas de um anteprojeto de lei que ainda nem foi discutida pelo ministros.

    • Karen

      31 de março de 2014

      Sim, Cassiano, é justamente este o alerta que fizemos com este artigo!

  • Matias Baptista kambaia

    1 de abril de 2014

    gostei muito por informaÇ0es sucinta pela DRa Karen,MarÇo 31st2014 07:08 trata-se a penas de um anteprojeto da lei que ainda nem foi discutida pelo Ministros.Quanto e que sera discutida?Deus lhes abençoe,no desenvolvimento tecnologico no mundo no campo educativo ,liberdade de exprensao ,democracia e justiÇa social.No passo-passo dizia Dr Eric Amidi

  • Leandro

    2 de abril de 2014

    Essa lista surgiu baseada em vários livros e pesquisas, a lista de nomes é verdadeira, só que o governo espanhol não está se baseando nela. Mas o mais engraçado é que no ano passado o governo português aprovou essa lei, e ninguém fala absolutamente nada!

  • Maurycio

    22 de abril de 2014

    Realmente podemos pedir a nacionalidade espanhola ou portuguesa, porém devera antes ser comprovada de fato a sua descendência dos judeus saferdista, significa pedir a genealogia da sua família e comprovar através de documentos nada de sair correndo para os consulados sem tais documentos. Pois se fosse diante dessa lista já teria os passaportes espanhois e portugues, pelo que vi tenho descendencia de quatro sobrenomes diferentes que constam na lista, mas não é assim.

  • Luã Viana Queiroz

    24 de abril de 2014

    Alguém sabe informar se o MyHeritage têm acesso a esse lista de nomes que constam nos atos da inquisição ou se têm alguma arvore com esses dados? Iniciei minha pesquisa genealógica a mais de 10 anos assim como estreitei meus laços com a comunidade judaica sefaradita nesse intuito – provar a ascendência judaica de minha família Mendes.

  • GMCF

    24 de abril de 2014

    onde eu encontro essa lista

  • Carlos Trujillo

    24 de abril de 2014

    Na espanha os registros civis e religiosos mantém informações desde 1870, talvez as famílias nobres (corte e afins) tenham registros mais antigos.

  • Fátima

    24 de abril de 2014

    gostaria que alguém me falasse sobre o passaporte português.

  • Valter

    24 de abril de 2014

    Primeiro, o tal projeto de lei com os 5200 sobrenomes nunca existiu. Não há publicação no El pais sobre o tema. Segundo, a linhagem religiosa só é transmitida pela mãe. Para ser judeu tem que ter mãe judia. Pai judeu não gera filhos judeus.

  • julio

    24 de abril de 2014

    Embora o Consulado da capital de meu estado e o Vice-Consul morador de minha cidade, tenham dito que eu não teria direito a cidadania portuguesa, levantei VIA INTERNET e com a super atenção da Conservatória em Lisboa, certidões de TODOS meus antepassados. Concluindo, tenho hoje a cidadania e a composição de uma belíssima arvore genealógica. Vale a pena consultar e se informar de todas as formas possíveis. Excelente esclarecedora matéria.

  • Gilson

    24 de abril de 2014

    Parabéns! Muito bom o artigo. Deixa claro que se trata de um plano de intenções que, se aprovado, muitas vezes será bastante complexa e complicada a comprovação da cidadania. Também acredito que não seria um processo barato. Enfim, se um dia aprovado, preparem os bolsos!

  • Albertino

    24 de abril de 2014

    Fiquei triste em saber que sou descendente de judeu. Até há pouco tempo acredita que era mouro (árabe).

  • EDSON NUNES

    25 de abril de 2014

    Embora não tenha a menor intenção em trocar a minha nacionalidade brasileira, tenho um grande interesse em saber sobre a trajetória: Espanha e/ou Portugal/Brasil, principalmente em relação aos NUNES, do meu pai CLAUDIO NUNES e do meu avô paterno MODESTO NUNES BAPTISTA, e ainda dos OLIVEIRAs, da minha avó paterna ANNA DE OLIVEIRA. Se alguém souber de alguma coisa, ficarei grato pela informação.

  • Fabian Jacques

    25 de abril de 2014

    Prezada Karen, meu bisavô paterno era galego, existe algum meio de requerer cidadania espanhola sendo eu bisneto? Quanto ao assunto em voga, fica muito muito no ar tal noticia, os açorianos tem várias misturas de povos, dentre elas os judeus que colonizaram o sul do Brasil essa lista fica muito extensa.

  • Silvani

    25 de abril de 2014

    Olá Julio!
    Como obteve as informacoes do seus antepassados via internet? Estou a procura dos meus antepassados que vieram da Espanha ao Brasil em 1898. Localizei as informacoes no site do arquivo public do estado de sao Paulo. Porem, nao consegui ir alem disso. Pode me dar alguma dica? Meu bisavô se chamava Damasio Sirguero Martin e minh bisavó Josefa Rodriguez. Obrigada

  • Magdala Melo

    25 de abril de 2014

    Achei muito pertinente o artigo. Claro que tudo precisa de comprovação . Penso que todos nós temos interesse em conhecer os ascendentes . Não importa se judeus, Árabes, ou qualquer origem. Já temos ascendência africana, do negro, do índio e do branco e para mim tenho orgulho de ser brasileira. Acho que um passaporte europeu e muito bom, mas graças a Deus, já estive em seis países dezoito cidades da Europa e nós Estados Unidos várias cidades e meu passaporte brasileiro não tem problema. Ao contrário, estou de visita a Florida e há uma loja , MACY, que da 10 % de desconto durante um mês da estadia nos States.
    Agradeço a. Karen o interesse em nós ajudar. Realmente precisamos. Obrigada, atenciosamente, magdala

  • mariluce borges de souza

    25 de abril de 2014

    e eu amo ser, brasileira mais até hoje não conseguir saber a que descedencia minha mãe perteceu só sei que ela era borges do espirito santo, ela era filha adotiva, do meu avô, josé viana da pena , que vivia em porto seguro e meu avô , dizia que ela era filha de gente importante, só que veio de uma relação cladestina e eu sempre tive o enterrese de saber algo, como pode uma pessoa existir e não ter indentidade para indentificação nasceu 1927.. mais eu só vou sosegar enquanto não descobrir a verdade seja ela qual for…..

  • Edileuza

    26 de abril de 2014

    Onde consigo essa lista?fiquei curiosa de saber se meu sobrenome consta na tal lista.

  • Edileuza

    26 de abril de 2014

    Parabéns pelo artigo!muito esclarecedor!vou espalhar.
    Obrigada!

  • helio barreto sampaio filho

    6 de maio de 2014

    barreto ou sampaio é de origem espanhola, ou portuguesa?

  • Matias Baptista kambaia

    24 de junho de 2014

    Não se devem confundir as nações com as raças.AS diferencias raciais são características biológicas externas dos homens.AS raças a pareceram nas primeiras etapas remotas de formação do homem e da sociedade humana.Durante o processo de formação do homem moderno,formaram-se também as raças humanas,isto e,as diferenças relacionadas com as características físicas dos homens.Dizia o filosofo Augusto Conte em 1721,Fernando.A.Almeida em 1733.

  • Matias Baptista kambaia

    24 de junho de 2014

    A consciência religiosa e a religião. A consciência religiosa e uma forma especial de consciência social que reflete a realidade de modo não científico.E a crença no sobrenatural, em Deus,nos espíritos,na vida do além- -túmulo,etc.A religião surgiu em consequência do domínio das forças da natureza sobre o homem primitivo;nas quelas condições.Dizia Marx web.

  • Matias Baptista kambaia

    9 de julho de 2014

    A menos que o homem se humilhe e assuma essa posição de inferioridade,não poderá conhecer os caminhos de Deus.Guia os humildes na justiça,e ensina os menos o seu caminho.Disse David,em salmos 25.9 Matias Baptista Kambaia

  • Danielle

    21 de novembro de 2014

    A notícia não é totalmente falsa não… Vejam aqui:

  • Ezequiel

    25 de fevereiro de 2015

    Uma pergunta: a lei portuguesa que permite a cidadania aos descendentes de judeus sefarditas foi regulamentada agora e janeiro. Um teste genético poderia servir como prova de descendência para fins de requerer a referida cidadania?

  • alex costa santos

    25 de fevereiro de 2015

    Gostaria de saber se tenho direito a nacionalidade n tenho a minima ideia se no meu passado tinha judeus meu sobrenome e costa santos e a minha mae e silva.

  • Matias Baptista Kambaia

    23 de março de 2015

    A lei dizia que tenha de ser assim:Mas aqueles que aplicavam não eram nenhuns santos,eles eram corruptos com uma vida dupla,que condenavam as mulheres mas depois iam ter com elas para se divertirem.Hipócritas,como jesus lhes chamou;disse o papa Argentino.Deus lhes abençoe.

  • Matias Baptista Kambaia

    2 de abril de 2015

    Partir de 1914 entra-se numa nova fase da Ciência do direito Administrativo português,que e a fase do apuro cientifico,já influenciada pelos desenviolamentos modernos de frança,da Itália,e da Alemanha.Nela se notabiliza,sobretudo,mestre da universidade de Coimbra,depois professor em Lisboa:Dizia João de Magalhães Collaço.

  • Helio C. Chagas

    7 de abril de 2015

    Goostaria de ter informações sobre sobrenome Homen
    Obrigado.
    Helio Cardoso Chagas

  • Helio C. Chagas

    7 de abril de 2015

    Otimo serviço prestado.
    Obrigado.
    Helio

  • Helio C. Chagas

    7 de abril de 2015

    Otimo serviço prestado.
    Obrigado.
    Helio

  • Matias Baptista Kambaia

    10 de junho de 2015

    Muito obrigado e Deus lhes abençoe.

  • Matias Baptista Kambaia

    11 de junho de 2015

    Eu sou um dos Candidato as matriculas,tentei varias vezes e nunca tive acesso aos dados e este e o 3º ano a tentar.Neste momento estou aflito,agrade ceria que o doutor me ajudasse no sentido e não queria perder mais esta oportunidade e esperar mais o próximo ano pode ser tarde de mais e a idade esta cada vez a avançar.O Núcleo,na pessoa do sr Bernardo Kativa-responsável ja sabe desta situação.

  • Maria Laurentino dos santos

    11 de junho de 2015

    Olá, meu nome é Maria Laurentino dos Santos
    do meu pai era Antonio Laurentino dos santos
    seu pai era Jose Laurentino
    sua mae Emilia Macena

    minha mae era Evangelina Maria de Lima
    seu pai era José Vicente de Lima
    Sua mae era Herminia Maria Ferreira

    Gostaria sobre minha descendencia, se tenho direito a cidadania espanhola, judia ou portuguesa, sei que existem muitos Laurentinos Brasil a fora, seriam meus parentes? se identifiquem por favor…rsrs

  • james

    3 de julho de 2015

    não dejo motivo para euforia. os espanhois não estão preocupados com o destino dos sefardim. foram exploradores da américa e hoje estão no fundo do poço. não falo do povo mas dos dirigentes, dos monarcas, da nobreza. percam as suas ilusões.

  • james

    3 de julho de 2015

    alias, leiam o livro “caminhos cruzados – a vitoriosa saga dos judeus do recife no século xvii, da expulsão da espanha à fundação de nova york”. ou . muitas coisas ficam mais claras sobre o assunto.

  • Matias Baptista Kambaia

    18 de setembro de 2015

    Consorcio entre a Universidade de Coimbra e a Universidade Aberta.A mais antiga e a mais jovens das Universidades juntam-se para alargar a presença de Portugal no Mundo.A universidade Aberta e a Universidade publica portuguesa de ensino a distancia .E a mais jovem das Universidades publicas portuguesas,tendo sido fundada em 1988,com a missão de promover o acesso da população adulta ao ensino superior em Portugal.Atualmente desenvolve a sua atividade com base num modelo pedagógico virtual,sendo já cerca de um terço dos seus estudantes residente fora de Portugal. Saudações a todos colegas deste mundo e professores.

  • PAULO TADEU MEIRA E SILVA DE OLIVEIRA

    10 de janeiro de 2016

    Na minha família constam os nolmes Moraes e Oliveira por parte de pai e Meira e Silva por parte da mãe. Qual seria a probabilidade de ser um sefardita e como posso efetuar essa investigação?

  • Denis Brito da Silva

    26 de março de 2016

    Até eu fiquei interessado nessa história, fui procurar na lista e encontrei os meus dois sobrenomes, Brito e Silva, não sei au certo a origem se português ou espanhol, mas que está na lista não tenho dúvidas!

  • Matias Baptista Kambaia

    16 de agosto de 2016

    Células -tronco são Células indiferenciadas.As principais Características das Células -tronco,tornando-as extremamente Interessantes,são:Sua capacidade de auto renovação,Ou seja,são capazes de se multiplicar,mantendo seu estado indiferenciado,uma reposição ativa de sua população de maneira constante nos tecidos;e,mais interessante.Ainda,sua capacidade de se diferenciar em diversos:Tipos Células .

  • Matias Baptista Kambaia

    16 de agosto de 2016

    Para com todos colegas e Funcionários da saúdo lhes e sobretudo Raquel santos e ISABEL MARIA MARTINHO LOPES SARAIVA MATOS PIRES Coordenadora dos Serviços de apoio ao estudante da universidade Aberta em Lisboa