Será que você é parente de Tutâncamon?

Comentários5

As chances são grandes se você for europeu ou descendente de europeus.

Um recente estudo realizado por cientistas de Zurique na Suíça reconstruiu o perfil genético (DNA) do Faraó Tutancâmon que chegou ao trono aos 9 anos de idade e governou o Antigo Egito a 3 mil anos, o faraó sucedeu seu pai Akhenaton e ao seu avô Amen-hotep III

Os resultados mostram que Tutancâmon pertenceu a um grupo de perfil genético conhecido como R1b1a2, o mesmo de metade dos homens da Europa Ocidental —  70% no caso de britânicos e espanhóis e 60% no dos franceses. Isso quer dizer que todos esses indivíduos compartilham um mesmo ancestral.

Os cientistas creem ainda, que o ancestral em questão, viveu no Cáucaso a 9500 anos e estima-se que a primeira migração deste perfil genético R1b1a2, começou com a expansão da agricultura no ano de 7000 A.C.

Com tantos parentes ‘europeus’ é de imaginar que a maior parte do Egito, terra natal de Tutâncamon também seja parente do faraó, mas, não é. Apenas 1% dos egípcios pertencem a este mesmo grupo genético R1b1a2.

Com estes dados, se espera uma explicação dos geneticistas que ainda não entendem como esta linhagem chegou ao Egito a partir de sua região de origem européia.

Esta notícia é muito interessante pois reforça a nossa tese de que existe ainda muita história a ser desvendada principalmente em relação as histórias familiares.

Muitos de nós somos europeus ou descendentes de europeus e isto sem duvida irá motivar ainda mais a nossa busca pela nossa verdadeira identidade.

Em nosso programa Family Tree Builder já é possível, se você já fez o seu teste de DNA, de registrar o resultado para possíveis confrontações.

Um bom motivo para você começar a sua árvore ou aprimorar a sua genealogia na busca de seu passado.

Outra boa notícia é que o Centro iGENEA, responsável pelo resultado do perfil genético de Tutâncamon está a procura de possíveis parentes diretos do Faraó.  Será que você é?

Comente esta postagem.

Fontes: Agência Reuters, Revista Veja OnLine, Wikipédia.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Michel Aubert


    agosto 4, 2011

    Ops ! Será ?
    Só não gostei daquela barbicha entrelaçada …
    E a “Nefertite” ficou para quem ?

    Brincadeirinha , é

    Um ( ) aos amigos .

  • Jaqueline Mara


    abril 1, 2015

    sou descendente de espanhóis,seria possível eu ser?Minha bisavó e meu bisavô eram espanhóis.Do lado da minha mãe também tem um pouco de europeu,espanhol e italiano.

  • Gustavo Henrique


    julho 10, 2015

    Eu sou o futuro farao do egito meu sangue e o.mesmo que ta la no texto

  • Eliezer batista macedo


    outubro 16, 2017

    Boa tarde! faço parte desse grupo de DNA R1b1a2 sou descendente de europeus da Europa ocidental. Ja entrei em contato com a ignea caso eles queiram realizar algum exame ou ter acesso ao resultado do meu teste de DNA ancestralidade patrilinear. Boa tarde, à todos!

  • Maria Priscilla Whitaker Raimondi Scretas


    setembro 4, 2018

    Tenho mania de Egito desde pequena, Tutancâmon é meu ídolo, e todos da 18° dinastia.
    Descendo de ingleses e portugueses. Pelo lado de meu pai, italianos.
    Como posso fazer exames de DNA para saber? É possível mesmo comprovar?