Concurso Dia das Mães

Concurso Dia das Mães

Uma vez por ano nossa atenção é direcionada para as mães deste mundo, a maternidade e as obrigações maternas e desta vez queremos assinalar o dia com algo muito especial, um concurso de poesia!

É um dia especial que foi comemorado por centenas de anos, ilustrando como muitas pessoas sentem que a maternidade é algo honrado e divino.

Feliz Dia das Mães.

Mesmo que o dia da Mãe não seja comemorado na mesma data em toda parte, a idéia é a mesma em todo o mundo: as mães merecem especial atenção de vez em quando.

No México, por exemplo, a mãe é tratada com uma canção cantada por sua família, ou uma serenata por uma banda contratada, na Etiópia, dia das mães é um festival de três dias onde todo mundo retorna às suas aldeias para a refeição da família, enquanto que na Suécia a atenção é dedicada às mães pobres e seus filhos e pela Cruz Vermelha sueca são vendidas pequenas flores de plástico onde a renda vai para estas mães, no  Reino Unido é  costume servir Simnel Cake, um bolo de frutas bem light e inspirado por um conto popular ..

Nos Estados Unidos, Ann Jarvis (primeira idealizadora do movimento), defendia  uma grande causa no  Dia das Mães, uma causa pacifista,  Julia Ward Howe consagrou o dia da mãe nesta data especial com a sua proclamação do Dia das Mães em 1870. Howe estava pertubada e constrangida pela crueldade e carnificina da Guerra Civil Americana e no Movimento de União de Mães, para  protestar contra o assassinato de seus filhos e familiares, gerou a necessidade de se criar o Dia das Mães.

Para marcar a ocasião, ela defendia  a paz internacional e paz da maternidade com um poema para dar mais força a sua causa, o primeiro parágrafo, onde se lê:

Levanta-te, então, as mulheres de hoje!
Levanta-te, todas as mulheres que têm o coração,
Quer ser nosso batismo de água ou de lágrimas!

Neste sentido e para marcar o Dia das Mães de uma maneira um pouco diferente do café da manhã na cama que é obrigatório, nós convidamos você a participar de nosso concurso de poesia, Escreva e envie agora um poema curto para sua mãe. Compartilhe uma memória, explique por que ela é especial, o que ela lhe ensinou, o que você quer agradecer-lhe,  a escolha é sua!

Myheritage vai  dar um belo buquê de flores entre os nossos blogs, que nós iremos enviar para a mãe do vencedor. Em qualquer lugar do mundo, onde a mãe do autor ou autora do melhor poema estiver, nós entregaremos, e esta será a nossa homenagem aos nossos leitores.

O prazo final  é 10 de maio/2010,  o que dá tempo para pensar e escrever. Não precisa ser longo, mas que  transmita os  seus sentimentos sobre sua mãe. Envie-nos um email com o seu poema ou escreva no comentário abaixo. Exigimos apenas que seja inédito e de sua autoria, nossa equipe vai escolher o melhor poema e a sua mãe pode receber um buquê de rosas em casa.

texto baseado no texto de Linde, (Myheritage team).

Comentários

O endereço de e-mail é mantido privado e não será mostrado

  • LINO SERGIO MELATI

    5 de maio de 2010

    Para minha mãe TERESA ALBERICI.

    Mulher mãe, de tuas entranhas saí,
    Para o mundo amar.
    No teu regaço me criei,
    Ao teu regaço quero voltar.
    Criança já não sou,
    Mas filho sempre serei.

    Beijos. LIno.

  • welfare joele pinto

    7 de maio de 2010

    Saudades!!!!
    este é o primeiro ano sem minha mãe.
    Saudades.

  • SELMA VIANA

    8 de maio de 2016

    Não tenho mãe.Pensei um dia que as mães viveriam a vida inteira com a gente.Mas eu me enganei.Ela partiu bem cedo deixando crianças ainda pequenas ,foi um labor e com muitas vitórias.Mas, isso naquela época dos anos 1970,hoje tem amparo para quem fica só quando crianças.

  • SELMA VIANA

    8 de maio de 2016

    Meus filhos estão criados ,mas a vida continua quando agente ama filhos, pais se entendem.Somente as más notícias de TVs incomodam os pais.Sequestros,traições e o querer demais dos filhos.