Recorde – Mulher mais velha do mundo

Qual é o limite da longevidade? Segundo os textos bíblicos seria Matusalém em seus 969 anos de vida ou Noé com 950 anos.

Antisa Khvichava nasceu em 8 de julho de 1880.

Maria Olivia da Silva nasceu em 28 de fevereiro de 1880.

Maria Olivia morreu neste último dia 08 em Astorga no noroeste do Paraná, no Brasil. Neste mesmo dia comemorou 130 anos a outra idosa da Georgia

As autoridades da Geórgia dizem que Antisa Khvichava de uma remota vila montanhosa no oeste do país comemorou 130 anos nesta quinta-feira e passou a ser a mulher mais velha do mundo. Segundo Georgiy Meurnishvili, porta-voz de Registro Civil no Ministério de Justiça.

Se Maria Olivia estivesse viva, seria a mais velha por 131 dias.

Ambas disputam o título de mulher mais velha do mundo, mas, não são reconhecidas oficialmente.

Maria Olivia nasceu em Varsóvia, na Polônia, no dia 28 de fevereiro de 1880. Ela veio para o Brasil aos 3 anos de idade, sendo registrada na cidade de Itapetinga (SP). Apesar da idade ela não é reconhecida como a mulher mais velha do mundo pelo Guinness Book, o livro dos recordes.

Os documentos oficiais da idosa foram queimados em um incêndio, no entanto, as provas apresentadas pela família ao RankBrasil foram suficiente para considerá-la como a pessoa mais velha do país. Dona Maria Olivia da Silva criou 14 filhos e estima-se que ela tenha 400 netos, bisnetos e tataranetos.

Antisa Khvichava, também não pode ter a idade confirmada, já que sua certidão de nascimento foi perdida assim como milhares de documentos desaparecidos entre revoluções e uma guerra civil.

Para provar a idade de Khvichava, Meurnishvili mostra dois documentos da era soviética que ele diz atestarem sua idade. O testemunho é confirmado por oficiais, vizinhos, amigos e descendentes.

Khvichava tem um filho, dez netos, 12 bisnetos e seis tataranetos. Um dos filhos dela, Mikhail, nasceu quando Khvichava tinha 60 anos. Ela alega ainda ter tido outros dois filhos, de um casamento anterior, que morreram de fome durante a Segunda Guerra (1939-1945).

O Grupo de Pesquisa de Genealogia, que confirma os dados para a obtenção dos títulos no Guinness. reconhece atualmente Eugenie Blanchard, 114, de Saint Barthelemy, na França, como a mulher mais velha do mundo. A organização ainda vai avaliar a idade de Khvichava.

Nem Matusalém, nem Noé, nem Antisa e nem Maria Olivia tem como confirmar a data de nascimento, pois faltam provas, falta a fonte, faltam documentos.

Se olharmos para estes fatos, e considerar-mos que em muitos casos, desprezamos um pedaço de papel, e que muitos acham que não é necessário documentar uma árvore genealógia, corre-se o risco de no futuro não entrar para o Livro Guinness.

Fontes: Francieli Arcas - CHN / Jornal de Angola

Comentários (1) Trackbacks (0)
  1. isabel gemaque tem 127 anos mora no acará pará

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Trackbacks estão desabilitados.

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados