Identificando pessoas nas fotos

Em nossa última postagem sobre o assunto Fotos & Vídeos, vimos como criar os álbuns, identificar as fotos e gerenciar estas fotos, hoje queremos mostrar como uma das facilidades de Myheritage poderá ajudar você a distribuir estas fotos pela sua árvore, de forma que fotos, documentos, e vídeos se encaixem exatamente nos perfis de seus parentes, ilustrando a vida desta pessoas e permitindo que recursos como Linha da Tempo, Livro Cronológico e Livro da Família possam ficar muito mais completos.

Vamos rotular as faces das pessoas?Mas primeiro...

Primeiro é preciso explicar um pouco deste recurso e para seu conhecimento, o ROTULAR de Myheritage é um sofisticado softwear de identificação facial comparado aos mais modernos do mundo. Guarda em sua estrutura a memória de um rosto, projeta este rosto em diversas posições e tempo e memoriza os dados para facilitar nas futuras identificações de fotos. É um eficiente serviço de  identificação de pessoas.

Se uma pessoa é identificada em uma foto, e posteriormente o usuário catalogar outras fotos desta pessoa, o sistema deve localizar o perfil desta pessoa, e alertar ao usuário que existe  a possibilidade que  na nova foto existe a presença daquela pessoa. O segredo aqui é colocar várias fotos da mesma pessoa identificando corretamente para que o sistema aprenda a enxergar a pessoa rindo, ou com a expressão séria, de frente, de lado, com um tipo de cabelo ou outro, e aprender as diversas variações que podem ser memorizadas da expressão da pessoa. Inteligente, eficiente e gratuito, pois todas as contas de Myheritage têm esta utilíssima ferramenta.

Distância entre os olhos, nariz, boca, tipo de rosto, de queixo, cabelo,orelhas e outros detalhes de um rosto humano, são comparados imediatamente após a inclusão da foto e comparadas a outros rostos já rotulados para facilitar a distribuição desta foto pelos inúmeros perfis de sua árvore.

O sinal de que o sistema esta trabalhando nesta função de identificar as pessoas, aparece logo após a inclusão de uma foto ou de várias fotos e o tempo necessário para se completar a operação dependerá da quantidade de pessoas por foto, mais a quantidade de fotos, e também o tamanho de informações já existentes no Banco de Dados do ROTULAR que vai permitir a identificação, separação e indicação das faces para posterior rotulagem. Na lateral direita da página, no canto superior vai aparecer a imagem de evolução do tempo operação.

Concluída esta operação,  (e se for necessário algum tempo, espere) , entre na aba rotular que a quantidade de fotos identificadas será mostrada para você com também um dimensionador de operação, como a figura a seguir.

Ou seja, temos aqui 23 novas imagens e faces para serem identificadas e elas serão mostradas em uma sequência para identificação que você pode navegar por elas, arrastando o retângulo verde sobre a face que você desejar rotular.

A colocar o retângulo verde sobre uma foto, ela será separada e ampliada logo abaixo para permitir a identificação.

Neste exemplo, como ainda não existe nenhuma referência ao rosto solicitado, um mesmo rosto pode ser apresentado como pessoas diferentes, o que você deverá repetir a operação nos três rótulos. A foto foi colocada bem diferente uma da outra propositalmente para mostrar que o mesmo rosto, altera expressão, iluminação e outras características com o tempo, local e estilo da foto, mas estas variações irão ajudar nas futuras identificações desta pessoa.

Algumas vezes, e é bem comum, mãe e filha, pai e filho, irmãos gêmeos serem muito parecidos o que vai gerar a colocação de duas pessoas diferentes como sendo uma só, logo abaixo das fotos ampliadas existe um selecionador que deve ser ativado ou não, e o rosto não pertencente aquela pessoa será eliminado da identificação, voltando para a lista para ser rotulado depois.

Para rotular, basta identificar colocando o nome da pessoa exatamente como esta na árvore, aliás, basta iniciar a digitação do nome e serão mostrados os perfis disponíveis na árvore pois a caixa é de auto preenchimento e, caso a pessoa seja mostrada nas sugestões, basta clicar sobre a indicação.

Fazendo de suas fotos as fotos de perfil.

Basta uma foto com muitos parentes nela e você já terá um ótimo local para garimpar fotos de perfil.

Na montagem inicial, sua árvore pode estar assim:

É bem simples, vamos ver uma foto ideal e para isto, basta entrar em seu álbum, clicar sobre a foto, ampliar,  e passar o mouse sobre ela.

Na lateral direta da foto, vai aparecer o identificador já com os rostos que estão dentro dos retângulos em miniatura.

Clique para inserir o nome , digite o nome da pessoa na caixa, confirme.

Caso o retângulo não esteja sobre o rosto de algum parente, use o botão Adicionar outra pessoa que um novo retângulo se abre sobre a foto e você deverá ajustar até o rosto do parente usando as pontas do retângulo.

Veja o resultado na árvore:

Mas não é só, depois de identificado, cada foto terá links para perfis e detalhes da pessoa, com os comandos indicados pela próxima figura.

NOTA 1: Não exclua a foto pelo perfil cronológico e sempre pelo comando excluir do rotulador, pois se você entra na árvore, no perfil do parente e excluindo a foto, ela será excluída do álbum também.

Nota 2: Caso na foto apareça alguém que não pertença a sua árvore mas você deseja identificar, digite o nome da pessoa que ficará registrado sem os vínculos com a árvore. É o caso, por exemplo, da sua foto ao lado da Madonna, ou do Bill Gates. Mas só será visualizado caso se passe o mouse sobre a foto ou se olhe na lateral da foto, onde estarão tambem os membros de sua árvore identificados por você.

Portanto, aqui terminamos as explicações básicas de manuseio, gerência e arquivamento de fotos em sua árvore.

Comente esta postagem, e leia as anteriores sobre o assunto.

Matérias relacionadas:

Upload de fotos

Gerenciando álbuns de fotos

Fotos e Vídeos

Comentários (3) Trackbacks (0)
  1. Tenho uma sugestão para a equipe do MH.
    Como já discutido anteriormente, é um desejo de muitos que pudéssemos juntar minha árvore com de outra, e mais outra... Parece simples, mas depois da justificativa do Walter tive que concordar com ele, afinal seriam muitos webmasters controlando uma árvore só...
    Daí pensei o seguinte.. por que não criar um link?? sendo mais ou menos assim: em minha árvore apareceria no retângulo do marido de minha tia, por exemplo, um símbolo com um link dizendo " segue para a árvore de Santos Dumont". é claro que o webmaster deveria ter autorização do outro webmaster pois na dele também apareceria o atalho para a minha.
    Acredito que assim cada webmaster trataria como quisesse sua árvore sem interferir na do outro podendo excluir o link a qq momento sem que sua árvore seja modificada e daí o SmartMacthes iria fazer mais sentido de usá-lo, já que iria aparecer somente aquelas relações que nao estivesses na árvore do link!

    Espero q tenham entendido minha ideia...

    Grato
    Daniel Chaves
  2. P@R@ DANIEL: A ideia é muito boa, vamos encaminhar para que nossos técnicos possam estudar esta possibilidade e melhorar este recurso.
    Obrigado pela sua participação.


  3. procuro uns primos que morava em belem do pará,no bairro da
    cidade nova .ai vai o meu mail:pedroquarto@hotmail.com
    moro em SÃOLUIS do MARANHÃO.

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Trackbacks estão desabilitados.

Sobre nós  |  Entre em contato conosco  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados