Importante atualização do Navegador de Cromossomos para uma melhor análise das DNA Matches em MyHeritage

Comentários0

Estamos muito felizes em anunciar uma importante atualização no Navegador de Cromossomos do MyHeritage. Com este upgrade, Com esta atualização, melhoramos consideravelmente nossos serviços de genealogia genética. Se você já fez o teste de DNA do MyHeritage, ou se já fez o upload dos dados genéticos ao MyHeritage você pode agora se tornar um verdadeiro genealogista genético para entender melhor as suas correspondências de DNA. Com os detalhes da árvore genealógica em mãos, como por exemplo sobrenomes ancestrais e Smart Matches compartilhadas, você pode traçar os antepassados em comum, que passaram segmentos de DNA tanto para você, quanto para a sua correspondência e reconstruir o relacionamento exato entre vocês.

Se você ainda não comprou um teste de DNA do MyHeritage, peça o seu aqui, ou carregue seus dados de DNA no site do MyHeritage gratuitamente.

Visão Geral

Um Navegador de Cromossomos é uma ferramenta que mapeia os cromossomos de um indivíduo de forma gráfica. Essencialmente, ele é usado para visualizar segmentos de DNA compartilhados, que pessoas que compartilham DNA têm em comum. Ao analizar os resultados do DNA, o MyHeritage localiza tais segmentos compartilhados e determina que você tem uma correspondência com uma outra pessoa sempre que existirem segmentos compartilhados suficientes ou se o tamanho dos mesmos for suficiente. Estes segmentos compartilhados são possíveis indicativos de que você e a pessoa correspondente herdaram DNA de um ou mais ancestrais em comum. Ao analizar estes segmentos compartilhados e ao testar o DNA de outros parentes adicionais, é possível determinar de quem se herdou os segmentos e determinar o grau de relacionamento entre duas pessoas que fizeram o teste de DNA.

A versão inicial do Navegador de Cromossomos do MyHeritage, lançada em janeiro de 2018, era um navegador de cromossomos um-a-um. Ele exibe os segmentos de DNA compartilhados e fica localizado no final da página de análise das correspondências de DNA. Leia mais sobre esta verão básica neste artigo do nosso blog.

Navegador de Cromossomos um-a-um, na página de análise das Correspondências de DNA (clique para ampliar)

Observações importantes em relação ao navegador de cromossomos

A primeira coisa que você irá notar é que o navegador de cromossomos mostra 22 deles, quando humanos, na verdade, têm 23 pares de cromossomos. O cromossomo que não é exibido é o último, de número 23 – o cromossomo ligado ao sexo, mais especificamente o cromossomo X. O cromossomo X é herdado de forma diferente dos outros cromossomos e requer atenção especial dos genealogistas. Pretendemos oferecer suporte ao cromossomo X no final de 2018, como parte do plano de produtos do MyHeritage.

Também é importante notar que, similarmente a outras ferramentas, o navegador de cromossomos do MyHeritage inclui uma simplificação importante. Cada par de cromossomos é representado no navegador por uma barra visual, embora cada um de nós tenha um par de cromossomos, um herdado da mãe e o outro do pai. Quando o navegador de cromossomos mostra um segmento compartilhado, ele não diz se a correspondência ocorreu do lado materno ou paterno do cromossomo e se o segmento do match ocorreu no seu lado materno ou paterno. Se um segmento não corresponder (isto é mostrado em cinza), isto significa que nem o lado materno, nem o lado paterno daquela seção do DNA bateu nem com o lado materno, nem com o paterno, da sua match. Esta parte está clara. Mas se um segmento é exibido, mostrando um segmento em comum para duas pessoas, não dá para visualizar se a correspondência é do lado materno ou paterno. Fato é que o segmento que você está analisando seja uma combinação de dois ou mais mini-segmentos, alguns do lado materno, outros do lado paterno. Esta simplificação tem seus lados positivos e negativos. Estamos pensando em dar uma opção avançada para a visualização de um navegador de cromossomos “duplo”, sem simplificações, no futuro.

Novo upgrade

O novo navegador de cromossomos lançado hoje é uma versão melhorada, com mais funcionalidades. Você ainda terá acesso ao navegador de cromossomos um-a-um, no final da página de análise de correspondências de cromossomos, para verificar cada uma das suas correspondências de DNA. Mas agora temos um novo navegador de cromossomos “um em relação a vários”, que pode ser acessado através do menu de navegação de DNA, como uma ferramenta independente.

O navegador de cromossomos um em reação a vários lhe permite se comparar (ou qualquer kit de DNA que você gerencie) com até 7 correspondências de DNA selecionadas, ao mesmo tempo. Com o navegador de cromossomos melhorado você pode explorar quais segmentos de DNA você (ou qualquer kit gerenciado por você) compartilha com até 7 correspondências de DNA simultaneamente. Este é o navegador de cromossomos mais abrangente disponível no mercado e o MyHeritage o oferece gratuitamente!

Segmentos triangulados

MyHeritage também é a primeira empresa a dar aos usuários, gratuitamente, a análise de segmentos triangulados – segmentos que todas as correspondências de DNA compartilham entre si. Esta função é importante para o entendimento dos relacionamentos entre as correspondências de DNA, já que segmentos triangulados têm probabilidade maior de serem herdados de um antepassado em comum. Cada segmento compartilhado entre duas pessoas é triangulado, mas os segmentos que parecem ser comuns a 3 pessoas ou mais não são necessariamente triangulados. Por exemplo, se você se comparar com duas pessoas, vamos chamá-las de A e B, pode ser que você compartilhe um segmento com A e que você compartilhe um segmento na mesma posição genômica que B, mas A e B talvez não compartilhem entre si o determinado segmento. Isto acontece, pois, talvez, você compartilhe o segmento materno com A e o segmento paterno com B, mas A e B não têm nenhum tipo de parentesco Caso uma correspondência seja exibida de fora triangulada, isto significa que você, A e B têm correspondências, justamente naquele segmento e, desta forma, possivelmente são todos parentes e, possivelmente, todos tenham recebido o segmento triangulado de um mesmo antepassado em comum. A validação da triangulação é algo complexo, especialmente quando comparamos o DNA de um grupo grande de pessoas, mas o MyHeritage faz isso automaticamente para você, nos bastidores.

Começando

Para navegar no navegador de cromossomos independente um-a-um, selecione “Navegador de cromossomos” na aba DNA do menu.

O navegador de cromossomos um-a-um será aberto. Em seguida, selecione a pessoa principal que você gostaria de comparar com suas correspondências de DNA, clicando na seta “Comparar”. Você pode escolher a si próprio, ou qualquer pessoa cujo kit seja gerenciado por você. Caso você só tenha o seu próprio kit, esta parte já fica pré-selecionada e não requer trabalho adicional.

Selecione a pessoa principal que será comparada a outras (clique para ampliar)

Agora, crie o conjunto para a comparação. Ou seja as correspondências de DNA com as quais você gostaria de ser comparado. Selecione pelo menos uma correspondência de DNA, no máximo sete, da lista de correspondências disponíveis em forma de cartões detalhados, no final da página. Cada correspondência de DNA selecionada irá aparecer na linha de cima. Depois de selecionar uma correspondência para a comparação, o cartão da pessoa irá ficar escurecido, para ajudar a visualizar quais correspondências já foram selecionadas.

Selecionando Correspondências de DNA para comparar com a pessoa principal (clique para ampliar)

Se você mudar de ideia depois de ter selecionado alguém, passe com o mouse sobre o cartão e clique no X no centro do cartão para removê-lo.

Removendo uma correspondência de DNA do conjunto a ser comparado (clique para ampliar)

As correspondências de DNA disponíveis estão exibidas no final da página, organizadas por DNA compartilhado, o que significa que as correspondências mais próximas serão listadas primeiro. Você pode usar a ferramenta de busca para localizar qualquer correspondência que quiser, caso elas estejam mais abaixo na lista e você não queira rolar manualmente, procurando por elas. É só clicar  na correspondência buscada para inclui-la no conjunto de comparações.

Dica: Selecione as correspondências de DNA que possam estar relacionadas uma às outras, ou que sejam de um possível ramo em comum. Por exemplo, caso você esteja analisando uma correspondência de DNA sua com uma pessoa chamada João da Silva e a página de análise de correspondências mostrar que você e o João têm uma correspondência com a Mariana Pereira, faria sentido então explorar as correspondências entre você, o João e a Mariana juntos no navegador de cromossomos “um em relação a vários” e verificar se há segmentos triangulados.

Depois de selecionar todas as correspondências de DNA desejadas, clique em “Comparar” e a brincadeira pode começar!

O navegador de cromossomos “um em relação a vários” em ação

Quando você começa uma comparação, o navegador de cromossomos entra em ação. No topo da página você verá um ou mais cartões com as correspondências e uma barra colorida no topo, representando a sua correspondência com cada match de DNA selecionada. Cada cartão de correspondência mostra os parâmetros de correspondência entre você e a pessoa correspondente (DNA compartilhado, número de segmentos compartilhados e o tamanho do maior segmento).

Abaixo, para cada um dos 22 cromossomos, você verá os segmentos de DNA que você compartilha com cada uma das correspondências selecionadas que estarão na mesma cor do cartão de correspondência. O esquema de cores também ajudam a diferenciar as várias correspondências. Os segmentos em cinza não são compartilhados com as correspondências de DNA e as partes riscadas representam segmentos que não foram analisados devido à falta de marcadores de DNA (SNPs) naquelas regiões.

O navegador de cromossomos “um em relação a vários” em ação (clique para ampliar)

Segmentos triangulados

Os segmentos de DNA marcados com uma pequena moldura são os segmentos triangulados, ou seja, são segmentos compartilhados por entre todas as correspondências de DNA. Estes segmentos foram provavelmente passados adiante por um ou mais antepassados em comum. Os segmentos triangulados são bem aquilo que você quer encontrar, já que eles dão uma boa indicação de que todas as pessoas exibidas no navegador de cromossomos são realmente descentes de um mesmo antepassado (ou antepassados) em comum. Talvez você até mesmo saiba de quem se trata, caso a sua árvore genealógica atinja ramos bem distantes no passado. Mas caso eles não estejam na sua árvore genealógica, você precisará aumentar a sua árvore em mais algumas gerações, através de pesquisa da história da família. Talvez as suas correspondências de DNA já conhecem mais detalhes que lhe possam ajudar. De qualquer forma é possível usar o navegador de cromossomos para entender o parentesco e a troca de informações com as suas correspondências podem começar a partir dele. Por exemplo, você pode dizer a seus matches que você acha que são parentes através de um antepassado X, que viveu em Y, no ano Z. Caso esta informação faça sentido para o seu match, você teve sorte e vocês poderão chegar a um antepassado em comum.

Algumas vezes você verá uma região do DNA onde todas as barras coloridas podem ser vistas, mas não há indicação de segmentos triangulados. Isto significa que você compartilha segmentos de DNA na mesma posição genômica com múltiplas correspondências de DNA, mas eles não compartilham o mesmo segmento entre si. Como explicado anteriormente, isso acontece porque cada par de cromossomos é representado de maneira simplificada, numa fila única no navegador de cromossomos. Não há diferenciação gráfica entre os cromossomos dentro de cada par, que foi um herdado da mãe e o outro do pai. Se você e uma das suas correspondências compartilharem um segmento proveniente do lado materno e você e uma outra correspondência compartilharem um segmento na mesma localização genômica, do lado paterno, estas duas correspondências provavelmente não compartilham um segmento naquela localização genômica, de forma que eles provavelmente nem sejam parentes. Neste caso, aquele segmento não será triangulado, nem enquadrado.

O exemplo abaixo mostra uma pessoa, sua mãe e seu pai, todos comparados através do navegador de cromossomos. Como esperado, a pessoa compartilha um cromossomo inteiro em cada par de cromossomos com a mãe e um cromossomo inteiro em cada par com o pai. Assim, o cromossomo inteiro fica indicando uma correspondência com ambos os pais. No entanto, neste caso, a mãe e o pai não são parentes de sangue e não compartilham nenhum DNA entre si. É por isso que não existe triangulação aqui isto é, não há segmentos enquadrados. Um usuário menos experiente poderia pensar que a mãe e o pai são parentes, mas não é o caso. Daí a importância de se entender e usar os segmentos triangulados.

Quando você passa com o mouse sobre qualquer segmento compartilhado de DNA, no seu browser, quer ele seja triangulado ou não, dá para ver a posição genômica do segmento compartilhado, seu tamanho e o número do SNPs.

Exibindo informações sobre um segmento triangulado (clique para ampliar)

Opções avançadas

Na opção padrão, os segmentos triangulados de DNA que tiverem pelo menos 2cMs serão enquadrados. Você pode aumentar este padrão mínimo para 4, 6 ou 8cMs, usando o menu suspenso no topo da página. Ao aumentar o tamanho mínimo você verá menos segmentos de DNA triangulados, contudo, a grau de confiabilidade de que estes segmentos sejam evidência de descendência de um antepassado em comum será maior.

Selecionando o limite mínimo de tamanho para os segmentos triangulados (clique para ampliar)

Exportando informações do segmento

Há alguns serviços terceirizados excelentes para visualizar segmentos de DNA que você pode usar, como o DNA Painter. Talvez você prefira visualizar suas matches manualmente, ou offline. Para este fim nós desenvolvelmos uma ferramenta para exportar informações do segmento.

No final do navegador de cromossomos “um em relação a vários”, abaixo da visualização dos cromossomos, há uma tabela com informações detalhadas sobre os segmentos de DNA compartilhados, com cada correspondência de DNA, bem como os segmentos triangulados que todas as correspondências selecionadas compartilham. Você pode copiar estas informações na área de transferência, ou clicar em “Opções avançadas”, para exportar todas as informações da tabela e baixá-las.

Segmentos compartilhados DNA e opções para exportar os dados no menu avançado (cilque para ampliar)

Note que embora nós não permitimos que outros usuários exportem os seus dados brutos de DNA, segmentos compartilhado entre você e um outro usuário podem ser visualizados em detalhe (posição e tamanho), de forma que o usuário correspondente pode deduzir os genótipos que você tem no seu DNA, naquele segmento em particular. Usuários que prefiram evitar que outros usuários – que compartilham seus segmentos de DNA – visualizem estes detalhes dos segmentos compartilhados podem fazê-lo. É só desabilitar esta ferramenta nas opções de configuração.

Testando mais parentes

O navegador de cromossomos ilustra a utilidade de se testar mais parentes. Você pode descobrir coisas importantes ao fazer a triangulação com outros parentes conhecidos, de cada linhagem da sua família (de pessoas já testadas), com parentes até então desconhecidos.

A melhor coisa é testar os seus pais e avós, caso ainda estejam vivos.

Porque isto é importante? As correspondências que você irá receber em relação aos seus antepassados diretos também se aplicam a você, mas os seus antepassados têm mais do DNA original da família, herdado por você. Assim você terá uma chance maior de descobrir parentes através do teste dos seus pais e avós, do que se fiar somente nas suas próprias correspondências. O nosso conselho é sempre testar as pessoas mais velhas da sua família, enquanto isso ainda for possível.

Ao testar mais parentes, ficará mais fácil utilizar as suas correspondências para entender melhor os parentescos apresentados. Se os seus avós já forem falecidos, peça para um dos seus irmãos ou primos para fazerem o teste. Além dos seus pais, também é útil testar primos de primeiro e segundo grau dos seus pais.

Por exemplo, vamos supor que haja um ramo da sua árvore genealógica que seja especialmente interessante para você, pois você gostaria de descobrir mais parentes daquele lado da família. Vamos continuar supondo que um primo de segundo grau da sua mãe ainda esteja vivo e que ele concorde em fazer um teste de DNA. Presumimos que os resultados de DNA irão validar que eles são mesmo primos de segundo grau e que não há outras surpresas aqui. Agora você terá um potencializador da sua pesquisa. Você pode analisar sua correspondência com o primo de 2º grau da sua mãe e checar as correspondências compartilhadas. Dá para visualizá-las no navegador de cromossomos “um em relação a várias” e verificar os segmentos triangulizados. Se você encontrar correspondências que tenha uma triangulação com você e com o primo de 2º grau da sua mãe, você terá encontrado um parente que descende dos seus trisavós – um antepassado em comum para você e o primo de 2º grau da sua mãe. Alternativamente, pode ser que o antepassado seja ainda mais distante, um antepassado dos seus trisavós. Mas agora, entre as milhares de correspondências de DNA que você talvez tenha em MyHeritage, você localizou o ramo em particular da sua família, que mais lhe interessa. Você pode então entrar em contato com eles, ficar sabendo o que eles já conhecem sobre a família de vocês e tentar conectar as árvores genealógicas de vocês. Ao testar mais pessoas da família, com alguma experiência e perseverança e usando as ferramentas genealógicas certas – regularmente atualizadas e melhoradas pelo MyHeritage – juntamente com um grande banco de dados de DNA do MyHeritage que expande diariamente, você ficará maravilhado com as descobertas que fará.

Novidade: Exportando a list de correspondências de DNA

Vamos aproveitar este artigo do blog para anunciar o lançamento de mais uma função nova, não relacionada ao navegador de cromossomos. Este foi mais um pedido da nossa comunidade de usuários e nós ouvimos. Os usuários nos contaram que gostariam de poder exportar sua lista inteira de correspondências de DNA de forma prática e nós adoramos atender vocês. Exportar a lista de correspondências é útil para poder analisá-las manualmente, por exemplo em uma planilha, ou importando a mesma em outras ferramentas. Agora isto é possível. Na página de correspondências de DNA há um menu com opções avançadas. Lá você pode exportar sua lista completa de correspondências de DNA. Você também pode exportar todas as informações dos segmentos de DNA compartilhados para todas as correspondências de DNA, de uma vez só, neste menu. Leva vários minutos para processar esta opção, então você receberá um email com um arquivo em anexo com toda a informação requisitada.

Novo: Opções para exportação no menu “Opções avançadas”, na página de correspondências de DNA

Resumo

O novo navegador de cromossomos “um em relação a vários”, com a opção de suporte para segmentos triangulados, é uma inovação muito importante no arsenal crescente do MyHeritage, com suas ferramentas imprescindíveis para todos os genealogistas. O melhor de tudo, e que esta ferramenta incrível é completamente grátis.

Uma outra novidade é a funcionalidade para exportar listas de correspondências de DNA, juntamente com outras opções de exportação.

Esperamos que você aprecie estas funções novas e que as use para fazer descobertas incríveis.

Adoramos ajudar nossos usuários a quebrarem suas barreiras, encontrarem suas linhagens e a entenderem como são os parentescos entre seus familiares através do DNA Matching.

Fique ligado: estamos trabalhando muito para apresentar mais ferramentas da genealogia genética, que serão apresentadas num futuro próximo.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado