Encontro de família – dicas para descontrair sua festa!

Comentários1

Este artigo foi escrito por Janet Hovorka, autora de Zap the Grandma Gap (Zap e a falta da vovó, numa tradução livre) e manuais para motivar os mais novos a pesquisar a história da família. Jan escreve para dois blogs The Chart Chick e  Zap The Grandma Gap, e também dá cursos e palestras sobre genealogia. Ela já foi presidente da Sociedade Genealógica de Utah, nos EUA, e ensina genealogia e biblioteconomia na SLCC. Juntamente com seu marido, ela é dona do Family ChartMasters, um serviço para a impressão de pôsteres de genealogia, oferecendo o serviço de impressão para a firma Legacy Charting.

Com um pouco de planejamento e preparação você pode ter uma festa de reunião familiar espetacular, criando muitos momentos memoráveis, celebrando a história da família, compartilhada por todos os parentes.

Numa festa de família você pode ter um músico, um fanático por esportes, um nerd, um churrasqueiro, entre outras pessoas, cada uma com seu interesse próprio. Mas todos vocês têm um interesse em comum – a família. Estar num evento familiar irá estreitar ainda mais os laços familiares, unindo a família – pois esta é a coisa que vocês têm em comum e ninguém mais.

Ao conversar sobre seus antepassados, vocês irão descobrir coisas que vocês têm em comum com eles, bem como coisas que vocês dois têm em comum. Vocês verão o que faz de vocês uma família.

Aqui vão algumas idéias para que você possa aproveitar ao máximo a sua próxima reunião familiar.

Compartilhe receitas de família

Use a comida para ensinar a sua família sobre a sua própria história – prepare uma refeição com as comidas que seus antepassados costumavam comer. Peça a cada convidado para trazer uma receita e peça também para que ele explique o motivo de ter escolhido aquela receita em particular. Cada convidado pode falar sobre a pessoa que criou ou que costumava fazer a receita em questão. Depois, junte todas as receita para fazer um livro de receitas da família, ou simplesmente organize um arquivo com todas e envie um email para cada participante da festa.

Aprenda a fazer alguma coisa típica da sua família

Peça a alguém da família para ensinar ao grupo todo, como fazer algo que algum antepassado costumava fazer. Pode ser tocar gaita, bordar com ponto cruz, depenar uma galinha, cantar uma música, plantar, etc.

Caso você não tenha ninguém na família que possa ensinar este tipo de atividades, contrate alguém para fazê.lo, Pratique com o grupo o que vocês aprenderam e dê aos participantes alguma coisa que eles possam levar para casa e continuar a praticar. Lembre-se de falar sobre o antepassado que costumava fazer a coisa que vocês acabaram de aprender a fazer.

Comece um projeto de DNA

Com o MyHeritage DNA, você pode descobrir mais sobre a origem étnica da sua família e entrar em contato com outros parentes. Recolha amostras de DNA de membros da família para confirmar a pesquisa genealógica que você vem fazendo. Uma festa familiar é a ocasião perfeita para começar a contar a história genética da família.

Faça um concurso de contação de história

Peça aos parentes mais velhos para contar histórias sobre os parentes mais velhos deles. Aqueles parentes que a geração mais nova da família nem chegou a conhecer. Dê prêmios para as histórias mais engraçadas, mais inspiradoras, misteriosas ou mais estranhas. Você também pode pedir a um familiar para contar uma história falsa e tentar descobrir qual história da sua família nunca aconteceu.

Faça um pôster da família

Um bom pôster vai colocar todo mundo para conversar, pois todos se sentem incluídos e dispostos a compartilhar suas histórias. O MyHeritage tem ferramentas que permitem a você criar gráficos incríveis da sua árvore genealógica. Normalmente, os dois formatos mais populares são o Gráfico de Descendentes e o Gráfico Solar. Com um simples clique, o MyHeritage calcula automaticamente qual seria o melhor tamanho, oferece opções para decorar e o preço. Após fazer o pedido do pôster ele será entregue em sua casa, enrolado em um tubo e ele está pronto para ser exibido. Sua família irá certamente se juntar em volta do pôster, tentando descobrir o parentesco entre uns e outros.

 

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • José Gonçalves de Lima


    janeiro 14, 2018

    Desejo fazer um Encontro de família e gostaria de pedir uma contribuição voluntária dos parentes.
    Peço sugestões.