5 atividades para se fazer com as crianças no Natal!

Comentários0

Este artigo foi escrito por nossa gerente dos países de língua espanhola – Sonia Meza. Ela conta um pouco da sua própria história de família, bem como dá dicas preciosas para atividades para se fazer com as crianças, que agora entram em férias!

“Cresci longe da minha família. A distância geográfica e as diferenças marcadas por antigas desavenças separavam-nos também dos familiares mais próximos, nas festas de final de ano. Quando eu era criança, sentia muito falta de poder dizer “tia, primos e avós” e de me sentir próximo deles. Queria estar “em família” e não com amigos da familia a quem, por respeito, tratava por tio e tia.

A distância também fez com que eu perdesse parte da minha identidade.

De onde sou realmente? Era uma pergunta que eu me fazia de quando em quando. Do ponto de vista filosófica, até que esta pergunta pode parecer interessante, mas do ponto de vista das minhas raízes, era algo muito doloroso.

A história familiar me ajudou a resgatar minhas raízes, rostos, amor. E juntamente com este sentimento contagiante de pertencimento, tem o Natal – uma época preciosa para recuperar momentos mágicos. E também para mostrar a vida de outras pessoas, tão próximas, ainda que pouco conhecidas, que passaram por dificuldades, ou que viveras histórias alegres – da mesma forma que acontece na nossa vida quotidiana.

Com isto em mente, gostaria de lhes dar algumas idéias, que você pode concretizar com seus filhos e netos, para que eles também se sintam próximos de seus familiares e antepassados:

Calendário Familiar do Advento: Do dia primeiro até o dia 24 de dezembro descubra a foto de um familiar dentro de um pote descartável, com tampa, Dê algumas pistas e depois pergunte quem é a pessoa da foto No dia 25 de dezembro você pode usar a foto de um bebê da família, ou alguém que todos conheçam e para quem não seja necessário dar pistas. Isto ajudará a conectar a família aos seus antepassados (Para outras idéias bacanas de calendário de advento, confira nosso artigo do dia 29).

 

    Créditos da imagem: mamamimoses.blogspot.com.es

Árvore genealógica natalina: Imprima imagens de seus antepassados e outros familiares. Coloque-as em bolas transparentes. Você pode ordená-las em forma de ramos cronologicamente, ou seja, os mais jovens da família ficam nos galhos mais baixos da árvore. Aproveite também para resgatar memórias e anedotas e vá contando as mesmas diariamente.

Pinterest

Receitas Familiares de Festa: Com isso queremos dizer “cozinhar juntos” e não tanto compilar receitas.  Crianças adoram colocar a mão na massa. Claro que isso pode levar a um pequeno caos na sua cozinha, mas valerá a pena. Se a receita for muito complicada, selecione partes específicas para as crianças lhe ajudarem.

Mapa Familiar: Compre um mapa e alguns alfinetes para ir marcando os locais onde seus familiares vivem e viveram. Juntamente com o alfinete, você pode pregar pequenas anotações sobre o local e também buscar algumas histórias sobre os lugares mais diferentes, ou sobre as suas recordações de infância, durante as reuniões familiares. De repente, você poderia falar sobre as várias tradições de Natal que cada ramo da família costumava ter.

Entrevista Natalina: Surpreenda aos mais velhos da família e pergunte a eles como era o Natal na sua infância. Depois, de posse de imagens e gravações feitas durante as entrevistas, faça um vídeo para apresentar no dia 25 de dezembro. Todos vão se emocionar!

Depois de realizar estas atividades, você descobrirá o amor que compartilhar entre todos e as recordações que fazem desta data uma época tão especial.

Tem presente melhor que as recordações felizes deixadas para os filhos e netos? Estas recordações também serão compartilhadas quando chegar o momento de passá-las para a próxima geração.

Terminemos com uma frase atribuída a Freya Stark:

“O Natal não é um acontecimento, mas sim, parte de um lugar que levamos sempre no coração”.

Tem mais alguma atividade legal para esta época? Comente!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado