Outubro mês de festa alemã no Brasil

Comentários1

As ruas se enchem de gente bonita e alegre, muitos são turistas do mundo inteiro que chegam para celebrarem a maior festa alemã das Américas na cidade de Blumenau.

A festa tem uma tradição centenária, veio de Munique, na Alemanha, foi adotada pelos brasileiros e já faz parte do Calendário Turístico no Brasil.

Inicialmente ela era realizada na cidade de Itapiranga no Estado de Santa Catarina, mas, em 1983, uma das maiores enchentes de Blumenau causou um grande prejuízo para a população, então a festa foi adotada para fazer esquecer a tragédia e levantar fundos para a reconstrução da cidade. Fez sucesso e hoje o número de turistas que lota a cidade chega a mais de 750 mil pessoas que disputam 450 mil litros de chope.

Mas a história desta festa é bem antiga e começou em 1810 com a comemoração do casamento do príncipe herdeiro Ludwig, (que depois se tornou Rei Ludwig I da Baviera), com a princesa Teresa de Saxe-Hildburghausen. Na época foram convidados para o casamento todos os habitantes de Munique e fez tanto sucesso que um ano depois se repetiu e é hoje considerada a maior festa da Alemanha com mais de 2 milhões de visitantes. O local da festa, aliás, foi batizado de Theresienwiese, em homenagem à noiva e é lá que a festa se repete anualmente, na Alemanha.

Oktoberfest quer dizer Festival de Outubro  (literalmente Festa de Outubro) e muitas outras cidades pelo mundo têm a sua Oktoberfest. Mas no Brasil em poucos anos, pelo sucesso e pela procura, já se transformou em uma tradição.

A região sul do Brasil foi o local onde os imigrantes alemães se estabeleceram e muitas outras cidades da região também fazem as suas festas nesta época. É uma festa bem “simples”, come-se, bebe-se e canta-se, e no dia seguinte come-se, bebe-se e canta-se e isto por 18 dias seguidos. Nesta  festa em Blumenau, pode-se saborear os tradicionais pratos alemães, beber um bom chope e cantar muitas músicas típicas. É possível também se vestir a caráter e se você estiver bem vestido, não paga ingressos na festa.

No Brasil, as principais festas estão nas cidades de Blumenau (SC), Brusque (SC), Jaraguá do Sul (SC), Timbó (SC), Alpestre (RS), Frederico Westphalen (RS), Igrejinha (RS), Maratá (RS), Portão (RS), Santa Cruz do Sul (RS), Missões (RS), São Lourenço do Sul (RS), Ponta Grossa (PR), Marechal Cândido Rondon (PR), Rolândia (PR) e Pato Bragado (PR).

Muitos de nossos leitores são do sul do Brasil e conhecem muito bem esta festa, se desejarem postar aqui no blog as suas fotos de Oktoberfest é só me mandarem as fotos para que no ano que vem outros brasileiros visitem estas festas no sul do Brasil.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • garoto


    outubro 26, 2010

    muito legal!