Objetos do dia-a-dia que mudaram radicalmente

Comentários2

Vocês já pararam para pensar como alguns objetos mudaram com o passar do tempo? Algumas coisas, que usamos todos os dias, são tão comuns, que fica difícil imaginar como elas foram feitas, quando foram criadas.

Vamos pegar como exemplo os óculos de sol, que protegem nossos olhos dos raios ultravioletas. Lentes escuras foram utilizadas pela primeira vez na metade do século XVIII. O que nós conhecemos como “óculos de sol modernos” só se tornou popular no início de 1900. O museu canadense da civilização em Gatineau, Quebec, tem uma exposição mostrando como os óculos de sol foram mudando de cara, com o passar dos séculos.

Óculos para neve de população Inuit (esquerda)

Os óculos de sol – ou melhor óculos para a neve – do lado esquerdo na imagem acima, foram inventados pelo povo Inuit, que habita a costa oeste do Alasca. Aparentemente, os óculos chegaram há 800 anos no Canadá. A princípio eles eram feitos de ossos, ou madeira, e tinham apenas uma fresta para os olhos, para proteger os olhos da luz solar, refletida pela neve e pelo gelo.

Aqui estão ainda outros objetos, que mudaram radicalmente ao longo do tempo!

Meias

Um dos primeiros pares de meia inventados (esquerda) – no Victoria e Albert Museum (Londres, Inglaterra). Imagem: David Jackson

Hoje em dia conhecemos vários tipos de meias. Tem meias mais grossas para o inverno, meias até o joelho, meias para usar com chinelo, 3/4, 7/8, etc, etc. As primeiras meias apareceram no Egito entre o ano 300-500 DC. Este primeiro modelo da foto, com aspecto meio estranho, se deve ao fato dos egípcios calçarem suas meias com chinelos. Este par foi encontrado em Oxyrhynchos, às margens do Rio Nilo, e levados para o Museu Victoria e Albert em Londres, no Reino Unido.

Papel higiênico

O papel higiênico é um objeto de uso diário que simplesmente não dá para viver sem. O uso do papel higiênico aconteceu pela primeira vez na China, no ano 589 DC. Somente no século 14 que o seu uso se popularizou e houve o início da produção em massa. O papel higiênico moderno foi criado em 1857 e começou a ser comercializado em pacotes com quadrados de papel. O primeiro rolo de papel, como conhecemos hoje em dia, apareceu no Reino Unido em 1880.

Máquina de lavar roupa

A primeira máquina de lavar roupa surgiu em meados de 1850, mas ela era bem diferente do modelo que conhecemos hoje em dia. A máquina antiga, de rotação, foi patenteada por Hamilton Smith. Outras máquinas podiam lavar de 10 a 15 peças de roupa de cada vez, mas para usá-la  era necessária a força de 10 mulas!

A máquina de lavar roupa de antigamente (esquerda)

A tecnologia continuou a se desenvolver e em 1874 William Blackstone (EUA) criou uma outra versão da máquina de lavar roupa – como presente de aniversário para sua esposa. Ela tirava a sujeira e lavava as peças de roupa e foi a primeira máquina de lavar roupa de uso doméstico.

Furadeira

Embora as primeiras referências à furadeiras datem do Império Romano, a primeira furadeira moderna foi inventada apenas em meados do século XIX.

Furadeira do século XIX (esquerda)

Colete salva-vidas

O colete salva-vidas é um dos objetos mais utilizados para proteger a vida das pessoas, mas nem sempre foi assim. No início do século XX, os coletes não eram muito utilizados, pois eles eram extremamente desconfortáveis.

Colete salva-vidas do início do século XX (esquerda)

Patins

As primeiras menções a patins datam de 1743, mas os patins de outrora eram muito diferentes do que se vê hoje em dia.

Os primeiros patins (esquerda)

Os patins antigos eram complicados, difíceis de serem usados e de controlar. O modelo que ganhou popularidade é dos anos 70, era um modelo utilizado pelos jogadores de hóquei no gelo, na quadra.

Gostaríamos de agradecer à usuária Olga Mantzur, que fez a pesquisa para este artigo.

Quais objetos poderiam aparecer aqui também?  Escreva nos comentários abaixo.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Roque Otto


    novembro 2, 2017

    https://www.facebook.com/roque.otto/photos_albums
    Esta é uma página do facebook onde tenho imagens de objetos (acervo) do meu Museu Particular Otto.
    É só conferir antiguidades.
    Obrigado!
    Roque Otto

  • Arquimedes Vicente


    novembro 4, 2017

    Bom dia: Caramba, fiquei besta e contente em verificar as mudanças, parabéns pela colocação destes documentários.