A nova página de análise de correspondências de DNA

Comentários5

Se você já fez um teste de DNA do MyHeritage, ou se já fez o upload dos seus dados de DNA ao site do MyHeritage, você já deve ter recebido sua lista de correspondências de DNA. Esta lista mostra as pessoas com as quais você tem uma correspondência, a porcentagem de DNA que vocês compartilham e o grau de parentesco entre vocês. Os resultados de DNA podem apresentar possíveis graus de parentesco entre você e a sua correspondência, por exemplo, primo de 3º ou 4º grau, mas nem sempre nós sabemos o que este grau de parentesco significa de verdade. Como interpretar o parentesco sugerido?

Acabamos de lançar uma nova função — a página de análise de correspondências de DNA — para ajudar a responder esta pergunta. Esta nova página oferece uma miríade de informações detalhadas sobra cada uma de suas correspondências de DNA. Assim, os detalhes estão todos condensados num só local, com seções diferentes, que ajudam a descobrir o relacionamento entre as correspondências. Isto pode dar abertura para novas conexões e descobertas, que ajudam a avançar na pesquisa da história da família.

Logo abaixo, nós iremos explicar a página de análise de forma bem detalhada. Recomendamos que você leia a explicação com atenção, pois informamos aqui funções novas muito importantes – algumas delas exclusivas do MyHeritage.

Acessando a página de análises

Na lista de Correspondências de DNA, clique no botão “Rever correspondência”, que está localizado no canto inferior direito de todas as correspondências, como pode ser visto no exemplo abaixo.

Acesso à página de análise de corresopndências de DNA (clique para ampliar)

Se você precisar de um lembrete de como tirar proveito de todas as vantagens da sua lista de correspondências de DNA – como por exemplo utilizando os filtros – veja o nosso artigo anterior.

A página de análise das correspondências de DNA revela todas as informações relevantes sobre a correspondência, combinando informações genéticas e as das árvores genealógicas. As informações são exibidas lado-a-lado, para fácil verificação. O visual da página pode ser visto na imagem abaixo.

Página de análise de correspondências de DNA (clique para ampliar)

A página de análise de correspondências engloba as seguintes seções:

Smart Matches

Smart Matching™ é uma tecnologia do MyHeritage que compara as pessoas da sua árvore genealógica às pessoas presentes nas árvores genealógicas criadas pelos usuários do MyHeritage, no mundo todo.

A presença das Smart Matches aumenta a confiança que você pode depositar nas correspondências de DNA — caso você compartilhe uma parte do seu DNA com uma outra pessoa, e se há Smart Matches entre as suas árvores genealógicas, aumenta-se a chance de que você sejam realmente parentes e fica mais fácil entender o grau de parentesco. Você pode então entrar em contato com o seu match e descobrir detalhes sobre parentes em comum.

Smart Matches™ (clique para ampliar)

Sempre que uma correspondência de DNA for correta, ou seja, que não se tratar de um falso-positivo, você e a pessoa que compartilha do seu DNA têm um ancestral em comum, que passou para ambos parte do seu DNA. De fato, uma correspondência de DNA pode ser encontrada pelo MyHeritage, quando ambos os matches herdam segmentos de DNA de um antepassado em comum. Se existem Smart Matches com a árvore genealógica da pessoa que compartilha do seu DNA, elas poderão incluir o antepassado em comum, ou pelo menos, ajudar a encontrar o caminho certo, para que o ancestral em comum seja encontrado.

Nós já tivemos muitos casos, em que o DNA aproximou dois parentes que não sabiam da existência um do outro, com poucos pontos em comum nas suas árvores genealógicas. É por isso que na maioria das correspondências de DNA que você irá receber, não haverá uma seção de Smart Matches. Mas quando houver, a felicidade vem em dobro, já que você será capaz de descobrir exatamente o relacionamento entre vocês.

Sobrenomes ancestrais

Sobrenomes ancestrais são os sobrenomes dos seus antepassados diretos (ou os sobrenomes dos antepassados diretos do seu match de DNA), que foram retirados das suas árvores genealógicas no MyHeritage. Em um contexto genético, os sobrenomes ancestrais são bastante importantes já que cada pessoa agrega segmentos de DNA de seus antepassados. Assim, os sobrenomes ancestrais indicam as família das quais o DNA se originou, partindo-se do princípio de que as árvores genealógicas estão corretas e que as raízes biológicas estão sendo exibidas de forma fidedigna.

No MyHeritage, a maioria dos clientes que adquire um teste de DNA tem também árvores genealógicas, o que é bastante interessante, já que assim pode-se verificar os sobrenomes ancestrais e comparar com a maioria das correspondências de DNA.

Se você e o seu match tiverem sobrenomes ancestrais em comum, esta seção irá exibi-los, até 10 gerações anteriores.

Sobrenomes Ancestrais em comum (clique para ampliar)

Esta seção pode ser extremamente útil para determinar quais antepassados são comuns a você e o seu match. Tenha cuidado todavia, já que caso o sobrenome ancestral seja muito comum, como Silva ou Pereira, já que pode não ser da sua família. No entanto, se o sobrenome ancestral comum for extremamente raro, você com certeza está no caminho certo para descobrir mais sobre o grau de parentesco de vocês.

Clique no botão “Ver todos os sobrenomes ancestrais”, no canto inferior direito desta seção, para ver uma nova janela com uma lista alfabética de todos os sobrenomes de antepassados em comum. Nesta nova janela, você poderá conferir todos os sobrenomes ancestrais de ambos e os sobrenomes que forem comum estarão destacados na cor roxa.

Visualizando a lista de sobrenomes ancestrais (clique para ampliar)

Vocês não têm sobrenomes em comum? Você ainda poderá ver os sobrenomes ancestrais das duas árvores. Isto pode ser útil se um sobrenome for similar ao seu (lembrando que muitos sobrenomes tiveram suas ortografias alteradas, quando os imigrantes chegaram ao Brasil), ou talvez um sobrenome lhe trará alguma recordação de algum parente ainda não listado na árvore.

Por exemplo, você pode ter um antepassado com o sobrenome ‘”Flores”, mas que ainda não foi adicionado à árvore por você não ter certeza do elo de ligação entre vocês. Porém, ao analizar os sobrenomes ancestrais do seu match, você vê que eles têm o sobrenome “Flores” na sua árvore e você pode então começar a montar o quebra-cabeças para saber como vocês são relacionados.

Juntamente com os sobrenomes ancestrais, nós também listamos em quais países ocorreram eventos vitais (como nascimento, casamento, falecimento, sepultamento, etc.) associados aos antepassados com um determinado sobrenome. Isto é útil para entender os relacionamentos e  graus de parentesco. Assim, se você e o match têm um sobrenome ancestral proveniente de um mesmo país, isto pode aumentar a importância de um match. Talvez você não fique entusiasmado ao saber que você e o match em questão têm um sobrenome em comum, por exemplo “Levine”. Mas se vocês dois têm um antepassado de sobrenome “Levine” e os dois vieram da Ungria, então as coisas começam a ficar mais interessantes. Ainda nesta linha de pensamento, caso não haja um sobrenome compartilhado, mas ambos têm antepassados num mesmo país, isso pode indicar de que há uma raíz compartilhada numa mesma região.

A lista de sobrenomes ancestrais e países, até mesmo para além do contexto do DNA, é bastante útil. Recomendamos que você copie a lista dos sobrenomes ancestrais e a utilize quando for enviar um email para outros genealogistas, já que ela pode ajudar a entender melhor os interesses de pesquisa de cada um. Alguns genealogistas chegam até a utilizar a lista na assinatura de seus emails!

Correspondências de DNA compartilhado

Matches de DNA compartilhado faz referência a pessoas que compartilham o DNA tanto com você quanto com outras correspondências de DNA suas, ou seja, os dois têm uma pessoa em comum na lista de correspondências de DNA. Esta é uma outra maneira de aumentar a confiança nas suas correspondências de DNA e ajudar a entender melhor de que lado da família vem a correspondência genética.

MyHeritage possui uma maneira única de mostrar as correspondências compartilhadas de DNA. Diferentemente de outros provedores, nós exibimos num gráfico só como você e o seu match são relacionados à mesma pessoa.

Correspondências de DNA compartilhado (clique para ampliar)

Nesta seção, o nome do seu match compartilhado de DNA pode ser clicado e permite que você vá para a página de análise das correspondências de DNA, para aquela correspondência em especial.

Caso vocês tenham muitas correspondências compartilhadas, você pode clicar no botão “Exibir mais correspondências de DNA” no canto inferior direito para analizar todas as correspondências compartilhadas de DNA.

Com o tempo, você certamente irá apreciar o poder desta página ainda mais. Por exemplo, se você analizar uma correspondência e descobrir um tio paterno na lista das correspondências compartilhadas, este é um bom indicativo de que a correspondência está na linha paterna. Testar mais parentes irá ajudá-lo a determinar melhor os antepassados comuns entre você e seu match.

 

Gráfico de antepassados

Os gráficos de antepassados mostram o indivíduo principal e a linha direta de antepassados, ou seja, pais, avós, bisavós, etc. Estes gráficos são especialmente úteis para se procurar um antepassado em comum e para identificar nomes comuns, sempre com o propósito de encontrar o grau de parentesco entre os matches.

A seção do gráfico de antepassados mostra os antepassados diretos do seu match em uma aba e mostra o seu próprio gráfico de antepassados numa aba adjacente. É fácil verificar onde suas árvores coincidem e encontrar algo familiar, ao visualizar o gráfico de antepassados da árvore genealógica da sua correspondência.

Gráfico de antepassados (clique para ampliar)

O gráfico de antepassados é condensado de forma a mostrar muitas informações em pouco espaço.

Para ver a árvore completa, clique em “Veja a árvore completa” no canto inferior direito.

As mulheres são exibidas no gráfico de antepassados com seus sobrenomes de solteira. Para ver mais informações sobre uma pessoa, passe com o mouse sobre o cartão desejado. Um cartão adicional irá aparecer, como exibido abaixo, com mais informações como local de nascimento e falecimento. Igualmente, você verá links para visualizar a árvore genealógica da pessoa em questão, visitar o perfil, ou pesquisar alguém no enorme acervo de MyHeritage com mais de 8.1 bilhões de registros históricos.

Informações adicionais no gráfico de antepassadost (clique para ampliar)

Caso você já esteja usando o MyHeritage DNA e ainda não tem uma árvore genealógica no MyHeritage, favor começar uma agora. É muito útil para ajudar a entender as correspondências de DNA e também será útil para outros usuários que têm matches com você.

Sempre que você visualizar a árvore genealógica de uma outra pessoa, todas as pessoas vivas serão escondidas, para maior privacidade.

Etnias compartilhadas

Para cada teste de DNA feito no MyHeritage, ou resultados acrescentados ao site do MyHeritage, nós calculamos uma composição genética, que encontra origens étnicas. MyHeritage oferece uma estimativa cobrindo 42 regiões étnicas diferentes – mais do que qualquer outra firma que oferece testes de DNA de ancestralidade.

A seção cobrindo as etnias compartilhadas  compara a composição genética da sua correspondência de DNA com a sua, para que semelhanças sejam encontradas. Esta seção é interessante não só visualmente, e é apresentada desta forma exclusivamente no MyHeritage. Você verá a porcentagem exata de sua ancestralidade étnica porcionada por regiões e dispostas lado-a-lado com as etnias da sua correspondência de DNA. As etnias compartilhadas serão também destacadas em roxo.

Etnias compartilhadas (clique para ampliar)

A seção de etnias compartilhadas pode ser útil para indicar as regiões de onde você e o seu match podem ter as origens ancestrais. Tenha em mente que você e o seu match podem ter uma etnia em comum, mas não por vocês terem herdado determinada etnia de um antepassado em comum. É possível que vocês dois tenham herdado uma dada etnia de um antepassado não comum.

Você pode usar os botões do canto superior direito para exibir somente as etnias compartilhadas, ou todas as etnias. Clique em qualquer etnia para mais informações.

Próximos passos

Nós ainda não nos demos por satisfeitos com a nossa página de análise! Funcionalidades adicionais já estão a caminho para que esta página fique ainda melhor e mais informativa. Uma função que é bastante solicitada é o Navegador de cromossomos, então fique de olho!

Custos

Para os clientes do MyHeritage DNA algumas das seções da página de análise das correspondências de DNA requerem uma assinatura do site de família, para que possam ser utilizadas em sua totalidade. Usuários com assinaturas Premium, PremiumPlus ou Completa terão acesso total a todas as seções da nova página, enquanto usuários sem assinaturas terão acesso apenas parcial a algumas seções.

Observação: algumas funções listadas acima talvez não sejam exibidas para algumas das suas matches, caso elas não sejam relevantes para a correspondência em questão. Por exemplo, se você tem uma correspondência com alguém que não tem uma árvore genealógica, então você não verá os componentes ligados à árvore – como por exemplo o gráfico de antepassados, sobrenomes ancestrais e Smart Matches – para aquela correspondência em particular.

Conclusão

Aproveite a nova página de análise das correspondências de DNA e vá fundo nas suas correspondências de DNA! As correspondências já analisadas podem ser exploradas novamente, para que novas conexões sejam encontradas. Em vez de tentar desvendar o quebra-cabeça sozinho, utilize as nossas novas ferramentas para ajudá-lo a entender melhor as suas correspondências e seus elos de conexão.

Você ainda não fez um teste de DNA? Então peça o seu kit de DNA do MyHeritage ainda hoje, ou,  caso você já tenha feito um teste antes, suba os resultados ao site do MyHeritage e receba sua composição genética e correspondências de DNA gratuitamente.

Divirta-se!

Equipe MyHeritage

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • henrique


    setembro 4, 2017

    Tentei encomendar um teste. Mas não tem BRASIL nas opções de países.

    • Karen


      setembro 6, 2017

      Olá Henrique, infelizmente tivems que suspender temporariamente as vendas para o Brasil. Há uma nova regulamentação tratando do envio de amostras de material biológico para fora do país que tornou muito difícil o envio. Estamos trabalhando para encontrarmos uma solução o mais rápido possível.

  • Cíntia Araújo


    setembro 10, 2017

    Olá Karen!
    Fiz meu teste e já recebi o resultado, foi surpreendente 🙂
    Agora quero que sejam feitos em minha mãe e tia (irmã do pai, já que ele é falecido). Gostaria de saber a composição que vem de cada lado, pois o meu é uma mistura rsrs.
    Como está suspenso, gostaria de saber uma previsão de quando poderemos comprar os kit”s de novo.
    Aqui no Brasil tem um laboratório que faz exatamente isso também, mas custa quase R$800,00, comprar de vocês e enviar para Texas custa bem menos.

  • José Carlos Machado


    setembro 24, 2017

    Adquiri no site do MyHeritage e remeti via Correios o meu kit de teste de DNA e, para minha surpresa, os Correios devolveram o material de teste pelo qual efetuei o pagamento. O que devo fazer para reenviar novo kit? E o pagamento que já fiz? Como posso reavê-lo ou aproveitar para envoi de novo teste?

    • Karen


      setembro 25, 2017

      Olá José, houve uma mudança na legislação e por isso nem todos estão conseguindo enviar. Neste caso, nós cuidamos disso para você. É só entrar em contato com o nosso suporte: support@myheritage.com