Tribal Quest – Sibéria!

Comentários1

A delegação de MyHeritage voltou recentemente de sua terceira expedição Tribal Quest — desta vez fomos até à Sibéria — dando seguimento a nossa missão de preservar a história familiar de tribos remotas. Ao longo desta jornada de um mês, a equipe documentou as histórias do povo Nenet, que vive na pequena península de Iamal, na Sibéria, preservando um legado único de uma tribo pastoril nômade.

A viagem até a Sibéria teve alguns desafios, devido às condições climáticas extremas e dificuldades de transporte – o que faz com que seja quase impossível visitar estas tribos remotas. Mas justamente por isso, esta visita a Sibéria mostrou-se uma oportunidade única de documentação de uma vida familiar excepcional, com as tradições de sua gente em uma área espetacular, com a claridade do céu nórdico durante a noite e uma luz branca brilhante que vai até o horizonte, durante o dia.

Aqui está um vídeo mostrando os highlights de nossa viagem até a Sibéria:

Para aqueles que ainda não conhecem o projeto Tribal Quest é uma missão única, fundada pelo MyHeritage em meados de 2016, para registrar e preservar a genealogia dos povos tribais, por todo o planeta. Para além da cultura e dos costumes de cada povo, nossas vidas e tradições familiares são moldadas pelas gerações que nos antecederam e todos nós temos muito a aprender dos nossos ancestrais.

As  pessoas que vivem nestas localidades remotas, com acesso limitado à tecnologia moderna, não têm as ferramentas necessárias para digitalizar suas histórias familiares e, assim, muitas vezes suas histórias acabam passando batido. Nosso objetivo é o de ajudar a criar um  banco de dados para estas histórias tão preciosas. Ao enviar nossa equipe para visitar as comunidades tribais ao redor do planeta, nós podemos usar as ferramentas que desenvolvemos para ajudar na preservação das histórias da família para as gerações futuras.

Até agora, o MyHeritage já tinha visitado comunidades tribais da Namíbia e Papua Nova Guiné. Este artigo irá tratar da nossa terceira expedição, que documentou a genealogia do povo Nenet, que vive na Península de Iamal, na Sibéria.

O povo Nenet

Escondidos na imensidão da Sibéria, na região de Iamal, praticamente às margens da Rússia, vivem os Nenets, um povo nômade. Eles trabalham como pastores e preservam com carinho a cultura mais tradicional e colorida de todos os povos nômades do mundo, há várias gerações. Não há árvores à vista, e o reflexo do sol na neve branquíssima, é verdadeiramente ofuscante. Rebanhos de renas e trenós estão espalhados por toda a parte.

Iamal significa “Abismo do mundo” na língua dos Nenets e a Península de Iamal realmente parece que está às margens da civilização. Trata-se aqui de uma das regiões russas menos conhecidas, mas mais importantes. Com um território aproximadamente 1.5 maior do que a França, O Distrito Autônomo dos Nenets do Iamal (YNAO na sigla em inglês), está localizado no noroeste da Sibéria, e a nordeste da fronteira geográfica entre Europa e Ásia, acima do círculo polar ártico. Hoje em dia, há mais de 10 mil nômades que cuidam de 300.000 renas domésticas nos pastos da tundra ártica.

As tendas dos Nenets são cobertas com pele de rena e são um verdadeiro escudo contra o frio cortante. Eles se vestem com peles de rena e têm uma dieta rica em proteínas obtidas através da carne de rena crua e peixes.

Nove membros da famíia Taiberi, com idades entre os 3 e 65 anos.

Durante sua viagem, a equipe do MyHeritage foi capaz de testemunhar a relação especial entre a tribo e seu rebanho de renas. As renas são os animais mais importantes da região e são uma parte essencial do estilo de vida da tribo. Toda a vida dos Nenets depende das renas, desde a alimentação, transporte, vestuário, religião e até o comércio. Até mesmo os padrões migratórios das renas ditaram a movimentação desta comunidade. Os Nenets migram milhares de quilômetros a cada ano, em trenós de madeira feitos à mão e puxados pelas renas, em busca de pasto.

Dentro das tendas cheias de pessoas e pouco iluminadas, os membros da tribo acolheram com entusiasmo a equipe do MyHeritage. Por várias semanas, a delegação do MyHeritage esteve lado a lado com membros do povo Nenet.

Membros da equipe MyHeritage Shachar e Golan juntamente a crianças do povo Nenet.

Golan Levi, o chefe da delegação do MyHeritage ficou impressionado com a hospitalidade dos Nenets:

As pessoas que conhecemos eram incríveis. Foi fascinante ver como a família é importante para eles e como eles tentam protegê-los a qualquer custo. Nós vivemos junto com eles, sentamos às suas mesas e pedimos que eles nos contassem o que eles sabiam sobre a história de suas famílias e suas tradições. Eles nos contaram como eles vivem e, principalmente, o que eles querem passar para seus filhos.

As pessoas que eles encontraram imediament notaram como é importante preservar sua cultura tradicional e única para as gerações futuras. Cada encontro ligado à genealogia foi documentado e fotografado. Mas documentar os nomes e datas, justamente com os testemunhos, não foi uma tarefa fácil. A equipe precisou montar um verdadeiro quebra-cabeça de informações para completar as histórias das famílias.

Assim, a equipe MyHeritage conseguiu criar 13 árvores genealógicas na Sibéria, com mais de 3.000 pessoas, tirando milhares de fotos e filmando horas a fio, para documentar o povoado, seu estilo de vida, o ambiente ao seu redor e a união familiar.

Funcionários do MyHeritage viajaram milhares de quilômetros para esta expedição tão especial.

Nós somos privilegiados por poder usar nossas tecnologias inovadoras para trazer os benefícios da genealogia para as tribos remotas que, de outra forma, nunca poderiam ter acesso a estes recursos. Nós acreditamos na importância de registrar as heranças culturais de cada povo,  caso contrário corremos o risco de perder estas informações para sempre.

Uma garotinha Nenet de 3 anos, da família Serotteto.

Visite a página Tribal Quest para saber mais sobre a genealogia das famílias que documentamos na Namíbia e Papua Nova Guiné. Fique ligado para mais materias relacionados ao povo Nenet, da Sibéria, que também serão adicionados ao nosso site Tribal Quest, mostrando sua gente, sua cultura e suas famílias.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Everson


    julho 12, 2017

    Bonita a historia do povo Nenets, não conhecia
    Parabéns
    Everson