9 relíquias de família que podem interessar aos genealogistas

Comentários0

Relíquias de família são objetos com um alto valor emocional. Elas nos fazem lembrar das pessoas que amamos e de momentos especiais da nossa história familiar.

Quando estes objetos são passados de geração em geração, ainda mais quando são acompanhados de uma história sobre os mesmos, eles contribuem para que possamos preservar a memórias de momentos significativos para as gerações futuras.

Na minha casa eu tenho alguns objetos que pertenceram à avó do meu marido. Ela faleceu aos 105 anos de idade, então, dá para imaginar que alguns objetos são bem antigos… De fato, um armário que temos aqui data de 1653! São gerações e gerações de uma família que conviveram com este armário, que tem um lugar de destaque na nossa casa. Além do valor emocional, acredito também que um móvel antigo dá um charme todo próprio a uma casa mais moderna.

Aqui vai uma lista de 9 itens de família que podem dar boas histórias. Não se esqueça de contar pra gente qual deles vocês têm.

  1. Instrumentos musicais: Não estamos aqui falando necessariamente de instrumentos caros, como um piano de cauda. Instrumentos pequenos são guardados com frequência e podem mostrar bastante sobre a personalidade do antigo dono.
  2. Jóias e alianças: É um símbolo de amor, que passa de geração para geração e muitas vezes trazem até alguns detalhes importantes, como a data do casamento e apelidos usados.
  3. Receitas: Elas mostram as tradições das famílias e dão uma dica das datas que eram comemoradas. Também guardam histórias.
  4. Relógios: Não somente pelo seu valor (também material), mas também pelo testemunho que dão do engenho dos nossos antepassados.
  5. Fotos: Fotos de família são uma recordação para o futuro, ao mesmo tempo que nos fazem pensar sobre o passado.
  6. Móveis: Muitos móveis antigos guardam em si – também através de pequenos arranhões e outros defeitinhos – lembranças poderosas. O estilo tradicional, a qualidade e durabilidade dos móveis de outrora são um bônus adicional.
  7. Relíquias militares: A maioria das pessoas tem algum membro da família, ou um antepassado, que serviu o Exército. As patentes também contam uma história.
  8. Enxoval: é uma forma até romântica de nos lembrarmos dos nossos antepassados…
  9. Documentos manuscritos: Cartas e diários dão muitas informações importantes sobre a vida e os sentimentos dos nossos ancestrais. A própria letra manuscrita, as assinaturas já são um diferencial importante que justificam que guardemos estes documentos.

E agora é com vocês? Qual destes itens você tem em sua casa? Como você se sente em relação ao obejto?

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado