Apresentando: nossa nova análise da Composição Genética

Comentários15

É com prazer que apresentamos a nossa Composição Genética de DNA aperfeiçoada especialmente para vocês. O MyHeritage DNA agora dá aos usuários uma estimativa porcentual das suas origens étnicas, cobrindo 42 regiões étnicas, mais do que qualquer outra empresa de DNA, muitas das quais estão disponíveis com exclusividade no MyHeritage. A Composição Genética será apresentada de uma forma original e bastante interessante, fazendo com que suas informações não sejam apenas interessantes, mas também prazeirosas de se assistir e compartilhar.

A Composição Genética está disponível para todos os clientes que adquirirem um kit de MyHeritage DNA e também para os usuários que fizeram o upload de seus dados de DNA no site do MyHeritage. MyHeritage é a única entre as empresas de DNA a permitir que os usuários que já fizeram seus testes de DNA em outros locais subam seus resultados no site do MyHeritage – gratuitamente. Estes usuários recebem suas DNA Matches gratuitamente, para encontrar parentes que compartilhem o mesmo DNA. A partir desta semana, os usuários que já tiverem feito o upload de seus dados de DNA no site, ou que o fizerem nos próximos meses, também receberão gratuitamente a Composição Genética.

O DNA de cada pessoa revela a sua exclusividade. Ao entendermos de onde nossos antepassados vieram, podemos ter um entendimento melhor de quem somos nós. Você poderá até mesmo encontrar suas raízes em locais inesperados.

Peça um kit de MyHeritage DNA ainda hoje ou faça o upload dos seus dados de DNA gratuitamente para descobrir as suas origens étnicas e encontrar novos parentes.

Os resultados de DNA mostram uma distribuição da sua origem ancestral. Você poderá ver a porcentagem do seu DNA que é originado de cada região étnica, em forma de Composição Genética, disposta em um mapa-múndi e em uma lista. Acesse sua Composição Genética, através do menu DNA. Os clientes do MyHeritage DNA também verão seus resultados, que inclulem uma visão geral da sua etnia e DNA Matches – em uma página agregada chamada de “Resultados de DNA”, que também poderá ser acessada ao se clicar na aba “DNA” no menu principal. Clique em “Ver estimativa completa” para visualizar a Composição Genética. .

Página de resultados de DNA

Com o desenvolvimento da nova Composição Genética aumentamos o número de regiões étnicas cobertas pelo MyHeritage DNA de 36 para 42. Isto foi possível graças ao Projeto das Populações Fundadoras do MyHeritage – um dos maiores do gênero jamais conduzidos. Para este projeto único, mais de 5 mil usuários foram cuidadosamente selecionados pelo MyHeritage – entre sua base de dados de mais de 90 milhões de usuários – com base nas suas árvores genealógicas que mostravam uma consistência de antepassados nascendo na mesma região, por várias gerações a fio. Todos os participantes do projeto receberam um teste de DNA gratuito que permitiu à equipe de cientistas do site que desenvolvessem um modelo de distribuição étnica baseado nos dados gerados.

Graças a esta análise, o MyHeritage DNA se tornou o único teste de DNA feito para o grande público, baseado em porcentagens, a revelar etnias como as do Balcãs, Báltico, Esquimó e Inuit, Japão Quênia, Serra Leoa, Somália, bem como quatro grupos judeus – etíope, iemenita, sefardita do norte da África e Mizrahi do Irã e Iraque, Amazônia Indígena, Papua e muitos outros. Em alguns casos, outros testes costumam identificar e agregar regiões (por exemplo: Itália e Grécia), enquanto que o MyHeritage tem uma distribuição melhor e consegue identificar as etnias da Grécia, Itália e Sardenha separadamente. Mas nós ainda não terminamos de colher todos os frutos provenientes do Projeto das Populações Fundadoras ainda  e ainda há muitas outras regiões étnicas que pretendemos adicionar no futuro, conforme formos ajustando o processo.

Na nova Composição Genética lançada nesta semana, muitas melhorias foram feitas para a precisão dos resultados, ao compararmos com as versões anteriores. Um exemplo específico que é muito útil é a precisão ao identificarmos alemães, franceses, holandeses e outras etnias relacionadas, que agora podem ser visualizadas melhor, numa categoria entitulada de Norte da Europa e Europa Ocidental, que eram descritos anteriormente de forma errada como Britânicos. Até então nós ainda não conseguiamos separar ingleses de irlandeses, então eles estavam agrupados como “Ilhas Britânicas”. Agora, no entanto, somos capazes de separá-los. Assim, apresentamos agora a etnia inglesa separadamente da irlandesa, escocesa e galesa. Estas últimas três são bastante próximas geneticamente falando, devido à sua raíz celta. Esperamos que ainda vamos conseguir separar estas três etnias no futuro, conforme formos aperfeiçoando ainda mais os nossos modelos étnicos.

Nossa nova Composição Genética traz uma experiência reveladora cativante, inclusive uma música composta especialmente pelo MyHeritage. Cada uma das 42 etnias tem uma melodia distinta, baseada em elementos culturais da região, sendo que todas as músicas estão interligadas. Assim o relatório se torna mais divertido e dá gosto exibi-lo e compartilhá-lo, inclusive nas redes sociais. Para acessar esta função clique em “Composição Genética” na aba “DNA” do menu e clique em “Toque introdução”, como no botão abaixo.

Aqui está um exemplo de uma experiência “reveladora” da Composição genética:

Depois de visualizar os resultados animados, clique em “Compartilhar” para exibi-los aos seus parentes e amigos através das mídias sociais. Clique em “Ver a composição genética completa” para voltar ao relatório mais completo.

Internamente, nós denominamos os modelos aperfeiçoados de “0.95 beta” e o modelo antigo de “0.90 beta”. Os usuários que receberem seus resultados de agora em diante verão apenas os resultados do modelo novo. Os clientes do MyHeritage DNA que já tiverem recebido sua composição genética com o modelo antigo permanecerão com estes resultados, no entanto, eles poderão mudar para o modelo novo a qualquer altura, é só usar as configurações da composição genética. As configurações podem ser acessadas através do botão de roldana, como pode ser visto na imagem abaixo. É possível voltar para o padrão anterior a qualquer momento.

Acessando as configurações de etnicidade

Por favor lembre-se que a Composição Genética é uma estimativa, ainda que o resultado dos algoritmos sofisticados seja baseado em grandes quantidades de dados. Algumas etnias são geneticamente bastante parecidas e difíceis de serem distinguidas de outras etnias, assim erros podem acontecer. Há também ocorrências de falsos positivos, especialmente com resultados com porcentagens muito baixas. Assim, recomenda-se que se trate a composição genética com moderação. Nós continuaremos a trabalhar duro para melhorar a precisão e adicionar mais etnias que ainda não são identificadas atualmente. É um prazer recebermos feedback, pois assim a nossa atenção é voltada para as áreas que precisam de atenção.

Acreditamos que o DNA é uma área chave para o futuro da genealogia e assim sendo recebe muita da nossa atenção. Como todas as áreas da história da família, nós continuamos fazendo o nosso melhor para tornar esta função ainda mais útil para nossos usuários. Nossa Composição Genética permite exibir suas raízes com uma resolução melhor que qualquer outro provedor de DNA, em um formato único e original. Estamos trabalhando para adicionar mais funcionalidades e melhorar os resultados de DNA num futuro próximo e nosso cronograma já inclui um navegador de cromossomos, que está sendo bastante aguardado por alguns usuários.

Equipe MyHeritage

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Carlos Leandro


    julho 10, 2017

    Karen, primeiramente gostaria de parabenizar o Myheritage pela atualização das etnias. As melhorias tem sido continuas e recomendo muito o serviço para quem pretende conhecer um pouquinho das suas origens. Apenas uma pergunta, este projeto com as populações fundadoras ainda prevê a inclusão dos judeus sefarditas da península ibérica? Pergunto, pois ainda não existe essa separação e gostaria de saber se a empresa pretende expandir essa análise. Grato, Carlos

  • Wellington Gomes


    julho 10, 2017

    Trata-se do beta 0.95?
    Eu não gostei muito dos meus novos resultados, antes não muito mas batiam um pouco com minhas pesquisas, agora com o Beta 0.95 os resultados não tem quase nenhuma ligação com minhas pesquisas. Por exemplo: na versão 0.9 Beta, confirmou-se que eu tinha uma pequena percentagem de Judeu asquenazita, o que batia com as pesquisas. Mas não apareceu 0% de alemães que minha pesquisa mostra uma grande parte de meu avô e avó paternos (detalhe: meu pai também não mostrou os resultados de judeu e alemão, no caso dele foi somente a versão 0.95 beta.). Já na versão 0.95 beta, no meu caso, já não tenho nada de judeu asquenazita, nada de alemão, e ainda por cima apareceu uma grande porcentagem de italiano que nas minhas pesquisas não aparecem quase nada.
    Por enquanto, pesquisas e DNA não batem.

  • António Costa de Albuquerque


    julho 11, 2017

    Eu fiz todos os meus testes no FT DNA (Full Y, Mt,Family finder) e só me dá MENOS DE 1% de sangue sefardita quando eu sei que a minha avó materna era filha de pessoas cuja maioria do sangue era sefardita. Tenho toda a história dos processos da Inquisição dos meus antepassados feita. Como é isto possivel?

    • Karen


      julho 11, 2017

      Olá António, infelizmente não podemos dizer muito em relação aos tests do FTDNA, já que não sei quais são os snips analizados por eles, nem os possíveis resultados. Por favor entrar em contato com o suporte deles diretamente.

  • Juliana Thomazini


    julho 11, 2017

    Gostaria de saber qual é a empresa do kit e dos equipamentos que vcs utilizam para sequenciar as amostras de DNA.
    Obrigada

    • Karen


      julho 12, 2017

      Olá Juliana, o kit vem da nossa empresa – MyHeritage e é depois analizado em laboratório nos Estados Unidos.

  • Valentina Venturi


    julho 11, 2017

    Vi bastante diferença entre o resultado anterior e o atual. Pelo que sabe-se das histórias familiares, parece que os resultados anteriores eram mais compatíveis com a realidade.
    No meu caso, o Brasil deveria ter ficado mais forte na América.
    Talvez com o tempo consiga entender estes novos resultados tão diferentes.

  • JOAO ALFREDO BALIEIRO


    julho 11, 2017

    como faço pare liminar nomes repetitivos?

  • Carlos Leandro


    julho 12, 2017

    Karen, enviei uma mensagem dia 10/07 e fui ignorado. Gostaria de saber se a Península Ibérica vai ser desmembrada em judeu sefardita no futuro, com as atualizações das etnias. É possível saber quais serão as 100 etnias ao final do projeto com as populações fundadoras?
    Grato, Carlos

    • Karen


      julho 12, 2017

      Carlos ainda não temos a lista de todas as etnias que farão a composição final do projeto. Só posso dizer que no momento temos 4 etnias judaicas que já podem ser identificadas através do teste de DNA do MyHeritage: etíope, iemenita, sefardita do norte da África e Mizrahi do Irã e Iraque.

  • Isaac D Israeli Medeiros


    julho 12, 2017

    interessante

  • Maria Angelica dos Santos Moraes


    julho 13, 2017

    Olá,

    Acabei de receber o resultado do meu exame de DNA e de minha filha. Ele já está no formato – Nova análise de composição genética – ou eu tenho que solicitar?

    Desde já agradeço

  • Stefanie


    julho 25, 2017

    Oi Karen!
    Eu fiz o teste e em meu resultado apareceram 3 regiões que me deixaram em dúvida…
    São as seguintes: Leste europeu 44%, Finlandesa 1,7% e Balcânica 1,6%.

    Meu avô era austríaco, assim como os pais e avós dele, todos da região do Tirol.
    Minha avó é descendente de ucranianos, e de acordo com minha mãe, minha trisavó partiu da Rússia para a Áustria onde conheceu meu trisavô ucraniano.

    1ª dúvida é: a Áustria é somente incluída na região “Balcânica”? Herdei somente 1,6% do meu avô ou pode haver alguma porcentagem austríaca na região “Leste europeu” ou “Norte europeu e europeu ocidental” também? Não consigo compreender como a porcentagem apareceu tão baixa.

    2ª dúvida é: Haverá a possibilidade de desmembramento entre Finlândia e Rússia Ocidental nos resultados? Gostaria de saber se além de russa, também sou parte finlandesa…

    Obrigada.

    • Karen


      julho 27, 2017

      Oi Stefanie, eu lhe enviei um email, confira!