Novo: Catálogo de Coleções

Comentários1

É com prazer que anunciamos o Catálogo de Coleções, uma nova seção no nosso site, listando as coleções de registros históricos indexados e disponíveis no MyHeritage SuperSearch™. O catálogo é útil para iniciantes e usuários experientes, já que ele detalha o número de registros que cada coleção contém, quais coleções são novas e a data em que cada coleção foi lançada ou atualizada. Algumas pessoas se lembram até das bibliotecas com seus cartões listando os exemplares do acervo, mas nosso catálogo de coleções é digital, ele está disponível onlie e inclui muitas funções úteis.

O Catálogo de Coleções é uma funcionalidade que já estávamos querendo disponibilizar há alguns anos. Como este também era um desejo de muitos usuários, que escreviam para nós, pedindo a sua implementação, incluindo a genealogista Judy Russel, autora do blog The Legal Genealogist resolvemos colocá-la no topo das nossas prioridades. Este é um outro exemplo da importância que damos aos pedidos e sugestões dos nossos usuários.

Acessando o Catálogo de Coleções

O Catálogo de Coleções está disponível na aba de pesquisa no menú de navegação principal.

 

 

Ele também pode ser acessado através do SuperSearch e através do rodapé do site do MyHeritage na seção de Pesquisa.

O Catálogo de Coleções lista todas as coleções à disposição no SuperSearch atualmente. O topo da página pode mostrar algumas coleções em destaque, que são coleções que gostaríamos que vocês conhecessem pelo seu valor especial. As coleções em destaque frequentemente remetem a um conteúdo histórico que não é encontrado em nenhum lugar a não ser no MyHeritage e novas coleções serão colocadas em destaque periodicamente. Algumas coleções são destacadas com um banner mostrando o seu status atual como “Novo” ou “Atualizado”.

As coleções são categorizadas de acordo com o número de registros que elas possuem, a data de sua atualização ou nome da coleção.

Vocês podem pesquisar entre as coleções disponíveis: mova o mouse sobre o título de qualquer coleção para visualizar uma descrição resumida de cada uma delas.

Descrição da coleção (clique para ampliar)

Opções de filtro

No painel à esquerda, é possível filtrar as coleções por categoria, local e data. Você também pode optar por visualizar coleções com imagens originais, por exemplo.

Filtro das coleções (clique para ampliar)

Você verá as categorias principais e o número de coleções em cada categoria. Clique em uma categoria para visualizar as coleções correspondentes. Nós iremos listar subcategorias, caso existentes, e o número de coleções em cada uma delas.

Filtrando as coleções por categorias (clique para ampliar)

As coleções também podem ser filtradas por localização ou ano. Em alguns casos, você pode filtrar ainda mais, como pode ser visto a seguir:

Filtro de sub-localizações (clique para ampliar)

Busca

Use a opção de busca para pesquisar o catálogo por palavras-chaves. Introduza o termo procurado no campo de busca principal, no topo superior direito e clique na lupa.

No exemplo abaixo vocês podem ver que ao pesquisar “igreja” temos como resultado 41 coleções com esta palavra no seu título ou descrição. A partir daí poderíamos também fazer buscas por palavras parecidas como (eclesiásticos, paroquiais, etc.).

Pesquisa por palavra-chave (clique para ampliar)

Para limpar a pesquisa, clique em “Limpar pesquisa” à esquerda do campos de buscas.

Depois de encontrar a coleção do seu interesse, clique no seu título. Você irá então para o formulário de busca da coleção, para encontrar os registros históricos que você procura. 
Pesquisa na coleção (clique para ampliar)

Contagem de registros

Vocês irão notar que o Catálogo de Coleções exibe o número exato de registros de cada coleção. No momento, o SuperSearch conta com 7.757 bilhões de registros. Nós vimos exibindo recordes de registros históricos no SuperSearch, há alguns anos. Acreditamos que é importante continuarmos com esta transparência, ainda que outras empresas não façam o mesmo. Também pela transparência dos nossos serviços, gostaríamos de repetir aqui como é que nós contabilizamos os nossos registros históricos, conforme publicamos em abril de 2014, quando celebramos os 5 bilhões de registros históricos no site.  Em coleções mais estruturadas, como censos, registros de nascimento e casamento, cada nome conta como um registro. Por exemplo, em uma certidão de casamento, constando o nome do noivo e da noiva, nós contabilizamos dois registros. Apelidos (alcunhas) não contam como um registro adicional. Nas árvores genealógicas, cada perfil de árvore conta como um único registro, mesmo que a árvore esteja disponível em mais de um idioma. Cada foto vale como um registro. Em coleções menos estruturadas, ,como jornais ou anuários, cada página conta como um registro, mesmo que ela possa possivelmente incuir centenas de nomes. Nós contamos cada página como um único registro, pois não queremos inflacionar o nosso número de registros com “achismos”.

Resumo

O novo Catálogo de Coleções fornece uma lista bastante útil das coleções no SuperSearch e é um portão de entrada para um vasto tesouro histórico com mais de 7.8 bilhões de registros atualmente oferecidos pelo MyHeritage. O catálogo lista nossas 6.503 coleções principais e exclui coleções minúsculas que tenham menos de 500 registros cada uma. Talvez iremos adicionar estas pequenas coleções ao Catálogo de Coleções futuramente.

Estamos trabalhando continuamente para adicionar mais registros para ajudá-los a descobrir mais sobre seus antepassados e desvendar o seu passado. Esperamos acrescentar várias coleções novas com mais de 300 milhões de registros novos, nos próximos dois meses. Nesta oportunidade, chegaremos a um novo recorde de 8 bilhões de registros históricos.

Vocês estão convidados a visitarem o nosso Catálogo de Coleções (e o nosso blog 😉 ) regularmente, para ver quais são as novas coleções que adicionamos, ou atualizamos.

Esperamos que você utilize o nosso Catálogo de Coleções e que confirme a sua utilidade para pesquisar a história da sua família.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado