Dia Internacional do DNA: 11 fatos sobre o DNA que você talvez desconheça

Comentários0

O dia 25 de abril marca os grandes feitos dos dois pesquisadores da Universidade de Cambridge – James Watson e Francis Crick – que descobriram a estrutura de DNA, o que os levou a receber posteriormente o Prêmio Nobel de Medicina juntamente com Maurice Wilkins. DNA (também conhecido como ADN)  é a sigla para o ácido desoxirribonucleico. Trata-se aqui de um grande molécula codificada, que traz informações genéticas para o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. Watson e Crick foram os primeiros a descobrir a estrutura de dupla hélice do DNA, mudando a biologia humana para sempre.

Em homenagem a este dia, aqui vão 11 fatos que você talvez ainda não saiba sobre o DNA:

  1. A descoberta de Watson e Crick levou a uma verdadeira corrida para o mapeamento do genoma humano, tarefa esta que só foi completada em 2003 (também no dia 25 de abril!), quando cientistas conseguiram uma sequência de grande qualidade de todo o genoma humano.
  2. Rosalind Franklin, biofísica britânica, que também pesquisava sobre o DNA fornecer dados imprecindíveis ao projeto de Watson e Crick. Rosalind faleceu quatro anos antes de Watson, Crick e Wilkins receberem o Prêmio Nobel – que nunca é laureado póstumamente.
  3. A jornada para o entendimento do DNA levou a várias descobertas científicas e médicas, incluindo o conhecimento sobre algumas doenças, a clonagem da ovelha Dolly e a identificação do gene ligado ao câncer de mama e ovário.
  4. Se você desdobrasse o DNA contido em suas células e o reagrupasse em linha reta, poderia alcançar a lua 6000 vezes!
  5. Mais de 99% do nosso DNA é igualzinho ao dos outros seres humanos.
  6. 98% do DNA humano é igual ao do chimpanzé.
  7. 50% do nosso DNA é igual ao do da banana.
  8. 8% do DNA humano é feito de vírus antigos, que costumavam nos causar infecções.
  9. Um aparelho com uma extensa memória contendo a sequência genética completa de um seleto grupo de pessoas como o físico Stephen Hawking e o comediante Stephan Colbert é mantido na estação espacial internacional.
  10. Aproximadamente dois gramas de DNA poderia armazenar toda a informação digital do mundo.
  11. Um mero cotonete bucal pode ser usado para revelar qual porcentagem do seu DNA vem de qual região do mundo.

Descubra ainda mais informações sobre o DNA aqui: www.myheritage.com.br/dna.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado