Verificador de coerência da árvore genealógica

Comentários1

Tem novidade hoje no blog do MyHeritage: o verificador de coerência da sua árvore genealógica. Esta nova ferramenta escaneia sua árvore genealógica e identifica erros e falta de coerência nos dados da sua árvore e faz as alterações necessárias, par aque a qualidade e precisão dos seus dados sejam melhorados.

O verificador de coerência utiliza 36 testes diferentes para verificar os dados da sua árvore, desde os testes mais óbvios (por exemplo, uma pessoa não pode ter nascido antes dos seus pais, ou um pai ou uma mãe são jovens demais para terem virado pais), até testes mais sutis para achar erros difíceis de achar (por exemplo, uma pessoa foi marcada numa foto e a foto tem uma data anterior ao nascimento da pessoa, ou um irmão nasceu apenas 5 meses depois do seu irmão de sangue, o que é impossível). Alguns dos erros encontrados são erros factuais (por exemplo, foi colocada uma data de nascimento errada), outros erros mostram que o usuário não está prestando atenção em coisas importantes (como escrever como ano de nascimento apenas 22 e não 1922, ou um título – tipo Bispo, Doutor – é colocado como parte do nome e não no campo certo dos prefixos), outros ainda são alertas para possíveis erros (por exemplo o sobrenome de casada de uma mulher é colocado como seu sobrenome de solteira, ou um local foi acrescentado, mas parece ser uma data (o que indicaria apenas um campo trocado). Há ainda casos de inconsistência que você pode pensar em melhorar, como por exemplo, locais iguais que são escritos de formas diferentes – por exemplo: ora você escreve como local apenas Maringá, em outros, Maringá – PR, depois muda para Maringá, Paraná, e finaliza com Maringá, PR, Brasil – ou seja você está criando incoerências na árvore, mesmo tendo colocado uma informação correta de local. Todos estes itens de coerência podem ser analisados por você e caso você tenha feita uma escolha consciente de algum erro apontado pelo verificador, basta ignorar o erro e ele não será mostrado novamente.

Um verificador de coerência similar já existe no nosso software Family Tree Builder (lá ele leva o nome de Assistente de Compatibilidade) e ele é muito apreciado por muitos usuários que já o utilizam de forma constante. Agora, estamos levando esta ferramenta para as mais de 37 milhões de árvores genealógicas gerenciadas pelos nossos usuários na página do MyHeritage. Os genealogistas que se importam com a qualidade das informações da sua árvore – o que deveria ser a regra – ficarão impressionados com a oportunidade de caçar erros nas suas árvores e corrigi-los. Então, encare o desafio e execute o Verificador de coerência na sua árvore! O que você acha que vai ser o resultado? Sua árvore estará “limpinha”, ou precisando de uma “faxina”? A maioria dos erros são fáceis de arrumar e temos certeza que você curtirá o resultado final e o processo.

Acessando o Verificador de Coerência

Você pode acessar o novo Verificador de Coerência através do menu suspenso, na página principal do seu site de família.

 

Utilizando o Verificador de Coerência

Quando você clica no Verificador de Coerência, ele escaneia a árvore genealógica do seu site de família, exibindo uma barra de status, conforme o processo vai acontecendo. Ele irá lhe informar o tempo que falta até a verificação ter sido completada (em árvores menores, você talvez nem verá a barra de status, já que o processo é rápido).

 

A primeira vez que você rodar o verificador, o processo poderá ser mais lento, dependendo do tamanho da sua árvore, então talvez seja uma boa ideia verificar a coerência numa janela extra, para que você possa continuar usando o site em uma outra janela do seu navegador. A maioria dos usuários não precisará esperar mais do que 10 minutos e os resultados vão valer a pena ter esperado. Os resultados são armazenados para que ao visitar a página você não precise esperar para ver o relatório anterior, a não ser que você queira iniciar o processo novamente.

Uma vez que você receber a lista dos erros de coerência, verifique cada um deles e corrija o erro, para que a sua árvore fique livre de erros. Então, execute o Verificador de Coerência novamente e tenha o prazer de não ver nenhum erro sendo encontrado. Não se esqueça de verificar a sua árvore de tempos em tempos, principalmente após acrescentar informações novas. Esta é uma tarefa essencial quando você recebe um arquivo em GEDCOM e o importa no seu site.

Analisando os erros

O Verificador de Coerência exibe uma lista de todas ocorrências encontradas, organizadas por categorias. No topo da lista você verá quantos erros foram encontrados no total, e o número de ocorrências por categoria também será exibido.

Verificador online de coerência da árvore (clique para ampliar)

As ocorrências são agrupadas em várias categorias diferentes. Primeiramente são exibidos os erros, depois alertas e por último notificações.

Os erros indicam ocorrências que estão claramente erradas. Eles são indicadas com um ícone em vermelho, com um ponto de exclamação. Estas são as ocorrências mais importantes e devem ser tratadas em primeiro lugar. Confira os exemplos:

Erro de coerência: filho é mais velho que pai (clique para ampliar)

Alertas indicam uma ocorrência em que os dados são estranhos e podem estar errados. Eles são indicados com um ícone laranja e um ponto de exclamação, como nos exemplos abaixo:

Alerta de coerência: pai é muito novo (com cinco anos!) ou muito velho (com 72 anos!) para ter um filho (clique para ampliar)

No exemplo acima, você pode ver que o primeiro alerta pode ser um erro (não poderia ser um filho biológico, se o pai somente tem cinco anos, mas ele poderia ser um filho do primeiro casamento de uma esposa mais velha, por exemplo, daí o alerta), mas ele não é necessariamente errado. O segundo alerta pode também ser um erro (normalmente o pai não é 72 anos mais velho que o filho, mas pode acontecer), mas pode estar correto. Em tese é possível que alguém seja pai com esta idade. Os alertas podem ser adequados e você pode alterá-los nas suas configurações, como será explicado mais abaixo. Um outro exemplo: a diferença de idade entre marido e mulher é muito grande, o que pode ou não ser um erro. No entanto, se na sua árvore há vários casos de maridos sendo  bem mais velhos que a esposa você pode alterar o parâmetro de alerta para por exemplo 50 anos de diferença e não se incomodar com alertas mostrando 30 anos de diferença.

Finalmente, as notificações indicam um problema em potencial, mas a probabilidade de erro é menor. Eles são indicados com um quadrado cinza e um ponto de exclamação.  Os exemplos abaixo mostram filhos com o mesmo primeiro nome. Esta ocorrência é apenas uma notificação pois em algumas culturas isto pode ser normal (por exemplo, conheço vários casos de filhas meninas serem todas chamadas de Maria + um outro primeiro nome). No entanto, pode também contecer que você incluiu uma mesma pessoa duas vezes na árvore, daí a necessidade do alerta.

Exemplo de notificação (clique para ampliar)

As seguintes informações são dadas a cada nova ocorrência:

• Foto de perfil da pessoa em questão. Se a ocorrência abrange dois irmãos ou marido e mulher, então exibiremos duas fotos. Mova o mouse sobre a foto para ver o nome da pessoa, o grau de relacionamento de vocês, bem como o ano de nascimento e falecimento.
• Descrição da ocorrência: na mesma os nomes das pessoas funcionam como links para as páginas de edição, para que você já corrija o problema.
• Dica: uma recomendação de como corrigir o problema, com links úteis.
• Comentário: em alguns casos há um comentário com informações adicionais.
• Foto: quando uma foto for parte do problema.

Corrigindo os problemas

Todo nome na lista (como no exemplo abaixo, em inglês, marcado em vermelho) é um link que abre a página certa para editar rapidamente as informações da pessoa, numa página separata do navegador. Você também pode usar o link indicado na dica, para arrumar o problema.

Alguns problemas listados podem ser fixados diretamente no Verificador de Coerência, com um simples clique no botão verde. Por exemplo, vamos supor que você recebeu um aviso que você ainda não assinalou o falecimento da sua bisavó (que já teria 149 anos), com o botão verde você pode corrigir o problema rapidamente. Mova o mouse sobre a ocorrência e você verá o botão verde que lhe permite assinalar o falecimento, com apenas um clique.

Um exemplo de um problema que pode ser corrigido diretamente no Verificiador de Coerência (clique para ampliar, exemplo em inglês)

Abaixo você vê um outro exemplo de um problema que pode ser solucionado rapidamente, usando o botão verde, sem ter que deixar a lista de todos os problemas. Aqui o título Dr. havia sido colocado como parte do primeiro nome de George Warren Eastman. Ao clicar no botão verde abaixo, o sistema automaticamente retira o Dr. to campo do nome e o move para o campo do prefixo, corrigindo o problema. Uma correção semelhante acontece caso você coloque um sufixo (como Junior ou Filho) como parte do primeiro nome, ou sobrenome, em vez de utilizar o campo correto de sufixo. i

Corrigindo um título que havia sido incluído como parte do nome (clique para ampliar, exemplo em inglês)

Para vários problemas há mais de uma maneira de corrigir a ocorrência e o seu julgamento é importante para corrigir o problema adequadamente. Este pode ser o caso quando mais de uma pesso é afetadada. Por exemplo, um erro pode indicar que a data de nascimento de um filho está errada, ou a data de nascimento dos pais, ou ambas. Este tipo de erro não pode ser corrigido com apenas um clique. Assim, em casos semelhantes, clique nos nomes das pessoas que estão relacionadas ao erro, e você verá o seu perfil na árvore genealógica, onde você então poderá manualmente corrigir o problema. Ao clicar no link, sempre será aberta a página mais apropriada para se editar as informações da forma mais rápida possível.

Gerenciando múltiplas árvores genealógicas

O Verificador de Coerência pode ser aplicado a uma árvore de cada vez. Se você tiver mais de uma árvore no seu site de família, utilize o selecionador no topo da página, para escolher qual árvore deve ser verificada, como no exemplo a seguir.

Indicação de problemas de coerência em um perfil

 

Você pode acessar rapidamente qualquer pessoa da sua árvore, para a qual foram encontradas ocorrências, a partir do seu perfil, como vocês podem ver no exemplo acima.

Funções adicionais

Caso uma ocorrência não faça muito sentido pra você, clique no ícone de informação, ao lado do título, como no exemplo abaixo, para ver informações mais detalhadas do problema.

 

Você pode também optar por ignorar um problema específico, caso você saiba que não há problemas com a informação que você incluiu. Você só precisa mover o mouse sobre a ocorrência e um pequeno ícone “x” irá aparecer no canto superior direito. Clique no “X” para ignorar o assunto. Fatos ignorados não serão exibidos novamente.

Ignorando um problema específico (clique para ampliar)

Caso uma categora inteira de problemas não sejam relevantes para você, você poderá desabilitá-los inteiramente. Clique no “X” localizado na mesma linha do título, como pode ser visto no exemplo a seguir. Você poderá reativar os erros mais tarde novamente, a partir das suas configurações.

Desativando uma categoria completa (clique para ampliar)

No topo direito da página, você verá três opções adicionais.

Opções extras (clique para ampliar)

O botão mais à esquerda verifica novamente. Clique neste botão para ativar o Verificador de Coerência novamente. Isto é útil conforme você vai corrigindo os erros, para que o verificador prepare uma nova lista de ocorrências. O verificador também irá perguntar se ele deve ser executado novamente, caso você faça alterações na árvore, depois de ter executado o verificador pela última vez.

Clique no ícone de impressão se você preferir imprimir uma lista de todos os problemas.

Clique na roda das configurações para alterar as configurações do Verificador de Coerência. Aqui você pode desativar ocorrências que você não considera um problema. Por exemplo, você pode alterar a idade a partir da qual você deve receber avisos de que a pessoa já pode ter falecido, ao invés da idade atual de 110 anos.

Configurações do Verificador de Coerência (clique para ampliar, em inglês)

Clique em “Restaurar configurações” caso você prefira que todas as configurações voltem para o padrão inicial. As configurações são gravadas separadamente, para cada site de família seu.

Há algum custo?

O Verificador de Coerência para árvores genealógicas online é uma função paga, disponível sem nenhum limite para todos usuários PremiumPlus, ou com uma assinatura Completa. Caso você não tenha nem uma assinatura PremiumPlus, nem Completa, você verá um único problema dos 36 que verificamos na sua árvore e com certeza lucrará também com isso. Os restantes problemas serão exibidos assim que você tiver a assinatura.

Melhorias futuras

A próxima fase do Verificador de Coerência, que pretendemos adicionar, é aplicar muitos dos testes em tempo real, ou seja, conforme você vai incluíndo as informações, nós já vamos verificando se tudo é plausível, ou não. Assim, o Verificador de Coerência irá automaticamente avisar se algo não estiver correto, para que você já corrija tudo no ato.

Há várias melhorias que pretendemos incluir no Verificador de Coerência no futuro, tais como a habilidade de pesquisar a lista de problemas através de um nome, ou o envio de um email com um resumo dos problemas da árvore, de tempos em tempos.

Conclusão

Pergunte a qualquer genealogista e você ouvirá que fora a árvore deles, que está praticamente perfeita, as árvores de outros usuários, especialmente aquelas publicadas online, estão cheias de erros… Não entrando agora no mérito da questão, fato é que não devemos aceitar erros como parte inevitável da genealogia. Nós temos uma obrigação de tentar corrigir tudo que for possível, criando assim a árvore genealógica mais precisa possível. Muitos erros podem ser evitados se prestarmos bastante atenção nos detalhes e seguindo as diretrizes de genealogia – por exemplo, não aceitar fatos sem provas, verificando todo e qualquer fato e informação que encontramos durante a nossa pesquisa e citando as fontes, para que estas possam ser revisitadas no futuro.

No MyHeritage nós levamos a correção dos fatos muito a sério. Sabemos que já não era sem tempo que esta ferramenta fosse também disponibilizada online, mas estamos agora fazendo nossa parte para melhorar a correção das árvores genealógicas, através da disponibilização do Verificador de Coerência online. Investimos bastante na criação desta ferramenta, melhorando-a para detectar muitos daqueles errinhos que são frequentemente encontrados em árvores genealógicas. Um Verificador de Coerência como este, surpreendentemente, não é encontrado com frequência em outros sites de genealogia, como o nosso. Embora ele não vá encontrar todos os erros e ele não vai poder descobrir se você incluiu a pessoa errada na sua árvore, há muitos tipos de erros e problemas que ele encontrará com certeza e você terá a chance de  corrigi-los. Com esta ferramenta, esperamos que você melhore a precisão da sua pesquisa genealógica, para que a sua árvore seja uma fonte de informação melhor para outros pesquisadores. Esperamos que todos os nossos usuários experimentem o Verificador de Coerência e que o usem com frequência.

Temos aqui uma ferramenta importante para genealogistas e interessados na genealogia, de todos os níveis. É certamente um novo passo em rumo ao nosso objetivo de inovar e trazer tecnologias para o bem da pesquisa genealógica. Esperamos que ela melhore também a qualidade da genealogia colaborativa. Esperamos os seus comentários e sugestões, para que possamos melhorar o nosso Verificador de Coerência ainda mais.

Aproveite!
Equipe MyHeritage

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Duarte Nuno D´ Assunção Matos Fortuna


    fevereiro 15, 2017

    Família Fortuna