Os sobrenomes mais usados na América Latina

Comentários10

A América Latina é interessante para muitos de vocês que fazem pesquisa genealógica e, por vezes, pode parecer até mesmo surpreendente que um único sobrenome possa ser encontrado em vários países do continente.

A nossa colega espanhola Ania pesquisou o assunto mais a fundo e acabou descobrindo que a maioria dos sobrenomes na América Latina espanhola terminam com “EZ” e são provenientes de algum sobrenome espanhol (embora o sobrenome mais comum da Espanha – García – fuja desta regra).

A seguir listamos os 3 sobrenomes mais comuns na Espanha e em vários países da América Latina:

  • Espanha: García, Fernández, González
  • Argentina: González, Rodríguez e Gómez
  • México: Rodríguez, Flores e Hernández
  • Chile: González, Muñoz e Rojas
  • Costa Rica: Rodriguez, Mora e Jimenez
  • Honduras: López, García e Rodríguez
  • Paraguay: González, Benítez e Martínez
  • Peru: Quispe, Flores, Sanchez
  • Venezuela: González, Rodríguez e Pérez

Os sobrenomes terminados em “EZ” são nomes patronímicos e são frequentemente derivados do nome do pai – por exemplo González significaria filho de Gonzalo. Colocamos aqui mais alguns detalhes sobre os sobrenomes mais comuns.

González – De origem espanhola, este é o oitavo sobrenome mais comum na Espanha e o 38º sobrenome latino mais comum dos Estados Unidos. Dependendo do país, ele pode terminar com “z” ou com “s”. Este sobrenome derivado de Gonzalo era muito comum na Idade Média. Pessoas com este sobrenome não são necessariamente parentes de sangue. Antigamente, este nome estava muito associado a um outro nome que o complementava e, via de regra, correspondia a uma região, a um castelo, ou um território conquistado por alguém de nome González. Algumas teorias ligam o nome à Montanha de León, nas Astúrias, ou Jaca, na província de Huesca.

García – sobrenome originário do primeiro nome García. Algumas fontes dizem que ele se origina de Goth. Outras, dizem que também é possível que o nome tenha origem germânica, derivado da palavra “wars”, que significa “jovem guerreiro”. Uma outra possibilidade seria a origem basca, da palavra “garsea” ou “garzea”, que significa “herói” ou “artz”, que significa “urso”. Com o passar do tempo, surgiram muitas formas de se escrever este sobrenome: Garci, García, Garzia, Gartzia, Garsea, Garzaa, Gartzea, Gaztea, Garcés, Gartzes, Garceller, Carcías, Gárcez, Garcia, García, Gassía, Gacía, Gassías e Gasía.

A origem mais remota deste sobrenome foi encontrada em Navarra e Castilha, no século VIII. Na história espanhola, os “três irmãos García” são os heróis que defenderam León. Eles são considerados a primeira família García que depois se espalhou pela Península Ibérica e pelo mundo.

Você já encontrou algum destes sobrenomes comentados no texto na sua árvore genealógica?

 

 

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • João Jaques Simão


    janeiro 6, 2017

    Eu Tive o prazer de conhecer minha vovó por parte da minha mãe,e do meu pai não conheço ninguém;pois assim que eu nássi,os parentes dele ficou em outro estado; ou morreram.

  • Jucilenia Rios


    fevereiro 4, 2017

    Fiquei curiosa sobre os sobre nomes mais conhecidos do Brasil.

  • Deoclides Jacinto Pedó


    fevereiro 6, 2017

    A grande indagação que permeou filósofos e estudiosos, é o eu: quem sou e de onde vim e para onde vou.
    Neste sentido, as informações genealógicas, embora talvez jamais venham a responder a tais indagações, mas nos conduzem a caminhos que vão suprindo o anseio de respostas.
    E a cada nova descoberta, renascemos em nós mesmos e novos horizontes se oferecem, como caminho para as respostas que buscamos.

  • Carlos Alves Moreira


    fevereiro 6, 2017

    E os do Brasil ou Brazil ? Freitas, Moreira, Alves, Cabral, Santos, Machado, Andrade. Veríssimo, Assis, Lourenço, Panóias, Ferreira ?

  • Adelino Mauro Seralo


    fevereiro 6, 2017

    Eu gostava tanto de saber a origem do meu sobre nome, por favor ajude-me! O meu nome é; Seralo

  • João Batista Nogueira


    fevereiro 6, 2017

    Pedimos informar sobre os sobrenomes nogueira, oliveira, pereira

    etc, qual e como surgiram em nosso país.

  • MOACIR AMORIM


    fevereiro 6, 2017

    Eu não conheci meus avós paterno, só sei os nomes Assim como meu avô que era paraibano e descendente de Português. o Sr. Alfredo Alves Amorim

  • Ruy


    fevereiro 8, 2017

    O sobrenome Garcia tinha recebido a informação que vem do sargento Garcia do seriado Zorro de 1957 . Ainda bem que foi esclarecido.

  • sebastiao roberto dibai


    fevereiro 13, 2017

    familia dibai na frança?

  • ISABEL MARIA RODRIGUES MORINGA


    fevereiro 19, 2017

    Rodrigues é de origem judaica? FILHO DE RODRIGO?