MyHeritage DNA: Tirando suas dúvidas

Comentários1

 

Dando continuidade ao lançamento do MyHeritageDNA, tivemos uma ressonância muito bacana, além de muitas perguntas giladsobre este novo serviço. O genealogista genético CeCe Moore nos repassou algumas destas perguntas e outras foram postadas nos nossos canais de mídia social.

Então trouxemos ninguém menos que o fundador e CEO do MyHeritage, Gilad Japhet, para responder estas perguntas e ainda trazer mais informações para todos vocês. Confira a entrevista que fizemos com ele!

P. Qual laboratório de DNA está sendo usado?

R. EStamos usando o laboratório Gene by Gebe em Houston, Texas, que também processa os testes do Family Tree DNA. Quando começamos a selecionar um laboratório apropriado, visitamos vários dos laboratórios de DNA nos Estados Unidos com a mais alta reputação. Nós ficamos com o laboratório que mais nos impressionou.

P. Qual é o tipo de teste de DNA que vocês fazem?

R. Nosso teste de DNA é do tipo autosomal.

P. O MyHeritage DNA também irá oferecer testes do tipo mtDNA e do cromossoma Y?

R. Provavelmente não, mas gostaríamos de manter as nossas opções em aberto.

P. Qual chip é usado pelo MyHeritage DNA?

R. No momento utilizamos o chip OmniExpress, da Illumina. Ele cobre aproximadamente 700.000 SNPs. Nós talvez mudemos o chip no futuro.

P. Este não é o mesmo chip utilizado por um outro produto chamado Family Finder, oferecido pelo Family Tree DNA?

R. Sim. No entanto, este são dois produtos totalmente diferentes. Desenvolvemos nossa própria análise dos dados e nossos relatórios exclusivos, de forma que o resultado dos dois serviços é diferente e as bases usadas para o matching dos usuários são separadas. Na verdade, é até mesmo uma vantagem para os genealogistas, quando os mesmos chips são usados, já que os arquivos de dados exportados a partir do MyHeritage DNA são compatíveis com os do Family Finder.

P. As matches de DNA são gratuitas, mas e como fazer para contactar as pessoas com as quais temos coincidências?

R. Para os usuários que carregaram seus dados de DNA no MyHeritage, o contato com as matches também é gratuito. Por enquanto, todos os usuários poderão fazer o upload dos seus dados de DNA gratuitamente e as matches resultantes também continuarão gratuitas, assim como o contato continuará gratuito para sempre; porém o upload dos dados de DNA poderá não ser gratuito no futuro. O contato precisa ser iniciado através dos botões de contato, na lista das matches, pois o contato com usuários em outros contextos (por exemplo, fora do escopo do DNA, como no caso das Smart Matches), pode requerer uma assinatura. Para os usuários que comprarem o kit de DNA do MyHeritage, as Matches de DNA serão marcadas e listadas como permanentemente gratuitas, mas o contato poderá requerer uma assinatura MyHeritage.
Caso você seja contactado por uma outra pessoa através do DNA match, você poderá comunicar-se com ele ou ela de graça também.

P. É preciso comprar uma assinatura para se criar uma árvore genealógica e checar os resultados de DNA?

R. Não. Visualizar os resultados do seu teste de DNA não custa nada. A criação de uma árvore genealógica é gratuita, até um teto de 250 pessoas. A partir deste tamanho de árvore será necessária uma assinatura. Você poderá usar o nosso software gratuito Family Tree Builder para criar uma árvore maior, com até 500.000 pessoas gratuitamente, caso você mantenha os dados somente no seu computador, sem sincronização de dados. Contudo, uma árvore sincronizada oferece muito mais vantagens, já que ela representa um backup online, além de vir com Smart Matches, Record Matches e Instant Discoveries. Em breve, ofereceremos um pacote especial, com uma assinatura completa por um ano, juntamente com o nosso teste de DNA por um preço incrivelmente baixo, que é a metade do preço cobrado pelo nosso principal concorrente. Fique ligado para saber deste anúncio em primeira mão.

P. O MyHeritage compartilha os resultados dos testes de DNA com outras empresas?

R. Não, não fazemos isso. Veja a discussão interessante sobre o assunto, na página Legal Genealogist (em inglês). Nós temos um consentimento dos usuários que nos dá mais liberadade para usar os resultados dos testes de DNA para pesquisa científica e que pode incluir o compartilhamento de dados agreagados, mas isto é opcional e não obrigatório. Só para comparar, se nós entendemos certo, o nosso concorrente AncestryDNA tem um termo de uso, em que é obrigatório o consentimento do usuário, de deixá-los transferir os seus dados de DNA para qualquer um que eles determinarem. Além disso, eles detém uma licença perpétua e transferível do seu DNA. Quando você faz um teste com o MyHeritage e aceita os nossos termos de uso, você não estará nos dando uma licença perpétua e você pode deletar seus dados de DNA e revogar o consentimento sempre que quiser (os dados serão deletados de forma permanente) e você também não está nos dando o direito de transferir os seus dados para quem quer que seja. Ou seja, o seu DNA estará muito mais seguro conosco, do que com o Ancestry.

P. O MyHeritage está distribuindo kits de teste para membros já existentes?

R. Nós demos 1000 kits de teste de DNA gratuitamente, como parte do nosso projeto humanitário e sem fins lucrativos, em Israel. Já distribuímos 5 mil testes como parte do nosso projeto com as populações fundadoras, também graciosamente. Nós não daremos mais um grande volume de testes grátis, com exceção de alguns usuários que já estão na lista de espera do projeto das populações fundadoras, caso nós precisemos de mais dados de determinadas etnias populacionais. Os testes de DNA têm custos reais e não é comum recebê-los de graça.
Contudo, nós temos todo um carinho pelas causas sociais e pretendemos “reservar o direito” de doar alguns testes de DNA, em casos específicos, de acordo com nossos critérios, especialmente em casos humanitários. Nossos gerentes de marketing também comentaram que eles pretendem fazer alguns sorteios e promoções nos nossos blogs, webinars e canais de mídia social, para dar aos usuários a chance de ganhar kits gratuitos.

P. Uma maior competição no mercado fará com que os preços abaixem?

R. Isto é o que normalmente acontece quando a competição aumenta em qualquer tipo de mercado. Esperamos que o mesmo ocorra no caso dos testes de DNA também – e por isso a nossa entrada nestes espaço e a inserção de concorrentes é uma verdadeira benção para os clientes. Mais competição implica em preços mais baixos, mais ferramentas e uma evolução mais rápida da tecnologia e das funcionalidades. As empresas lutam bastante para ganhar clientes. Vocês podem ter certeza que o MyHeritage irá fazer o seu melhor para inventar e inovar, o que irá levar todo o sistema dos testes de DNA mais além. E vocês também podem contar conosco para distribuir os kits de DNA globalmente, graças ao nosso grande alcance global, nossa base de usuários de 85 milhões de pessoas e suporte em mais de 40 idiomas. Isto significa: mais usuários internacionais irão ser testados graças aos nossos esforços, resultando em mais matches para os usuários que têm parentes vivendo em outros países. Nós também gostamos de fazer parcerias com outras empresas. Nós fomos parceiros do 23andMe e do Family Tree DNA. Vocês podem ter certeza de que faremos mais parcerias com outras empresas, para benefício dos nossos usuários e dos da empresa, bem como da comunidade ligada ao DNA, como um todo.

P. É possível fazer o upload dos dados brutos do 23andMe e do AncestryDNA, para não precisar fazer um novo teste?

R. Sim. Se você já fez um teste no 23andMe, AncestryDNA, ou no FamilyTreeDNA, você pode subir seus dados de DNA para o MyHeritage gratuitamente (via aba de DNA, no seu perfil, no MyHeritage) e receber matches gratuitas com outros usuários como você e com outros usuários que compraram um kit de DNA do MyHeritage. Atenção: caso você já tenha feito o upload assim, e tudo o que você quer são as matches, não tem motivo nenhum para você também comprar um teste de DNA do MyHeritage. Claro que nós adoraríamos tê-lo como usuário assinante, mas sinceramente, se você só está interessado nas matches e você já fez o teste em outro lugar, você não precisa fazer o teste conosco – você já irá receber matches gratuitas por ter feito o upload dos seus dados de DNA. Mas fazer o teste de DNA com o MyHeritage também tem vantagens: você irá ganhar acesso a todos os nossos relatórios de etnias, bem como as nossas funcionalidades futuras. Além de lhe garantir o acesso ao serviço de suporte prioritário.

P. Como o MyHeritage faz a busca de matches para usuários que fizeram o teste usando serviços diferentes?

R. O MyHeritage pega os dados compartilhados pelos usuários e leva as SNPs para um terreno comum. Este é um processo chamado de imputação. Usando este método, o MyHeritage pode comparar qualquer kit atualmente no mercado, ou distribuído anteriormente pelos chips V4 do 23andMe e Vs do Ancestry (bem como versões anteriores), e claro com o MyHeritage DNA. A imputação pode trazer alguns erros, por isso nós estamos na fase de ajuste fino.

P. O MyHeritage DNA irá ter uma interface de árvore como o Ancestry e identificará antepassados em comum, nas árvores genealógicas?

R. Nós estamos trabalhando numa função para mostrar as Matches de DNA que compartilham o mesmo sobrenome ancestral (mesmo se for soletrado diferente, mas com um equivalente fonético), ou uma mesma localização ancestral nas árvores das duas famílias, de ambos os lados da coincidência. Isto estará disponível em breve. Já a parte de identificar antepassados em comum na árvore – isto é algo que almejamos, mas que irá levar tempo.

P. É possível receber uma estimativa étnica, através do upload de dados brutos de uma outra empresa, ou tenho que comprar um novo kit?

R. No momento, nós não pensamos em fornecer nossos relatórios étnicos para os usuários que subirem seus dados brutos a partir de uma outra empresa gratuitamente (somente oferecemos as matches gratuitas neste caso). Contudo, pode ser que nós forneçamos os relatórios étnicos básicos de forma gratuita para quem fizer o upload de seus dados e que reservemos os relatórios étnicos avançados (os baseados no projeto das populações fundadoras) para os usuários que comprarem o Kit de DNA do MyHeritage.

P. O MyHeritage irá fornecer haplogrupos?

R. Esta é a nossa intenção, mas ainda não temos uma data estimada de quando isto estará disponível.

P. Qual é a vantagem para pessoas adotadas em fazer o teste com o MyHeritage e adicionar seu DNA um outro banco de dados, em que todo mundo tem que entrar?

R. Para as pessoas adotadas, o preço baixo, o suporte e toda a maneira como nós lidamos com este processo são fatores diferenciais. Para as pessoas adotadas que já fizeram um teste em outro lugar, nós recomendamos que exportem seus dados e os leve para o site do MyHeritage, para que eles não tenham que pagar nada. Esta vantagem não existe no AncestryDNA, ou 23andMe. Lá você tem que comprar um novo kit, mas conosco não.

P. Eu fui adotado e já fiz o upload dos meus dados de DNA no GEDmatch. Será que eu deveria fazer um novo upload para o site do MyHeritage?

R. Sim. MyHeritage tem um número muito grande de usuários de DNA que não existem no GEDmatch. Isto vale especialmente para os usuários do 23andMe. MyHeritage e o 23andMe tiveram uma parceria e integração por 2 anos e isso levou muitos usuários do 23andMe a criarem suas árvores e, mais adiante, a colocarem seus dados de DNA no site do MyHeritage. Mas não no GEDmatch e você pode receber matches com eles, se fizer o upload dos seus dados de DNA no MyHeritage, de graça.

P. Quem criou os algoritmos do MyHeritage DNA? Vocês têm cientistas trabalhando nisso?

R. Engenheiros e bio-informáticos do MyHeritage. Nós temos muito orgulho do que conseguimos alcançar, em tão pouco tempo, e continuamos trabalhando para aperfeiçoar o que criamos. Quando se comparam os resultados iniciais da nossa fase Beta com empresas que já estão no mercado há muitos anos, os resultados pareciam modestos, mas nós agora saimos da fase Beta, melhoramos muito rapidamente e acreditamos que podemos ser comparados aos nossos concorrentes de forma bastante favorável, nestes estágios iniciais do DNA. Nós temos muita experiência com matching e muitos usuários pensam que nossas Smart Matches, Record Matches, Book Matches e Newspaper Matches são únicas e muito melhores que nossos concorrentes. Nós pretendemos usar este expertise com as DNA matches também, então todos podem esperar melhorias significativas, em ciclos curtos de desenvolvimento. Também pretendemos usar DNA Matches para complementar as Smart matches e Record Matches, de maneira inovadora.

P. Em que países o teste é oferecido?

R. MyHeritage DNA pode ser encontrado em todos os países ao redor do mundo, com exceção da França, Polônia, Israel, o Estado do Alaska, e alguns territórios franceses.
Nestas regiões, existem algumas pendências legais relacionadas ao DNA. Embora a distribuição de DNA não seja explicitamente proibida, em alguns dos casos, ou talvez seja apenas limitada a determinados grupos etários, nós preferimos evitar possíveis problemas legais.

P. O MyHeritage terá um chromosome browser (navegador de cromossoma)?

R. Sim. Esta função provavelmente será implementada nos próximos 3 meses. Algumas empresas vêm esta função como técnica demais e se recusam a fornecê-la para os seus usuários, por princípio. No entanto, nós acreditamos que o que quer que os usuários considerem uma função importante para eles, nós devemos nos esmeirar em oferecer. Mesmo que esta função aparente ser mais importante para usuários avançados, e não para os milhões de clientes padrão que temos, nós não vemos este motivo como desculpa para não oferecer a ferramenta.

P. Os kits de DNA serão oferecidos com desconto?

R. O kit de DNA do MyHeritage já está sendo oferecido com desconto, por um preço inicial de 79 dólares mais envio, em vez de 99 dólares. Este preço não vai ficar nesta faixa por muito tempo e o preço irá subir, assim que completarmos o lançamento inicial. Estão planejados mais descontos na compra de um combo de kit de DNA mais assinaturas do MyHeritage.

P. Quanto tempo leva para o MyHeritage processar as matches?

R. Nós já escrevemos sobre isso no passado, mas vale a pena repetir aqui. A primeira rodada de cálculo das matches nos tomou cerca de 3 meses, conforme nós trabalhávamos na infraestrutura. Mas isso era tempo demais! Então, melhoramos o tempo para 2 semanas. Agora, estamos calculando novas matches todas as semanas e o processo se tornará diário em alguns dias – e possivelmente em tempo real num futuro próximo.

P. O Family Tree DNA continuará a parceria com o MyHeritage?

R. Sim. Notem que o Geni.com, que nós adquirimos e continuamos a operar, também irá começar a verder os kits de DNA do MyHeritage e nós pretendemos continuar a vender os kits do Family Tree DNA no Geni, especialmente os testes do cromossomo Y e mtDNA. O Geni também tem uma integração a nível de produto com o Family Tree DNA.

P. Eu já tinha DNA Matches no MyHeritage mas o número de coincidências foi reduzido recentemente. Qual é o motivo da queda?

R. No dia 3 de novembro nós saímos da fase Beta e recalculamos todas as matches, com algoritmos melhorados. Matches que agora consideramos como falso-positivas foram descartadas. Nós só deixamos algumas poucas delas no ar, nos casos em que os dois usuários de ambos os lados tenham entrado em contato um com o outro, usando o inbox do MyHeritage, mas neste caso as matches foram marcadas como “não relacionadas”. Estamos trabalhando em melhorias adicionais e, como resultado destas melhorias, mais algumas mudanças irão ocorrer.

P. Quais são os próximos passos do MyHeritage DNA?

R. Nós temos um roteiro brilhante para o nosso produto, que está sendo rigorosamente implementado e que irá entusiasmar a maioria dos genealogistas. Nós temos algumas funções que vocês já conhecem de outros lugares e que queremos implementar e também novas idéias de funções para os testes de DNA que vocês ainda não viram em lugar algum e que vamos adorar poder apresentar a vocês, em breve.

Esperamos que esta entrevista responda a maioria das suas perguntas e ficaresmo felizes em receber mais perguntas suas, bem como feedback das funções ou sugestões. Caso você queira pedir o seu kit agora, é só entrar na página do MyHeritage DNA. Obrigado!

 

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Sandro Vinícius


    novembro 13, 2016

    Bom dia Karen!! Tudo bom?
    Entrei em contato com o suporte, q vc mesma indicou, a mais de um mês atrás. Mas eles não me responderam se eu posso usar Y-DNA37 para ver se um tio avô é meu parente biológico ou não. Por favor, poderia ver isso pra mim, porque na minha família há este boato e essa pode ser uma forma precisa de saber se é verdade ou não.