Está no ar: DNA Matching

Comentários15

Em meados de maio, nós oferecemos aos usuários de MyHeritage a oportunidade de fazerem um upload de testes de DNA que já tivessem em mãos, para ter acesso gratuito aos resultados de coincidências de DNA, assim que acabássemos de desenvolver esta função. E agora, temos o prazer de anunciar que a nossa tecnologia de DNA Matching está no ar!

A função de DNA Matching (coincidências de DNA) pode abrir novas janelas na pesquisa e ajudar a encontrar e a conectar com parentes, que você nem mesmo sabia que existiam.


Conforme prometemos, nosso DNA Matching é completamente grátis, e continuará assim, para todos aqueles que já fizeram o upload dos resultados dos seus testes de DNA. Caso você tenha feito um teste de DNA (com uma das seguintes firmas: Family Tree DNA, 23andme ou Ancestry), ou caso você tenha os resultados de algum membro da sua família, que ainda não foram carregados para o site, nós recomendamos que não deixem passar a oportunidade em branco e subam os dados de DNA agora mesmo. Assim, vocês ainda terão a chance de usufruir da função de DNA Matching, gratuitamente, para sempre. Basta seguir estas simples instruções, para exportar os dados de DNA a partir do provedor escolhido e importá-los para o site do MyHeritage.

Novidade: DNA Matching no MyHeritage
Agora vamos dar um apanhado geral da função de DNA Matching no MyHeritage, bem como informações sobre o seu funcionamento. Nesta explicação, nós usaremos alguns termos um pouco técnicos sobre DNA, mas tentaremos simplificar tudo, da melhor maneira possível. No entanto, se alguma dúvida surgir, basta fazer a sua pergunta nos comentários e nós responderemos.

Todas as pessoas compartilham cerca de 99,5 da sua sequência genética, sendo que somente os 0.5% restantes formam as diferenças de DNA que fazem as pessoas diferentes uma das outras. Estas diferenças são expressas em forma de informação genética, chamadas de pares de base, ao longo de uma cadeia de DNA. As tecnologias de DNA atuais, usadas para genealogia, não constituem num sequenciamento completo do genoma inteiro, que contém mais de 3 bilhões de pares de base, mas uma amostra menor que lê aproximadamente 700.000 localizações específicas (na linguagem técnica são os polimorfismos de nucleotídeo único, ou SNP, na sigla em inglês) do genoma, pois é sabido serem altamente variáveis e parte integrante dos 0.5% diferenciais. Isto se aplica especialmente aos testes de DNA autossômicos, que constituem os principais testes de DNA disponíveis hoje em dia. Claro está que cada vendedor de testes de DNA autossômicos desenvolveu chips que interpretam partes levemente diferentes dos cerca de 700.000 SNPs. Com isso em mente, o MyHeritage criou e refinou a capacidade de leitura de arquivos de dados de DNA, que podem ser exportados de todos os principais fornecedores de testes e trazê-los para um lugar comum, num processo chamado de imputação. Graças a esta habilidade – que é realizada com extrema precisão – o MyHeritage pode, por exemplo, fazer um matching do DNA de um cliente do Ancestry (utilizando a versão de 2 chips) com o DNA de um cliente do 23andme de forma bem sucedida, utilizando o chip atual do 23andme, que está na versão 4. Nós também podemos fazer o teste de coincidência de qualquer um deles com o Family Tree DNA, ou ainda fazer o match de qualquer cliente que tiver usado versões anteriores destes chips.  Isto dá ao DNA Matching do MyHeritage um diferencial único: qualquer pessoa que tenha usado um destes testes pode subir seus dados de DNA para o MyHeritage gratuitamente e receber matches únicos, que eles não teriam recebido dentro do próprio teste que eles compraram, ou mesmo em um outro lugar. Isto não significa que o MyHeritage terá mais matches ou matches melhores que os testes originais – mas os usuários irão receber um algo a mais gratuitamente ao subir os testes no MyHeritage, pois eles receberão coincidências que eles não veriam em um outro lugar, sem custo algum. Cerca de 60% das 190 milhões de coincidências de DNA já disponíveis no MyHeritage atualmente, são matches com empresas diferentes, assim, já temos muitas coincidências únicas e muito interessantes – e isto só vai melhorar, conforme nossa nova ferramenta ganhe em popularidade.

A DNA Matching compara os dados de DNA de todos os indivíduos carregados no MyHeritage uns com os outros.  O objetivo é encontrar coincidências baseadas em DNA. Suas DNA matches são pessoas que muito provavelmente são parentes seus (próximos ou distantes), pois existem coincidências significativas entre o DNA delas e o seu. Se duas pessoas têm um mesmo antepassado em comum, eles podem ter um DNA idêntico, herdado deste antepassado, e este DNA é compartilhado por ambos e pode revelar o relacionamento entre eles. Por exemplo, se você e a pessoa com a qual você tem uma coincidência compartilham 50% do seu DNA, então vocês provavelmente são pai e filho, ou irmãos. Esta não seria uma surpresa se você fez um teste entre você e este parente, mas esta pode ser uma experiência que pode mudar a sua vida, se você tiver sido adotado e estiver procurando seus pais biológicos e, de repente, você vê uma coincidência de 50%. Da mesma forma, o DNA pode encontrar primos, primos de segundo grau, quarto grau, ou ainda mais, e as características de DNA que vocês carregam juntos, podem dar uma luz em relação ao tipo de conexão familiar entre vocês.

Visualizando as DNA Matches
O MyHeritage irá exibir as coincidências em uma nova página chamada de Coincidências de DNA, na aba de Descobertas. Nesta página estarão listadas todas as coincidências de DNA, organizadas pela quantidade de DNA compartilhado, de forma que os parentes mais próximos aparecerão primeiro. A página lista até 500 coincidências. Lembre-se que as coincidências de DNA exibidas no finalzinho da lista e que compartilham muito pouco ou quase nenhum DNA com você, podem ser o resultado de identidade por estado, e não identidade por descendência. Esta é uma maneira técnica de dizer que estes são falsos positivos e que o DNA que vocês compartilham é o resultado de uma coincidência. A partir de primos de terceiro grau e além, use esta coincidência de DNA com cautela e pesquise se existem outras informações adicionais que contribuam para descobrir se existe mesmo uma conexão familiar entre vocês (como sobrenomes em comum ou localizações geográficas similares entre as duas árvores genealógicas).

Para cada coincidência listada, a página exibe informações básicas sobre a pessoa com a qual há uma coincidência de DNA, o possível grau de parentesco entre vocês de acordo com as características de DNA, informações sobre a qualidade da coincidência e detalhes da árvore genealógica, caso ambos tenham uma.

Caso você gerencie múltiplos testes de DNA (se você por exemplo carregou não somente os seus testes de DNA, mas também os de parentes seus), você deve primeiramente selecionar quais coincidências de DNA que deverão ser exibidas. Abra o menú suspenso, para selecionar quais coincidências de DNA você gostaria de visualizar, uma de cada vez.

Gostaríamos de deixar uma pequena explicação sobre as informações fornecidas para cada coincidência:

Parentescos possíveis
Para cada coincidência de DNA a página listará os possíveis graus de parentesco, calculados de acordo com as coincidências no seu DNA e o da pessoa mencionada, como um primo, ou primo de segundo grau. Às vezes é bastante difícil visualizar de verdade estes parentescos, muitas pessoas, por exemplo, não sabem o que é um terceiro primo-sobrinho. Por isso, decidimos incluir uma janela de ajuda (é só clicar no ponto de interrogação), que mostra de forma esquemática, qual é o grau de parentesco entre vocês. Caso seja possível mais de um tipo de parentesco, na janela de apoio, você verá destacadas as possibilidades de parentesco.

Quando as características de DNA apontam para vários tipos de parentesco entre você e aquele que compartilha parte do seu DNA, o MyHeritage irá usar os metadados genealógicos de que dispõe, através da sua árvore genealógica, ou da árvore do seu match, para descartar parentescos que não fazem muito sentido. Por exemplo, se você tem 22 anos e o parentesco entre vocês, de acordo com o DNA, pode ser um meio-irmão, um avô ou um neto, nós automaticamente descartaremos o neto, pois você é muito jovem para ser avô de alguém. Nós também descartaríamos o meio-irmão se ele tiver nascido 80 anos antes de você. Neste exemplo específico, nós sugerimos que o seu match é o seu avô, e como o match é alguém do sexo feminino, então nós diremos que o match pode ser sua avó. Nós também descartaremos parentescos impossíveis, mas a janela para cálculo de parentesco irá ainda assim mostrar todos os resultados possíveis, de acordo com o DNA, caso uma das árvores familiares traga alguma informação incorreta.

Qualidade da correspondência de DNA
Esta seção exibe três valores para cada coincidência, que dão informações em relação ao seu parentesco genético com quem você tem uma coincidência de DNA. São eles: o DNA compartilhado, segmentos compartilhados e o maior segmento. Eles estão explicados na imagem a seguir, que você pode ver ao clicar no ponto de interrogação próximo ao termo “Qualidade da correspondência de DNA”.

Contactando outros usuários
A maior ação que pode ser feita após a descoberta destas coincidências é entrar em contato com seus DNA Matches, ou seja, entrar em contato com as pessoas que podem ter coincidências interessantes. Nós recomendamos que vocês entrem em contato um com o outro e que tentem trocar informações sobre o grau de parentesco de vocês. Caso o seu DNA Match seja um usuário do MyHeritage, você pode entrar em contato com ele, ou ela, também via MyHeritage (o email não será revelado para você). Por outro lado, caso a coincidência seja com um indivíduo, cujo DNA tenha sido carregado por um outro usuário do MyHeritage, você poderá entrar em contato com esta pessoa, ou seja, com o gerenciador do DNA familiar. Assim, por vezes, você receberá a opção de entrar em contato com a pessoa com quem você tem uma coincidência, em outras, com a pessoa que gerencia aquele DNA. Esta escolha é muito útil no caso do DNA pertencer a alguém já falecido e o DNA dele ser gerenciado por um parente seu, ou caso você esteja tentando entrar em contato com alguém que não está respondendo. Mais opções de conexão aumentam a sua chance de fazer contato.

Visualizando detalhes da árvore genealógica
O grande forte do MyHeritage está nas suas árvores genealógicas. Atualmente, são mais de 35 milhões de árvores no MyHeritage, contendo mais de 2 bilhões de pessoas, de todos os cantos do mundo. Isto significa que, quando você tem uma coincidência de DNA no MyHeritage, eles quase sempre terão uma árvore (a probabilidade é superior a 95%) e você poderá visualizar a árvore genealógica correspondente, para verificar se a coincidência é realmente de algum parente seu e, também, o grau de relacionamento. Este é um benefício único do DNA Matching do MyHeritage. Graças a ele, além de poder verificar as coincidências de DNA, você ainda leva de bônus a chance de visualizar as árvores genealógicas, uma vez que o MyHeritage permite que você visualize as árvores, com as quais você compartilha coincidências genéticas. Claro, que árvores que  foram marcadas como privadas não poderão ser visualizadas, no entanto, nestes casos, você pode entrar em contato com o gerente do site em questão e pedir acesso. Ao visualizar uma outra árvore, as informações sobre as pessoas vivas serão escondidas, para proteger a privacidade das pessoas em questão, com exceção da pessoa com a qual você compartilha uma coincidência de DNA, para contextualização. Por exemplo, você recebe uma coincidência de DNA com alguém chamado João Delgado, de Portugal. Você, até agora, nunca tinha ouvido falar do João, mas o MyHeritage lhe informa que você é possivelmente primo de terceiro grau de João (o que significa que vocês têm um trisavô em comum). Você então visualiza a árvore genealógica dele (gerenciada pela sua tia Sara) e descobre que vocês realmente têm um trisavô em comum – Ricardo Lemos, que você reconhece de sua própria árvore, ou seja, vocês são de fato primos de terceiro grau. Com isso, você pode entrar em contato com o João para checar se ele tem mais informações sobre o antepassado em comum, e também presenteá-lo com informações que você tem sobre a família.

Se a sua árvore e a árvore genealógica do seu DNA Match tiverem Smart Matches também (ou seja pessoas que parecem ser coincidentes nas duas árvores, baseadas nas informações fornecidas nas árvores coincidentes), isto também será indicado na página de DNA. Estas coincidências de DNA são especialmente úteis e devem ser checadas, pois o DNA estará comprovando um parentesco, que se especulava ser real, devido a nomes e datas fornecidos no site de família. Num futuro próximo, nós também exibiremos sobrenomes e localidades que estão presentes em ambas as árvores, a sua e aquela com a qual você compartilha uma coincidência. Então, se os seus antepassados vieram do México e você recebeu uma coincidência de DNA de alguém da Rússia, que parecia ser irrelevante, e você descobre que os antepassados dele também vieram do México, esta conexão com o México será destacada, para que você possa checar as informações e evite perder um contato que pode, sim, ser interessante.

Acessando suas coincidências de DNA
Você tem acesso a todas as duas DNA Matches através da aba das Descobertas.

A página lista você mesmo (ou a pessoa cujo DNA você esteja gerenciando) diretamente no topo, seguido por todas as coincidências de DNA, organizadas de acordo com a quantidade de DNA compartilhado.

Configurações de DNA

Receber coincidências de DNA Matches para fazer descobertas é a maior vantagem para aqueles que carregam seus dados de DNA no site do MyHeritage. Porém, caso você não queira receber coincidências de DNA, você pode desativar a função. Para isso clique em no seu nome, no canto superior direito da página > Minha Privacidade. Nas Configurações de DNA se você desativar a opção “Permitir Coincidências de DNA no MyHeritage”, nenhuma pessoa receberá matches de DNA com você. Além disso, ao desativar esta função, você também não receberá mais coincidências de DNA. Somente a pessoa que carregou as informações de DNA no site, terão controle sobre as configurações de DNA para aqueles dados carregados.

Notificação por email
Caso você tenha carregado seus dados de DNA no MyHeritage, nós iremos, de tempos em tempos, enviar um email com as melhores coincidências de DNA que encontramos para você. O email não irá incluir falsos positivos, para que você não perca tempo com eles, assim, somente matches com um grau significativo de DNA compartilhado serão integradas ao email. Caso você esteja gerenciando testes de DNA de múltiplas pessoas nós enviaremos somente um email, com as melhores coincidências de DNA para cada teste que você gerencia, para não lotarmos a sua caixa de entrada.

Transferindo o teste de DNA para outra pessoa
Caso você note que carregou as informações de DNA em um perfil errado da sua árvore genealógica, você não precisa deletar. Nós adicionaremos em breve a opção para mover os dados de DNA de uma pessoa e transferi-los para uma outra.

Resumo
Nós gostaríamos de agradecer a todos vocês que já subiram os dados de DNA para o site do MyHeritage pela paciência, enquanto nós acabávamos de implementar esta função. Agora ela está pronta e esperamos que vocês se alegrem ao checar os resultados e que descubram informações novas, que irão enriquecer a sua história familiar. Lembrem-se que muitos testes de DNA continuam sendo adicionados ao site constantemente, de forma que mesmo que você ainda não tenha bons resultados hoje, você provavelmente irá recebê-los no futuro. No momento, nós ainda não processamos as informações de DNA de 4 mil membros que carregaram os seus dados de DNA na semana passada e estes testes de DNA serão comparados a todos os outros nos próximos dias.

Nosso DNA Matching ainda está na fase beta e possivelmente teremos que ligar com alguns bugs e erros. Por favor informe-nos sobre estes erros. Como sempre, estaremos trabalhando dia e noite para arrumá-los, para melhorar as coincidências de DNA e adicionar novas funções bacanas. Por exemplo, estamos montando um relatório de etnias fantástico, que será adicionado ao site em breve e que será gratuito para todos aqueles que já subiram seus dados de DNA, ou para aqueles que o façam agora. Se você já fez um teste de DNA e não subiu os resultados para o site  do MyHeritage ainda, não perca tempo! Siga as instruções super fáceis de seguir para fazer o upload dos seus dados de DNA hoje mesmo. Temos muitas funções relacionadas aos testes de DNA para lançarmos aqui no site do MyHeritage muito em breve.

Nós vamos adorar ouvir suas histórias de sucesso, em que parentes foram localizados graças ao DNA Matching do MyHeritage, ou qualquer outro feedback em relação às nossas funções. Envie seus comentários diretamente para support@myheritage.com.

Divirta-se!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Devair Guimarães de OLiveira


    setembro 18, 2016

    Olá gostaria muito de receber ajuda, quero resgatar as informações de meus bisavós, que não conheci, aliás não conheci nenhum de meus avós, mas estou perdido e não sei como conseguir isso. Por favor alguém poderia fazer esta gentileza me dando orientação como conseguir.
    Meu nome Devair Guimarães de Oliveira
    Meus pais José Guimarães de Oliveira e Rita Maria de Oliveira
    Meus avô Eduardo Duque de Oliveira
    Meus bisavós paterno João Antonio Duque e Maria Antonio Duque

    Desde já agradeço,

    Devair Guimarães de OLiveira
    contato@jm1.com.br Zap (33)98887-8409

  • Maria Zanirato Gomes


    setembro 19, 2016

    Bom dia!

    Gostaria de conseguir cidadania italiana e meus bisavós casaram-se no Brasil e tenho a certidão de casamento deles. Na certidão consta que nasceram na Itália mas não diz a cidade. Esta está sendo minha dificuldade. Que devo fazer?

    Muito obrigada

  • Nuno Vieira


    setembro 19, 2016

    Eu não fiz qq teste DNA mas estou a considerar fazê-lo.
    Por favor, enviem-me instruções como fazê-lo
    Cumprimentos
    Nuno Vieira

    • Karen


      setembro 20, 2016

      Olá Nuno, você já conhece a nossa página falando sobre o assunto? Lá explicamos melhor como funcionam os vários tipos de teste: https://www.myheritage.com.br/dna-tests

  • manuel zagala ferreira


    setembro 19, 2016

    não conheci os meus avós maternos e paternos nem a família dos meus visavós nem a origem deles?

  • Alberto marinho leite


    setembro 23, 2016

    Têm de ser um pouco mais sintéticos na exposição.
    Não li tudo mas presumo que isto só funciona para quem fez testes de ADN

  • Inacio Steinhardt


    outubro 10, 2016

    A minha página NÃO TEM botão de DNA. Que devo fazer?

  • ANTONIO BEDIN


    outubro 10, 2016

    Vamos ver se encontro parentes de meus trisavos na Itália.

  • ANTONIO BEDIN


    outubro 10, 2016

    É bom encontrar parentes.

  • Antonio Accurso Netto


    outubro 10, 2016

    Olá, Karen.
    Eu entrei no My Heritage e fiz uma arvore genealógica, porem devo ter cometido algum erro, pois o site indica que o responsável por ela é meu pai; já tentei acertar o erro, mas não consegui e passar a responsabilidade para meu nome, será que poderá me ajudar?
    Outra coisa, só tenho informação até meus avós, mas os pais deles e família não sei seus nomes, só que são todos italianos.
    Agradeço a sua informação sobre esses problemas.

  • manuel zagala ferreira


    outubro 10, 2016

    quem são os avós dos meus pais

  • welington alex levada


    outubro 10, 2016

    Alguem do sobrenome LEVADA originário de treviso Italia ????

  • Sônia maria da costa


    outubro 10, 2016

    Teste de DNA e’pela saliva.Como vocês fazem ,em que laboratório.

  • Tânia Carlos Lopes


    outubro 11, 2016

    Bem, o meu caso é difícil. Não conhece meu pai biológico nem ninguém da família do mesmo, e só fiquei sabendo o nome dele por acaso, quando precisei da certidão de batismo. quando fui buscá-la na igreja onde fui batizada para minha surpresa lá estava há o nome do pai. Porém na minha certidão de casamento, … documentos, só consta o nome da minha mãe… Não tenho nenhuma foto dele ou de familiares do mesmo. A única coisa que sei é o nome: Sanio Sampaio, e que por volta de 1955 trabalhava como médico no atual Hospital Universitário Antônio Pedro, que na época este hospital pertencia a prefeitura da minha cidade, Niteroi- Rio de Janeiro – Brasil… Quando tinha 12 anos fiquei sabendo por uma vizinha que o meu pai era um médico… Fiquei tão chocada que não tive coragem de contar pra ninguém… Só mais tarde confirmei com a minha que a informação procedia… Então comecei a procurar, mas até hoje nada.. Gostaria de saber se adiantaria fazer um teste de DNA?