MyHeritage reúne uma sobrevivente do Holocausto de 93 anos com seus parentes

Comentários1

Nata Gattegno, uma sobrevivente do Holocausto, proveniente da Ilha de Corfu, na Grécia, infelizmente nunca teve a chance de ter filhos. Foi uma horrível consequência das crueldades que lhe foram impostas durante a Segunda Guerra Mundial, passada em parte no campo de concentração de Auschwitz… Embora ela pensasse que estivesse completamente sozinha no mundo, uma pesquisa feita pela equipe do MyHeritage acabou revelando que ela ainda tinha primos. Ela não fazia ideia que estes primos existiam.

Vejam o vídeo abaixo. Ele é verdadeiramente emocionante e mostra o reencontro dos primos, que aconteceu há pouco tempo. O vídeo é em hebraico, com legendas em inglês, mas penso que mesmo aqueles que não dominem o inglês vão se emocionar com as imagens.

A nossa pesquisa da comunidade judaica de Corfu, começou na ilha de Ereikoussa. Foi lá que MyHeritage reuniu os descendentes de duas famílias: de uma lado, uma família judia, que se escondeu na ilha durante a Segunda Guerra, e de outros, moradores corajosos da ilha, que salvaram a vida daquelas pessoas.

Durante a nossa pesquisa, acabamos nos deparando com várias outras histórias de superação e reencontros. Assim, decidimos que iríamos pesquisar estas histórias paralelas, juntamente com a história de Ereikoussa, pois receávamos que ninguém o faria, se nós não o fizéssemos. Construímos então a árvore genealógica da comunidade judia de Corfu, com aproximadamente 3 mil pessoas. Foi nesta árvore que encontramos os parentes de Nata. Entramos então em contato com a família e compartilhamos os resultados que encontramos. Nada nem conseguia acreditar que ela ainda tinha parentes vivos. Eles foram todos até a casa dela, para que todos pudessem se conhecer.

“Foi bom demais descobrir que não estou sozinha”, comentou Nata. “Foi uma surpresa incrível e todos são muito bem-vindos aqui em casa”.

Durante a reunião, nós levamos de presente um gráfico solar – nosso novo e belo tipo de pôster, recém lançado. O pôster da família de Nata tem 900 pessoas e mede 2 metros de comprimento. E foi muito especial para a família, cada uma das pessoas presente teve a chance de se identificar no gráfico.

Temos muito orgulho de podermos ter feito parte desta reunião tão especial!

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Jhonatas Augusto Duarte


    agosto 3, 2016

    Emocionante! Por favor, traduzam as legendas para o português eu quero compartilhar com todos os meus amigos mas nem todos falam inglês.