A vida antes da internet

Comentários4

Como era a vida antes da Internet?

Você se lembra? Talvez uma das diferenças era a de que as pessoas pareciam ter mais tempo. Será que só eu que acho que os dias eram mais longos e que nós tínhamos mais tempo para a família? Pode ser que eu esteja exagerando um pouquinho, mas é a impressão que tenho. Claro está que os dias também não tinham mais do que 24 horas, mas o que eu sei com certeza é que não tinhamos tantas distrações.

Também penso que nós seremos a última geração de pessoas que poderão dizer “como era a vida antes da internet”. Claro que ela também trouxe muita coisa boa. Agora posso estar em contato quase real com a minha família, embora moramos tão longe uns dos outros. Também podemos consultar o Dr. Google a todo instante, sempre que surge uma dúvida.

No  campo da genealogia não é diferente. Antigamente, precisávamos viajar centenas ou milhares de quilômetros para podermos chegar às fontes de pesquisa. Ou então a alternativa era escrever cartas, telefonar com os responsáveis pelos arquivos, ou visitar arquivos, bibliotecas, museus e outros salões “empoeirados”, visualizando micro-filmes e livros após livros, para encontrarmos os nossos antepassados. Mas com a chegada da internet as coisas se tornaram muito mais fáceis. MyHeritage e outros sites fazem uma parte grande do trabalho para você e ainda permitem que você possa pesquisar bilhões de registros históricos, do conforto do seu lar.

Você ainda se lembra dos primeiros dias da internet? Meu pai sempre adorou avanços tecnológicos. Ainda me lembro como fui a primeira pessoa da família, ou do meu círculo de amigos, a ter um computador em casa. Acho que este amor pela tecnologia foi passado adiante e minha irmã acabou cursando ciências da computação. Com isso, novamente, continuamos com a tradição de acompanhar as novidades tecnológicas e quando a internet chegou até nossa casa, não conhecíamos ninguém que também a usasse.

Ainda me lembro tão bem daquele barulhinho de conexão! Quem não se lembra mais clica aqui. Também me lembro das brigas, hehehe. Ou se usava a internet, ou se usava o telefone. Não dava para se fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A conexão era muito lenta e ruim, se chovia então… Nada mais funcionava. Mas não existia internet de outra forma, então tudo bem.

E você, também tem lembranças desta época? Como a sua vida mudou com o advento da internet?

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Paula Ferreira


    setembro 19, 2016

    Lembro sim daquele ruído da ligação, mas achei muita piada ouvir de novo. Também me lembro da vida antes de existir a Internet. Era melhor? Era pior? Não sei… Não tenho dúvidas das vantagens da Internet sobretudo no âmbito do conhecimento e das comunicações. No entanto, roubou-nos muito tempo do contacto humano e social e pelo menos em termos de comunicações a vantagem foi muito mais quantitativa do que qualitativa, na razão inversa.

  • Elisabete Mayer Pontes


    outubro 10, 2016

    Lembro muito das minhas filhas, Thaisa e Larissa – que eram adolescentes naquela época. Era uma complicação conseguir linha, e mais ainda, inicia-se toda discussão da educação versus acesso à internet. O Orkut… Os telefones celulares e os altos custos das chamadas.
    Com relação às pesquisas e a genealogia no entanto, a internet foi fundamental, pois conseguimos tantas informações e fotos/informações, que jamais teríamos caso a tecnologia não estivesse tão avançada.
    Como tudo na vida, cabe a cada um de nós, tentar equilibrar a vida, aproveitando o tempo que ganhamos com o acesso à tecnologia, aproveitando mais a vida com nossos filhos, esposo e esposa, com nossos amigos. E alias, tenho uma filha que mora em Berlim desde abril de 2016. Foi por isto que iniciei meus estudos neste site… o que seria de nós se não fosse a tecnologia!!!

  • Matheus Reis Ferreira


    outubro 10, 2016

    Concordo com a Paula na parte social ela distanciou as pessoas ao invés de uní-las. Eu lembro que eu e meus amigos brincávamos na rua de várias brincadeiras que hoje se não tomarmos cuidado estarão extintas daqui alguns anos como mãe-da-rua, elefantinho colorido, rouba-bandeira, pique-esconde, pega-pega, golzinho etc.
    Lembro-me de ir muito a bibliotecas fazer pesquisas nos livros para trabalhos de escola. Hoje se acha tudo na internet.

  • Pedro Lopes


    outubro 10, 2016

    Lembro-me do primeiro computador instalado, em São Paulo, e que prestava serviços de bireau, ou seja o tempo vazio de uso do computador, a empresa prestava serviços a terceiros, quando fui visitar o computador era uma sala imensa onde estava instalado o computador, fiquei impressionado, quando o cartão de ponto era marcado (quando estava sendo construido Itaipu, o ponto aparecia no cartão de ponto aqui, na epoca achei aquilo fantastico. o equipamento tinha mais ou menos 3 a 4 metros de largura por 2,60 +ou- de altura. []´s Plo