Lembro muito das minhas filhas, Thaisa e Larissa – que eram adolescentes naquela época. Era uma complicação conseguir linha, e mais ainda, inicia-se toda discussão da educação versus acesso à internet. O Orkut… Os telefones celulares e os altos custos das chamadas.
Com relação às pesquisas e a genealogia no entanto, a internet foi fundamental, pois conseguimos tantas informações e fotos/informações, que jamais teríamos caso a tecnologia não estivesse tão avançada.
Como tudo na vida, cabe a cada um de nós, tentar equilibrar a vida, aproveitando o tempo que ganhamos com o acesso à tecnologia, aproveitando mais a vida com nossos filhos, esposo e esposa, com nossos amigos. E alias, tenho uma filha que mora em Berlim desde abril de 2016. Foi por isto que iniciei meus estudos neste site… o que seria de nós se não fosse a tecnologia!!!


A vida antes da internet
- por Karen ·
- agosto 28, 2016
- · História
Como era a vida antes da Internet?
Você se lembra? Talvez uma das diferenças era a de que as pessoas pareciam ter mais tempo. Será que só eu que acho que os dias eram mais longos e que nós tínhamos mais tempo para a família? Pode ser que eu esteja exagerando um pouquinho, mas é a impressão que tenho. Claro está que os dias também não tinham mais do que 24 horas, mas o que eu sei com certeza é que não tinhamos tantas distrações.
Também penso que nós seremos a última geração de pessoas que poderão dizer “como era a vida antes da internet”. Claro que ela também trouxe muita coisa boa. Agora posso estar em contato quase real com a minha família, embora moramos tão longe uns dos outros. Também podemos consultar o Dr. Google a todo instante, sempre que surge uma dúvida.
No campo da genealogia não é diferente. Antigamente, precisávamos viajar centenas ou milhares de quilômetros para podermos chegar às fontes de pesquisa. Ou então a alternativa era escrever cartas, telefonar com os responsáveis pelos arquivos, ou visitar arquivos, bibliotecas, museus e outros salões “empoeirados”, visualizando micro-filmes e livros após livros, para encontrarmos os nossos antepassados. Mas com a chegada da internet as coisas se tornaram muito mais fáceis. MyHeritage e outros sites fazem uma parte grande do trabalho para você e ainda permitem que você possa pesquisar bilhões de registros históricos, do conforto do seu lar.
Você ainda se lembra dos primeiros dias da internet? Meu pai sempre adorou avanços tecnológicos. Ainda me lembro como fui a primeira pessoa da família, ou do meu círculo de amigos, a ter um computador em casa. Acho que este amor pela tecnologia foi passado adiante e minha irmã acabou cursando ciências da computação. Com isso, novamente, continuamos com a tradição de acompanhar as novidades tecnológicas e quando a internet chegou até nossa casa, não conhecíamos ninguém que também a usasse.
Ainda me lembro tão bem daquele barulhinho de conexão! Quem não se lembra mais clica aqui. Também me lembro das brigas, hehehe. Ou se usava a internet, ou se usava o telefone. Não dava para se fazer as duas coisas ao mesmo tempo. A conexão era muito lenta e ruim, se chovia então… Nada mais funcionava. Mas não existia internet de outra forma, então tudo bem.
E você, também tem lembranças desta época? Como a sua vida mudou com o advento da internet?
Mais de História

Pesquisa genealógica afro-americana: quatro elementos importantes
Nos Estados Unidos, comemora-se durante o mês de fevereiro o Mês Da História Negra. Convidamos Carolyn Tolman, do Legacy Tree Genealogists, para falar mais sobre a pesquisa genealógica afro-americana, para nos contar um pouco mais sobre como fazer este tipo de pesquisa. Esperamos que seja...

Nosso CEO, Gilad Japhet, conta histórias da seus familiares, vítimas do Holocausto
O CEO e fundador de MyHeritage, Gilad Japhet, contou a sua própria história em homenagem ao Dia Internacional da Memória do Holocausto, relembrando de seus antepassados, que foram vítimas de um dos momentos mais trágicos da história da humanidade. Leia a história abaixo. “Ano...

A criação da Europa: 5 acontecimentos importantes
Este artigo foi escrito por Andrew Koch, editor e produtor de conteúdo para a FamilyTreeMagazine.com. Para além da versão impressa e digital da revista Family Tree Magazine, Andrew e sua equipe de editores publicam livros sobre a prática de pesquisa genealógica, webinares e cursos online...
Paula Ferreira
setembro 19, 2016
Lembro sim daquele ruído da ligação, mas achei muita piada ouvir de novo. Também me lembro da vida antes de existir a Internet. Era melhor? Era pior? Não sei… Não tenho dúvidas das vantagens da Internet sobretudo no âmbito do conhecimento e das comunicações. No entanto, roubou-nos muito tempo do contacto humano e social e pelo menos em termos de comunicações a vantagem foi muito mais quantitativa do que qualitativa, na razão inversa.