Novo: Gráfico solar

Comentários23

Gráficos da árvore genealógica são uma maneira excelente de compartilhar a sua pesquisa com a sua família e de dar mais vida ao seu passado. MyHeritage oferece uma ampla seleção de gráficos e livros, que podem ser criados gratuitamente, no seu site de família, em poucos cliques.

Hoje estamos lançando mais um tipo de gráfico, o gráfico solar. Esta é uma forma inovadora de visualização dos descendentes, em uma árvore genealógica.

Este tipo de gráfico é chamado de “solar” pelo fato do antepassado principal (que é selecionado pelo próprio usuário) estar localizado no centro do mesmo, com as várias gerações de descendentes formando círculos  concêntricos, ao seu redor. Este gráfico pode ser classificado como gráfico em leque de descendentes, mas ele é especial por mostrar fotos e não ter um limite de gerações. O seu design privilegiado faz com que ele seja o mais eficiente em termos de aproveitamento de espaço, tendo a vantagem de ser muito fácil de entender. Você tem algum evento familiar se aproximando? Então aproveite a chance para levar o seu gráfico solar (ou vários, um para cada ramo familiar) e você só ouvirá vários “ohs” e “uaus”. O sucesso é garantido!

O gráfico acima foi preparado pelo CEO e fundador de MyHeritage Gilad Japhet, para o seu ramo paterno direto (Japhet/Pat), exibindo os descendentes do seu trisavô. Clique aqui para visualizar a versão em PDF completa, do gráfico de Gilad. Veja que as pessoas vivas são exibidas somente com os seus sobrenomes e iniciais do primeiro nome, para preservar a sua privacidade (esta é uma das configurações possíveis, dentre as várias opções do usuário).

O desafio
Fãs da genealogia estão sempre buscando o gráfico ideal, para levar em eventos familiares e outras reuniões de parentes. Porém, um gráfico de descendentes mais comum, seja ele horizontal ou vertical, pode se tornar simplesmente grande mais, ou seja, nada prático para ser levado para um evento, ou mesmo para pendurar na parede (a não ser que você seja dono de uma mansão)… Gráficos em forma de leque costumavam ser uma das opções favoritas, no entanto, até agora, também tinha as suas limitações, já que havia um limite do número de gerações e não incluíam fotos.

O nascer dos gráficos solares
O gráfico solar foi concebido para ilustrar o maior número de descendentes, no menor espaço possível. Gráficos que incluem centenas, ou mesmo milhares de pessoas, podem ser preparados neste formato circular, compacto, e depois serem devidamente pendurados na parede. Este gráfico também tem a vantagem de incluir fotos em alta resolução, o único gráfico em forma de leque com esta opção, no mercado. Este modelo único de gráfico só pode ser encontrado no MyHeritage – ninguém mais pode criar um desses pra você.

Além do mais, nós desenvolvemos um algoritmo para comprimir ainda mais o gráfico solar. Ele calcula a posição exata de cada indivíduo, para produzir o menor gráfico possível, enquanto gira os anéis minimamente, para que os descendentes sejam exibidos o mais perto possível de seus pais. E tudo isto pode ser feito, mesmo mantendo-se uma claridade em altos níveis de compactação, com a vantagem da compactação ser gerenciada pelo usuário.

Inspiração
O design do gráfico solar foi inspirado pelo formato de árvore genealógica, com o qual a equipe MyHeritage se deparou algumas vezes, ao pesquisar de forma voluntária a comunidade judaica de Corfu, na Grécia.  O modelo de gráfico que encontramos vinha sendo usado há séculos, pela comunidade da ilha. Nossos pesquisadores logo perceberam as vantagens únicas deste tipo de gráfico. A genialidade do mesmo reside na maneira em que segmentos diferentes (graus variáveis) são alocados para cada pessoa, dependendo do número de descendentes que ele ou ela tem, e na maneira simples e eficiente com que ele pode ser aumentado, conforme mais membros da família vão nascendo.

Recentemente, MyHeritage exibiu o gráfico solar durante a reunião de Nata Gattegno, uma sobrevivente do Holocausto, de 93 anos, e nativa da ilha de Corfu, e seus parentes. Embora ela pensasse que estava sozinha no mundo, nossa pesquisa encontrou primos de Nata, com os quais ela não tinha contato há muito tempo, ou nem sabia que existiam! O vídeo (em inglês) a seguir é um exemplo excelente do tipo de impacto que este gráfico pode causar, após a sua impressão. O gráfico solar faz a sua aparição aos 3:10 minutos do vídeo e mostra cerca de 900 pessoas.

O gráfico solar é gratuito e todos usuários de MyHeritage já podem começar a criar o seu.

Como criar um gráfico solar
No seu site de família, em MyHeritage, na aba “Árvore”, clique na opção “Árvore genealógica”, “Imprimir gráficos e livros” e, depois, em “Gráfico solar”.

Na parte “Personalizar o gráfico”, escolha quem deverá ser o antepassado central do gráfico, dê um nome a ele, e decida quantas gerações deverão ser exibidas (o padrão pré definido é de todas as gerações). Nas configurações, selecione também os fatos que deverão ser mostrados (nenhum, anos de nascimento e falecimento ou datas completas de nascimento e falecimento). Se o antepassado central tiver tido mais de uma esposa, escolha qual deverá ser escolhida para o gráfico.

Clique em “Visualizar gráfico” no final da página, para a pré-visualização. Uma outra novidade com este gráfico é que ele será criado de forma muito rápida. Você poderá então continuar a trabalhar no gráfico e deixá-lo do jeito que você quer, antes de gerar o PDF final. Na página de visualização, você poderá dar zoom, editar as configurações, usando os controles localizados no campo superior direito.

Nas “Configurações”, você poderá alterar todos os aspectos do gráfico e já visualizar as alterações. Aqui você poderá modificar outras configurações, como o tamanho da fonte e o das fotos (o padrão pré-definido é grande, para ambos recursos), o grau de compactação do gráfico e se você gostaria de incluir os cônjuges (se não quiser, somente serão exibidos os parentes de sangue).

As configurações de compactação do gráfico permitem que você controle a sintonia entre compactação e claridade. Gráficos menos compactos podem até ser entendidos mais facilmente, mas irão exigir um tamanho maior para a impressão. Gráficos extremamente compactados irão gerar gráficos muito pequenos, mas tenha em mente que um gráfico assim poderá ser mais difícil de ler, uma vez que os filhos talvez sejam exibidos um pouco mais longe de seus pais.

Quando você estiver satisfeito com o seu gráfico, clique em “Gerar gráfico” e aguarde, enquanto preparamos o arquivo em PDF para você. Você poderá fazer o download do mesmo em seu computador, ainda que ele também seja enviado automaticamente para o seu email. Você poderá então imprimi-lo em casa, levá-lo para ser impresso em uma gráfica especializada, ou ainda enviar o gráfico por email para seus parentes. Nós também oferecemos um serviço de impressão de pôster – você faz o pedido de impressão e ele será enviado pelo correio, para qualquer lugar do planeta. Nós oferecemos vários tipos de papéis (incluindo papel fotográfico profissional, brilhante, fosco, vinil e canvas) com um tamanho a partir de 107 cm.

Dicas

  • Inclua o máximo de fotos que você puder, na sua árvore genealógica. Isto irá ajudar a dar mais vida à sua árvore genealógica, uma vez que mais fotos tornarão o gráfico solar ainda mais atraente.
  • Novo em MyHeritage? Faça o cadastro no nosso site e carregue o arquivo em GEDCOM da sua árvore, para que você possa começar a criar o seu gráfico no mesmo instante.

Resumo

Os gráficos solares são mais um exemplo do lema de MyHeritage de estar sempre a inovar e fazer a tecnologia e genealogia caminharem de mãos dadas. Isto até mesmo em áreas, onde se poderia pensar que não existe mais espaço para inovação. Gráficos de árvore genealógica vêm sido usados há séculos, sem muitas mudanças e melhorias – até agora. Aqui, nós combinamos nossa tecnologia de ponta com a sabedoria de uma tradição que vem sendo passada de geração para geração, para que possamos trazer aos nossos usuários melhorias na sua busca pela história familiar.

Esperamos que você goste de criar um gráfico solar para a sua família!

Compartilhe conosco as suas histórias após criar um gráfico solar para a sua família, através do email: brasil@myheritage.com.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado

  • Arnaldo Muniz


    junho 16, 2016

    Genial

  • Luciano Evaristo Guerche


    junho 20, 2016

    Este gráfico está disponível no Family Tree Builder também?

    • Karen


      junho 21, 2016

      Olá Luciano, não, somente no site de família online.

  • Carlos Roberto Mendes


    julho 7, 2016

    Karen, you are so beautifull…

  • Carmen Lucia Matta


    julho 7, 2016

    Nossa adorei,vou tentar montar meu grafico solar.

  • irene ko freitag costa


    julho 7, 2016

    Maravilha.

  • irene ko freitag costa


    julho 7, 2016

    Sou fã deste site

  • Hermes Almeida


    julho 8, 2016

    Tudo modificou para melhor

  • Valdomiro Araujo.


    julho 9, 2016

    Quê legal, muito bom.

  • João Batista


    julho 10, 2016

    Achei este gráfico muito bom e fácil de visualizar.

  • Artur de Souza Maciel


    julho 10, 2016

    Olá! Tenho / tive assinatura gratuita e paga no My Heritage por muitos anos seguidos. No site pago, infelizmente não estou podendo continuar. Pretendo manter o site grátis que estou dificuldade em acessar.

    • Karen


      julho 12, 2016

      Olá Artur, sem problemas, você pode continuar na versão gratuita também. Que tipo de dificuldades você está encontrando? Você já entrou em contato com o nosso suporte? Escreva pra eles: support@myheritage.com

  • Edmundo Dias da Silva


    julho 10, 2016

    Eu estou em uma arvore criada pelo meu cunhado, e gostaria de criar a minha própria arvore, como posso fazer para sair da arvore do meu cunhado.

    • Karen


      julho 12, 2016

      Oi Edmundo, você pode facilmente começar a sua própria árvore fazendo registro no site http://www.myheritage.com.br. Se quiser aproveitar a árvore do seu cunhado para começar a sua, peça que ele lhe envie um arquivo GEDCOM da mesma, assim você já tem um ponto de partida. Se quiser também sair da árvore dele, peça a ele que o remova da sua árvore. Em caso de mais dúvidas, escreva para o nosso suporte: support@myheritage.com

  • Ritinha fa Veiga Jardim


    julho 11, 2016

    Parece ser interessante. Mas, como fazer a fim de criar o gráfico, se não souber os nomes de todos da família (anscedentes e descendentes?) É as fotos?

    • Karen


      julho 12, 2016

      Olá Rita, você inclui no seu gráfico as pessoas que souber/quiser. Claro que com mais nomes e mais fotos o gráfico ficará muito mais interessante!

  • Danilo Barbosa


    julho 12, 2016

    Muito bom, vou montar o da minha familia agora mesmo.

  • Sirlei


    julho 24, 2016

    Ola sempre tive uriosidade em saber ma dos meus ancestrais gostaria de saber como formar a minha arvore biológica?

  • Sirlei


    julho 24, 2016

    Ola sempre tive curiosidade em saber ma dos meus ancestrais gostaria de saber como formar a minha arvore biológica?

  • Alice Battistin


    agosto 15, 2016

    Esta nova maneira de mostrar a genealogia da família é sensacional, pois a visualização é bem nítida e facilita a montagem em painel numa apresentação.