Conhecendo nossa equipe: Maor e Maayan Cohen

Comentários0

Alguns visitantes do nosso escritório às vezes têm que olhar duas vezes para ter certeza que eles não estão vendo dobrado, quando eles passam pelas salas dos nossos desenvolvedores. As salas de dois irmãos gêmeos estão a poucos metros uma da outra. Maor e Maayan juram que não são gêmeos idênticos, mas esta não é a impressão que temos ao olhar para os dois irmãos.

Maor foi o primeiro a passar por uma entrevista de seleção no MyHeritage, em dezembro de 2011. Porém, quem entrou para a empresa primeiro foi seu irmão Maayan. O que aconteceu é que Maor ainda estava trabalhando em uma outra firma e ele recomendou seu irmão para a vaga: “Eu falei na entrevista: eu tenho um irmão bastante parecido comigo e muito talentoso, que seria ideal para a vaga”, relembra.

Assim, Maayan foi fazer uma entrevista no nosso antigo escritório, localizado numa vilazinha bucólica em Bnei Atarot e foi amor à primeira vista: “Desde o momento em que fiz a primeira entrevista eu já me senti em casa. Eu comecei a trabalhar para o MyHeritage e logo percebi que seria só uma questão de tempo até que eu conseguisse convencer o Maor a juntar-se à equipe”.

Maor confirma: “De tanto eu ouvir meu irmão dizer que maravilha que era trabalhar para o MyHeritage, ele me convenceu. Três meses depois eu estava trabalhando aqui também”.

Esta não é a primeira vez que os gêmeos trabalham juntos. Na verdade, esta já é a terceira vez. Logo depois de terminarem a faculdade, os dois irmãos começaram seu próprio negócio. E depois disso eles foram seguindo um, o outro, emprego após emprego.

“Existem dias em que eu chego e saio do escritório e nem vejo meu irmão”, comenta Maor. “Mas é bacana saber que meu irmão está por perto e que tem alguém da minha família trabalhando ali do lado, se eu precisar conversar com alguém. E o melhor de tudo é saber que aqui no MyHeritage todo mundo parece ser da família”.

Maayan é o chefe da equipe web, do MyHeritage. Ele tem uma formação acadêmica tanto na área de design, quanto de usibilidade, para além da computação. Ele trabalha na área de front-end, de muitas das nossas funções mais queridas pelos usuários, como os Smart Matches™, Record Matches e extração de informações. Há dois anos, Maayan lidera a equipe de desenvolvimento da página e a sua equipe é responsável pelas Instant Discoveries™, a nova página web, o Discovery Hub e muitas outras funções.

Já Maor é membro sênior da equipe de back-end. Ele é parte muito importante da implementação de projetos muito especiais para os nossos usuários, como a introdução das Record Matches para as árvores do Geni, a exibição de informações que podem ser adicionadas à árvore provenientes de registros do MyHeritage e a API FamilyGraph, que permite que nossos parceiros e o MyHeritage possam compartilhar informações genealógicas. A infraestrutura construída por Maor, que permite a atualização de informações através do API (adicionando indivíduos, fotos, eventos, etc), foi um passo muito importante para que pudéssemos adicionar ferramentas de edição ao nosso aplicativo móvel.

“Nós realmente nos complementamos”, diz Maor. “Nossos pontos fortes individuais são complementares. Eu fico mais do lado do servidor e não tenho uma veia criativa. Para isso, eu sempre corro para o Maayan”.

Os gêmeos sempre foram loucos por computadores. Eles ganharam seu primeiro computador aos 6 anos e nunca mais deixaram de ter um. Mais tarde, quando eles começaram a programar, eles fizeram de tudo para aprender mais e mais.

“É uma pena que o nosso jeito com os computadores não esteja no sangue da família toda”, brinca Maayan, “se estivesse, traríamos ainda mais pessoas da família para trabalhar no MyHeritage.”

Mais o que a genética familiar produz com certeza é o número de gêmeos. Além de Maor e Maayan ainda existem outros quatro pares de gêmeos na família Cohen. Maor também tem filhas gêmeas. “Para nós, é como ter um irmão super próximo”, conta Maor. “Nós sempre nos demos bem. Raramente brigamos. Mas apesar de sermos próximos, nós sempre soubemos claramente que cada um tem o seu lugar, com amigos próprios”.

Maayan concorda: “É bastante natural pra gente o fato de trabalharmos juntos. Quando éramos crianças nós até escolhemos ficar no mesmo quarto, em vez de ficarmos em quartos separados”.

Já em termos de genealogia, Maayan criou sua árvore genealógica antes mesmo de começar a trabalhar no MyHeritage. Mas quando ele começou a trabalhar aqui sua árvore era bastante pequena. Mas depois de dois anos e meio trabalhando na empresa, sua sobrinha pediu sua ajuda num projeto escolar. Maayan decidiu então começar a editar algumas informações que ele já sabia e passou a acrescentar datas, locais e nomes e ficou surpreso: “Foi incrível. Quase que imediatamente Smart Matches e Record Matches começaram a pipocar aqui e ali”, relembra Maayan.

A árvore cresceu muito e agora já tem quase 2400 nomes. E eles descobriram coisas incríveis sobre a família.

Por exemplo, a família da esposa de Maor vem do Uzbequistão. E eles tinham certeza que não conseguiriam encontrar informações sobre ela no site. Mas quando Maor encontrou coincidências com uma outra árvore genealógica no site, seu sogro ficou estupefacto. Eles encontraram coincidências automáticas com uma outra árvore super completa, com extensa pesquisa e inúmeras fotos, cobrindo várias décadas.

Uma outra surpresa interessante está relacionada com a família da esposa de Maayan. A família encontrou ligações diretas com Shlomo Ganzfried, um rabino e autor bastante famoso do século XIX. Eles ficaram muito orgulhosos das suas raízes, mas não sabiam muito bem como prosseguir nas pesquisas.

“Eu sabia que ao encontrar alguém meio famoso na família, as chances de ir mais além aumentariam consideravelmente”, ponderava Maayan. “Eu acrescentei todas as informações possíveis fornecidas pela família e eu acabei encontrando uma ligação com Rashi. A família toda ficou em êxtase. Ninguém podia acreditar que MyHeritage tinha permitido que nós fizéssemos uma descoberta como esta. Eu não sou um genealogista, mas MyHeritage facilita demais a vida da gente.”

Além do trabalho em uma verdadeira família, os irmãos valorizam muito a contribuição que a empresa faz na vida das pessoas. “O MyHeritage é tão diferente das outras empresas onde eu já trabalhei”, comenta Maor. “Eu realmente acredito que nós estamos dando algo especial aos nossos usuários. A cada mudança na codificação do software é um impacto na vida de muita gente. Eu jamais vou esquecer de um usuário que adora tanto o Family Tree Builder e que veio até nós com um buquê de flores na mão, para agradecer a todos aqueles que desenvolveram o software que ele tanto gosta”.

Toda a família tem muito orgulho do trabalho dos irmãos Maor e Maayan. Alguns deles trabalham assiduamente na árvore de família, contribuindo com fotos e documentos, sempre que podem. E os irmãos sempre mostram as funções novas da página, bem como as notícias do nosso blog para toda a família, para contar as novidades ou para mostrar o orgulho que sentem quando MyHeritage aparece na mídia.

“Nossa família toda é parte da grande família MyHeritage”, finaliza Maor.

Deixar um comentário

O e-mail será mantido em sigilo e não será mostrado