Brincadeiras antigas para ensinar seus filhos e netos no Dia das Crianças!

Brincadeiras antigas para ensinar seus filhos e netos no Dia das Crianças!

Hoje, dia 12 de outubro, é comemorado o Dia das Crianças em todo o Brasil. Porém, com a quantidade de brinquedos que as crianças têm hoje em dia, creio que mais importante que lhes dar mais uma boneca, ou carrinho, ou joguinho, que vai ficar encostado em algum canto, depois de pouquíssimos dias, é dar o seu tempo para brincar com os pequenos.

E para ajudar nisso, elaboramos uma pequena lista de brincadeiras que fizeram parte da nossa infância e que seus filhos e netos adorarão! Esta lista foi baseada em um artigo da revista Crescer.

Desejamos a vocês muita diversão e muito tempo em família (aproveitem para tirar muitas fotos!) neste dia!

Amarelinha

O nome vem do francês Marelle e, por adaptação popular, acabou confundido com amarelo, ganhando, posteriormente, o sufixo do diminutivo. Pular amarelinha é muito fácil: tira-se na sorte quem vai começar. Cada jogador, então, joga uma pedrinha, inicialmente na casa de número 1, devendo acertá-la em seus limites. Em seguida pula, em um pé só nas casas isoladas e com os dois pés nas casas duplas, evitando a que contém a pedrinha. Chegando ao céu, pisa com os dois pés e retorna pulando da mesma forma até as casas 2-3, de onde o jogador precisa apanhar a pedrinha do chão, sem perder o equilíbrio, e pular de volta ao ponto de partida. Não cometendo erros, joga a pedrinha na casa 2 e sucessivas, repetindo todo processo. Sabiam que esta brincadeira já era ensinada em Roma?

Elefantinho colorido

Esta é uma brincadeira excelente para ensinar as cores aos mais jovens (ou até mesmo, para ensinar as cores em uma língua estrangeira, como por exemplo, que tal ensinar algumas palavrinhas na língua do seu antepassado? Foi assim que aprendi as cores em alemão, quando pequena). O adulto é o comandante inicial, fica no centro e diz a frase: “Elefantinho colorido”, as crianças respondem: “Que cor?”. O adulto escolhe então uma cor e as crianças têm que correr para tocar algum objeto que tenha a cor escolhida, enquanto o adulto sai correndo para tentar pegar alguma criança que ainda não tenha tocado na cor solicitada. Quanto mais longe os objetos com a cor solicitada, mas emocionante fica a brincadeira! E o primeiro a ser pego torna-se o próximo comandante.

Elástico

Amarre as pontas do elástico. Dois participantes serão os apoios do elástico. Distantes cerca de um 1,5m, as crianças encaixam o elástico na altura dos tornozelos e abrem as pernas de maneira que se forme um retângulo paralelo ao chão. As crianças que ficam de fora alternam os pulos para o lado de dentro, fora e sobre o elástico sem enroscar os pés. Quando terminar a sequência, o elástico sobe um nível e vai para a altura dos joelhos, depois para as coxas e quadris. Normalmente é preciso dar uma corrigida no nível do elástico por causa da diferença de altura entre as crianças. Quando um dos participantes erra é a vez de outro jogador começar a sua sequência. As coreografias dos pulos variam tanto quanto a criatividade e a energia dos participantes permitirem.

Dança da cadeira

Imagem: Criatividadeelazer.blogspot

Imagem: Criatividadeelazer.blogspot

Esta é uma ótima brincadeira para brincar com vários netos de uma vez só e incluir os adultos também 😉 Colocam-se várias cadeiras de costas, formando-se um círculo, ou um retângulo. Deve-se ter sempre uma cadeira a menos do que o número de participantes. Agora, é só escolher a música para acompanhar a diversão. Os participantes devem andar em volta das cadeiras e prestar muita atenção. Quando a música parar de tocar, cada um deve procurar rapidamente um lugar para sentar. Quem ficar em pé, sai da brincadeira e uma cadeira é retirada, até ficarem apenas 2 participantes e uma cadeira. Ganha quem for a última pessoa a se sentar em uma cadeira.

Divirtam-se!