13    ago 20142 Comentários

Nova diretoria do IHGGI para o biênio 2014/16

No ultimo dia 18, durante cerimônia realizada na Câmara Municipal de Itapetininga, assumiu a direção do IHGGI – Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Itapetininga um grupo de confrades dispostos a realizar ações que darão novo vigor à instituição.  A proposta da nova diretoria é incentivar a pesquisa e a publicação de temas relacionados à história, à geografia e a genealogia.

Confraria durante a cerimônia de posse

Segundo o presidente empossado, Helio Rubens de Arruda e Miranda, o IHGGI tem por fim precípuo promover o estudo e a divulgação da História, da Geografia e da Genealogia e de suas ciências afins, bem como a realização de pesquisas, pareceres e informes técnicos relativos à recuperação, conservação, preservação dos bens históricos, arquitetônicos, geográficos, culturais e artísticos relacionados à Itapetininga e região. “Queremos aproveitar toda a força adquirida pelo IHGGI nos seus nove anos de vida para dar um novo impulso à entidade e assim contribuir mais ainda para a cultura de Itapetininga e Região”, afirmou.

Apresentada pelo confrade professor Jefferson Biajone, a cerimônia de posse dos novos dirigentes incluiu também a posse solene dos novos confrades e confreiras e homenagens a pessoas ilustres da cidade.

Assumiram como novos membros a professora Maria do Rosário Porto Silveira, ocupando a cadeira 25, tendo como patrono Virgílio da Silveira;  o agitador cultural Angelo Ricchetti , com acadeira 33, cujo patrono é Joaquim Aleixo Machado);  o engenheiro e advogado Pedro Israel Novaes de Almeida, que recebeu a cadeira de número 41, tendo como patrono Amador Leonel; o empresário Reinaldo Nalesso, com a cadeira 44, cuja patrona é Maria Barreto de Oliveira (Vó Lica); o empresário Giovanni Ferrari, com a cadeira 54, cujo patrono é Abrão Sacco;, e o professor Antonio da Silva Andrade, ocupando a cadeira 22,  patrono Menotti Del Picchia. O Sr. Plinio Carvalho foi diplomado como Membro Correspondente. Como membros honorários foram diplomados o tenente Edomar Wiedtheuper e a professora Lucia Vieira de Moraes, que recebeu uma verdadeira ovação quando seu nome foi anunciado.

Alguns membros do IHGGI

O ex-presidente Carlos Henrique Salem Caggiano, não podendo estar presente por motivo relevante, fez-se representar pela sua vice-presidente, a confreira Silvânia Santos Melo Franco, que leu um resumo das atividades desenvolvidas nos dois últimos anos pelo IHGGI. Falou em nome da instituição o confrade José de Almeida Ribeiro.
A cerimônia foi abrilhantada pela presença do Tiro de Guerra de Itapetininga.A Banda Municipal Edil Lisboa, sob a regência do maestro Luiz Antonio Prestes Rolim, tocou o Hino Nacional e o Hino de Itapetininga.

Nova diretoria
Ficou assim constituída a nova diretoria do IHGGI para o biênio 2014/2016: Presidente: Helio Rubens de Arruda e Miranda; Vice-presidente: Silvania Santos Melo Franco; 1º secretário: Lucas Adriano Ravacci; 2º secretário: José Luiz Nogueira; 1º tesoureiro: Sergio Majewski; 2º tesoureiro: Afrânio Franco de Oliveira Mello; Orador: Roberto Lima de Lara; Conselho:  Carlos Henrique Salem Caggiano; Dirceu Campos; Noêmia Conceição Marini; Teotônio Affonso Pereira Junior e Waldomiro Benedicto de Carvalho.

Destaques culturais
Falando já como presidente, o jornalista Helio Rubens fez questão de fazer dois destaques de importantes personalidades da cultura itapetiningana: Celso Valio e Jacob Bazarian. “O itapetiningano Celso Valio foi um advogado brilhante, um homem de enorme cultura, um idealista e um intelectual que merece ser reverenciado como autor do melhor texto de Itapetininga, declarou, dando destaque também ao patrono da cadeira que ele ocupa no IHGGI, o professor, filósofo, jornalista e escritor Jacob Bazarian. O presidente lembrou que a sua convivência com o mestre “foi sempre enriquecedora, mercê de sua competência, de seu idealismo e da grandeza com que, praticamente sem nenhum ganho financeiro, dedicou-se à causa pública de Itapetininga, do Brasil, da Armênia, sua terra natal, e do mundo”.

Metas
Em seu discurso de posse o novo presidente do IHGGI propôs-se a realizar alguns projetos pelos quais prometeu lutar: a) eventos culturais que valorizem a pesquisa e o estudo da história, da geografia e da genealogia de Itapetininga;  b) criação de ‘produtos próprios’ pelo IHGGI, que são estudos realizados em conjunto pelos confrades e confreiras; c) ações em conjunto com organizações profissionais e culturais da cidade, do tipo da ‘Noite Tropeira’ e o ‘Prêmio Mérito Itapetiningano do Ano’ realizados com sucesso no ao passado; d) realização de palestras culturais mensais; e) lutar pela aprovação de projetos próprios junto aos órgãos de apoio cultural; f)implantar em Itapetininga da ‘Casa da Solidariedade’, um órgão público dedicado a organizar a sociedade civil que ofereça apoio logístico e estratégico para todas as ONGs da cidade; e g) criar em Itapetininga uma Lei municipal – tipo LINC – Lei de Incentivo à Cultura, que promova e valorize novos talentos culturais.

Desejamos muito sucesso à nova diretoria!

Comentários (2) Trackbacks (0)
  1. Ótima a sua reportagem, Karen.
    Parabéns
    Abraços
    Afrânio Franco de Oliveira Mello
  2. Parabéns pessoal, sucesso.

    GenealogiaRS
    www.genealogiars.com

Deixe um comentário

Enviar

Deixe um comentário
Insire um nome
Por favor introduza um endereço de email

Sem trackbacks

Sobre nós  |  Privacidade  |  Diga a um amigo  |  Suporte  |  Mapa do site
Copyright © 2014 MyHeritage Ltd., Todos os direitos reservados